Últimas Novidades

Arquitetura

Espaço do Jornalista tem contraste entre tradição e contemporaneidade
Foto: Rafael Ribeiro/divulgação
Arquitetura

Espaço do Jornalista tem contraste entre tradição e contemporaneidade

Arquitetos assinam o ambiente da mostra em Florianópolis, que ocorre entre 15 de setembro e 27 de outubro no Pátio Milano

Foto: Rafael Ribeiro/divulgação

Em edição da CASACOR Florianópolis 2019 ganhou um ambiente dedicado à imprensa, o Espaço do Jornalista, assinado pelos arquitetos Chara Kokowise e Lucas Vitorino. Com a premissa de criar um escritório com mesa de trabalho e também espaço de entrevistas descontraído, os profissionais trabalharam contrastes na elaboração do projeto de modo a valorizar e criar destaques.

Nuances de tonalidades escuras envolvem a sala de modo a realçar a estante protagonista, que se acende ao fundo. Linhas racionais vestem o escritório em contraponto ao desenho sinuoso dos móveis de designers brasileiros harmonizando a composição formal.

Foto: Rafael Ribeiro/divulgação

Atentos a uma das características mais dominantes dos jornalistas, a paixão pelos livros, os arquitetos destacam a estante de aletas desenhada por eles exclusivamente para a mostra. As aletas giradas em 45° com prateleiras em acrílico transparente com a iluminação de tubo led da Lampluz ocultas pelo tecido South Beach da Unilux, apresentam a atmosfera que se revela conforme o visitante entra na sala, mostrando os livros e elementos decorativos com leveza e transparência. A iluminação difusa valoriza a volumetria da estante.

“A satisfação em ver e sentir o espaço pronto, exatamente do jeito que planejamos, em tão pouco tempo, é incrível. O fato de estarmos debutando na mostra CASACOR torna esta experiência ainda mais especial, chegamos cheios de folego e continuamos assim”, comemora a arquiteta Chara Kokowise.

Foto: Rafael Ribeiro/divulgação

Elementos seletos e precisos traduzem a simplicidade e funcionalidade do Espaço do Jornalista, que se relaciona com a nostalgia de objetos clássicos e tradicionais da comunicação, a fim de resgatar momentos, memórias e inspirações. Um jardim foi criado na parte externa do ambiente, proporcionando contato com a natureza através do muxarabi vazado.

Peças de veludo foram selecionadas para dar requinte ao espaço de entrevistas unidas a peças de madeira. Na parede ao fundo, quadros com imagens históricas ilustram o cenário das entrevistas. Chara e Lucas selecionaram conquistas importantes que quebraram paradigmas legais e culturais para destacar o contraste de opinião e ideologia instigando a reflexão sobre os tempos de polarização que vivemos.

Foto: Rafael Ribeiro/divulgação

No mobiliário, são expostas peças de designers brasileiros renomados. O espaço de entrevistas apresenta mobiliários assinados por Bruno Faucz (sofá mistral e mesa de centro tríade), Emerson Borges (poltrona Virtus) e Fabricio Roncca (luminária Equinócio). Para compor a mesa de porcelanato, da Officina Portobello, assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake, foram escolhidas cadeiras wave pretas com trama em fibra natural desenhadas pelo Studio Saccaro, assim como o Aparador Duo, que abriga copos e bebidas para dar suporte aos usuários do escritório.

O Espaço do Jornalista – Sala de imprensa é aberto para uso coletivo e isto torna o ambiente ainda mais especial para Lucas Vitorino. “O desafio de projetar este espaço de apenas 26m² teve como uma das premissas atrair o público sem apelar para recursos de ‘espetáculo’ (chamar atenção por chamar atenção), uma filosofia que levamos a sério no nosso trabalho. Para nós, um bom projeto é resultado de um bom desenho, que atenda o programa exigido nas questões funcionais e sentimentais do cliente, que vê no nosso trabalho como a realização do sonho de uma vida”.

Publicações Relacionadas