Últimas Novidades

22 ago 2019

Projetos

Amplo e Funcional
Projetos

Amplo e Funcional

Uma planta com espaço agradável para projetar. Assim foi a execução deste apartamento em Florianópolis: em 150m², as arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz, do Espaço do Traço Arquitetura, aproveitaram o repertório arquitetônicos de peso para compor ambientes que transitam entre os estilos contemporâneo e clássico. Acolhedora e grandiosa, a residência recepciona a todos com sua conexão de espaços e surpreende pela imponência dos elementos, que garantem sofisticação em todo o projeto de interiores.

Embora detalhes clássicos apareçam resgatando outras épocas, o conceito do living é orientado pela atemporalidade, e revela a imponência solicitada pelo casal de clientes. No móvel da TV, por exemplo, as luzes são indiretas, e apresentam um leque de variações: se você quer mais conforto para assistir a filmes e séries, é possível acender apenas as lâmpadas que ficam atrás do painel. Os nichos também podem ser destacados com iluminação própria.

A sala de jantar aparece conectada ao living e destaca a amplitude típica do estilo contemporâneo de compor. Já o flerte com o conceito mais clássico ficou a cargo da luminária Crown, da Santa Rita, que remete a um candelabro. Como espaço é palavra de ordem nos interiores, a escolha da mesa sem as cadeiras nas pontas otimizou ainda mais o décor, proporcionando conforto visual pela leveza da composição.

 

Foto: Lio Simas
Foto: Lio Simas

O arranjo leve e desprendido entra em cena no cantinho com bar, onde móveis soltos nortearam a criação. Os móveis se realçam na cozinha de base de cores neutras. Em evidência, também está a divisão entre o cômodo e a área de serviço, resolvida a partir de uma marcenaria vazada, que contrasta com os tons frios. Buscando seguir a tendência clean do décor, a ilha dispõe de apenas dois lugares.  Compondo o espaço gourmet, temos todo o aconchego e irreverência da varanda, brilhando no projeto de interiores pela presença de elementos industriais, como o banco com madeira de demolição, por exemplo. 

O corredor de acesso aos quartos serviu de home office e apresenta uma decoração imbatível. De um lado, o armário espelhado amplia e garante funcionalidade, do outro, as caixinhas, com fotos da família, criam uma espécie de galeria que inspira sentimentalismo e acolhimento.   

Sem fugir da pegada clássica, que o casal de clientes adora, a suíte master é marcada por um arranjo mais clean, com elementos contemporâneos que suavizam o décor. É o caso dos adornos que enfeitam a marcenaria e flertam com os pés metálicos das cômodas.

O banheiro segue na pegada contemporânea-clássica da suíte master, com o Mármore Paraná colocando o projeto no mapa das composições super atuais. 

A cama ao estilo Montessori já era dos clientes, mas foi pintada e encaixou perfeitamente no quarto provençal da filha pequena.  A ludicidade dos nichos em forma de casinha encanta quem quer que passe, assim como o caráter multifuncional da escrivaninha, que também faz vez de penteadeira.

Com a ludicidade reinando, o quartinho do filho é um ambiente pra lá de especial. Ao passo que o papel de parede de mapa-múndi é iluminado com luzes indiretas, suavizando as noites de sono da criança, o painel envolve a cama e unifica o móvel. A brincadeira com cores e formas geométricas mostra a personalidade já marcante do menino, ao mesmo tempo em que dá vida ao ambiente. No banheiro, a alusão a peças de lego segue proporcionando um clima descontraído.

 

 

Publicações Relacionadas