Últimas Novidades

Projetos

Atemporal
Projetos

Atemporal

Livre de modismos e com uma pegada clássica, este lar recebeu um projeto de interiores que se mantém atual com o passar do tempo, e oferece aos moradores ambientes sofisticados, versáteis e de muito bom gosto.

Não é difícil encontrar placas e adesivos com os dizeres “coisas boas acontecem” em carros e estabelecimentos comerciais. A frase encaixa-se perfeitamente em um momento marcante da concepção do projeto de interiores deste apartamento em Criciúma. Remonta à primeira reunião da arquiteta Ana Paula Ronchi com os proprietários – um casal com uma filha adulta. A ideia inicial era reformar um outro apartamento da família, mas “apareceu este imóvel novo, de frente para uma das principais praças da cidade, e que poderia abrigar um projeto que atendesse a todas as necessidades e desejos dos moradores”, lembra Ana Paula.

Ainda assim, foi preciso modificar boa parte da planta original. Afinal, a ideia era ter ambientes amplos, totalmente integrados para estimular o convívio familiar – como a cozinha gourmet. A integração com a varanda intensificou a amplitude da área social, dentro de um layout que valoriza a funcionalidade. Mesmo com todas as modificações e predominância de móveis, revestimentos e objetos novos, a arquiteta utilizou peças clássicas que a família já possuía, bem como obras de arte e itens adquiridos à época do casamento. Essa mescla valoriza a história dos moradores e ressalta a atmosfera personalizada do lar.

Quanto à composição, o pedido era que fosse um projeto atemporal, livre de modismos e que tivesse uma pegada clássica. Houve ainda um grande investimento em tecnologia e automação residencial. Piso aquecido, assentos sanitários com controle de temperatura e cabine de banho são parte desses diferenciais. “A inspiração é sempre o modo de vida de quem vai vivenciar os espaços, e seu estilo de vida demandava soluções de alto nível”, complementa a profissional.

PONTOS-CHAVE
• A sala tem móveis com estilo clássico que conferem essa pegada nobre no ambiente. As peças foram harmonizadas ao lustre e obras de arte que já pertenciam à família.
• Em contrapartida, os móveis sob medida têm um design mais clean, e ganharam um ar garboso com a madeira.
• O móvel do home recebeu revestimento em Nanoglass que dá mais brilho à composição. A estrutura tem ainda uma lareira de proporções generosas – que recebeu mármore Nero Marquina do Empório A Artemag.
• Com a total modificação do layout original, houve uma completa integração do living com a sacada. A cozinha gourmet foi também conectada à sala, remanejando a cozinha e a área de serviço para dar amplitude ao living.

Um dos lugares mais utilizados do apartamento é a cozinha gourmet – equipada com churrasqueira, adega, cervejeira e cristaleira. O local recebeu Granito Preto Absoluto, Mármore Nero Marquina e Silestone, todos fornecidos pelo Empório A Artemag. Destaque também para o louceiro, que torna tudo mais prático e versátil. A sala de jantar tem um painel de madeira composto para valorizar um quadro que a família já tinha. A mesa é clássica, com cadeiras e lustres de cristais seguindo essa linha. O nicho todo espelhado enaltece os objetos decorativos e, na lateral, um louceiro espelhado camuflado na parede oferece mais funcionalidade.

Foram anexados três quartos para fazer a suíte master. O ambiente tem criados-mudos e recamier com um teor bem clássico, com uma parede toda espelhada com acabamento bisotê. Essa aura compõe com o lustre de bronze e cristais – que já era da família. O closet foi executado mesclando portas de espelho, vidro milk e laca. Há ali um espaço para maquiagem que se integra à área da banheira da Novelline fornecida pelo Empório A Artemag. O banheiro ganhou imponência com o porcelanato que simula mármore. A cabine de banho – também fornecida pela Artemag – dá um toque todo especial à composição.

DETALHANDO
1. O hall de entrada tem uma grande tela viva com mármore de Ônix branco que valoriza o décor. É um material atemporal e nobre, escolhido por sintetizar o alto nível que o apartamento apresenta em seu projeto de interiores.
2. No lavabo, a presença de Pietrafina iluminada é o grande destaque. Nas paredes, um revestimento que imita um papel de parede envidraçado confere charme ao local.
3. Junto à cozinha gourmet, Ana Paula Ronchi criou um ambiente de apoio. O local conta com mesa redonda e poltronas refinadas, atuando como ambiente de estar e recebendo refeições rápidas – o que torna mais práticos os encontros com amigos e familiares.
4. Puro luxo! O closet da suíte master sintetiza todo o requinte e sofisticação do lar. Afinal, recebeu acabamentos variados que se harmonizam em grande estilo.

Projeto: Ana Paula Ronchi ::: Fotos: Ronald T. Pimentel

Publicações Relacionadas