Últimas Novidades

18 mar 2019

Entrevista

Atuação dinâmica
Apesar da ênfase em projetos residenciais, Marcos conta que o escritório atua em larga escala em projetos comerciais e corporativos e pretende intensificar essa presença. "Temos trabalhos do tipo realizados em setores como alimentação, saúde, internet, advocacia, entre outros. Todos agradam tanto aos nossos clientes quanto aos clientes deles", complementa.
Entrevista

Atuação dinâmica

O designer Marcos Vargas tem uma trajetória marcada pela expansão de horizontes, destacando suas experiências em projetos de interiores residenciais, comerciais e design de produto.

Apesar da ênfase em projetos residenciais, Marcos conta que o escritório atua em larga escala em projetos comerciais e corporativos e pretende intensificar essa presença. “Temos trabalhos do tipo realizados em setores como alimentação, saúde, internet, advocacia, entre outros. Todos agradam tanto aos nossos clientes quanto aos clientes deles”, complementa.

Se evoluir fosse um vício, o designer Marcos Vargas estaria totalmente acometido por ele. Afinal, sua busca por ampliar conhecimentos é acima da média – algo que remete inclusive ao início da própria vida profissional.

Natural de Criciúma, começou trabalhando em uma franquia de móveis planejados. Aprendeu tudo sobre mobiliário na prática, e colecionava livros e revistas dedicadas ao tema. Estudava-os diariamente, complementando com cursos especializados. Quando surgiu a oportunidade de entrar na faculdade, não pensou duas vezes e prestou vestibular para Design. “Aí, eu me envolvi bastante com pesquisa. Não fazia nada sem um profundo embasamento”, diz.

A universidade ressaltou o desejo de Marcos por expansão. Como a sorte favorece a mente bem preparada, aproveitou um convite da empresa para a qual trabalhava e foi morar em Florianópolis. Na capital, tratou de fazer contatos e conhecer fornecedores e clientes – já de olho na criação do próprio escritório. Entre as primeiras oportunidades, surgiu a chance de desenvolver vitrines. Rapidamente, vieram pedidos para compor projetos residenciais. Em pouco tempo, abriu a Marcos Vargas Design + Interiores em sociedade com Ezequiel Feltrin, chefiando hoje uma equipe com arquitetos, técnicos e designers.

Dentro desse contexto, o profissional sempre manteve uma admiração especial pela Escola Bauhaus e a frase “A forma segue a função”. “É uma síntese do que eu acredito sobre forma e conteúdo, pois o design deve estar diretamente relacionado ao bem-estar, conforto, funcionalidade, usabilidade e estética”, afirma. Ele aplica esses conceitos em cada produto que concebe, desde cortinas a móveis, o que inclui até mesmo o planejamento de produção, pensando em meios de produzir gerando o mínimo de descarte e desperdício.

A esse conhecimento técnico, Marcos quer adicionar e realçar habilidades de liderança. Por isso, vai cursar uma pós-graduação em gestão. Outra especialização almejada é dentro do setor de projetos comerciais do ramo alimentício. “Quero atingir resultados com um nível cada vez melhor e mais alto”, explica o designer, que tem orgulho em jamais deixar de ser um eterno aprendiz.

Fotografia: Ronald T. Pimentel

Publicações Relacionadas