Últimas Novidades

Eventos

Abertas as inscrições para o curso gratuito de História da Arte
Eventos

Abertas as inscrições para o curso gratuito de História da Arte

O Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) Floripa lança o segundo módulo do curso gratuito de História da Arte – Do Moderno ao Contemporâneo, em Florianópolis.  A próxima aula ocorrerá no dia 1º de agosto, das 8h45 às 12h, na Roka Ideias e Objetos, no Centro da Capital.  O encontro é aberto ao público em geral, com foco nos profissionais de arquitetura, decoração, design, artes e jornalistas do segmento.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Performances, Vídeo-instalação, Arte Conceitual, Expressionismo Abstrato, Pop Art e Tropicália são alguns dos campos artísticos que serão abordados na segunda aula, dia 1º de agosto, na Capital. Projeto é ministrado pela educadora Carolina Votto.

Obra de Louise Bourgeois, uma das artistas que retratam o período que será explorado pela educadora Carolina Votto.

Ancorado na temática ‘Do Moderno ao Contemporâneo’, o projeto aborda diferentes vertentes do cenário artístico, sob o comando da educadora Carolina Votto, Mestre em Artes Visuais (Teoria e História da Arte) e professora da UFSC. Nesta segunda aula, que será realizada no dia 1º de agosto, na Roka Ideias e Objetos (Rua Almirante Lamego, 1.455, Centro), destaque para a Arte Moderna, Pós-moderna e Contemporânea.

“Neste bloco vamos estudar os principais campos da arte que modificaram as relações artístico-estéticas a partir da metade do século 20, conhecendo os artistas e movimentos que produziram a síntese de linguagens nas artes – ou seja, a pintura, escultura, desenho, gravura. Vamos ver a transição da obra no espaço e no corpo, gerando assim, novas possibilidades na interação entre artista, obra e espectador”, explica a professora.

Obra de Louise Bourgeois, uma das artistas que retratam o período que será explorado pela educadora Carolina Votto.

Vale lembrar que cada módulo do curso é independente. O público pode participar de todas as aulas ou daquela que tiver maior interesse. O bloco 3 trará ‘O início do século XXI com as Ressonâncias entre Arte, Arquitetura e Tecnologia’ e, por fim, o bloco 4, destacará a ‘Estética e Arte Contemporânea’. As próximas datas serão definidas em breve, mas toda a programação da agenda pode ser acompanhada nas redes sociais do NCD Floripa.

Movimentos e artistas em pauta

Neste segundo módulo, Carolina pretende explorar Performances, Vídeo-instalação, Arte Conceitual, Fluxus, Nova Objetividade Brasileira, Expressionismo Abstrato, Pop Art, Op Arte, Arte Cinética, Novo Realismo e Tropicália, entre outros campos. Segundo a educadora, esses movimentos se caracterizam pela profunda transformação do entendimento entre arte e vida.

Os principais artistas abordados neste bloco transitam nos movimentos artísticos a partir da década de 1940 e são: Marta Minujín, Maria Martins,Yoko Ono, Joseph Kosuth, Sol LeWitt, Marina Abramović, Ana Mendieta, Yves Klein, Joseph-Beuys, Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Lourdes Castro, Rachel Whiteread, Andy Warhol, Jackson Pollock, Lygia Clark, Allan Kaprow, Tomie Otake, Robert Rauschenberg, John Cage, Carolee Schneemann, George Maciunas, Léa Lublin, Nancy Grossmann, Cindy Sherman, Louise Bourgeois, Anselm Kieffer, Milton Machado.

“Investir em ações como esta, que geram e disseminam conteúdo relevante para a cadeia da decoração, é uma das missões da nossa gestão à frente do NCD Floripa”, pontua Marcia Maurano, atual diretora da Regional. 

SERVIÇO

Curso de História da Arte – Do Moderno ao Contemporâneo

Tema: Arte Moderna, Pós-Moderna, Contemporânea

Quando: 1 de agosto (quinta-feira), das 8h45 às 12h

Onde: Roka Ideias e Objetos – Rua Almirante Lamego, 1.455, Centro, Florianópolis

Inscrições gratuitas: LINK

Publicações Relacionadas