A mais fria das estações nos convida ao reencontro perto do calor das lareiras. Com o início do inverno, chega a hora de escolher a peça certa, que una tecnologia, beleza e sustentabilidade, para compor o seu décor, espantar as baixas temperaturas e aproveitar a aura acolhedora que só as lareiras são capazes de proporcionar

A sensação agradável de aquecer-se em frente à lareira em uma noite fria, com uma xícara de chocolate quente ou uma taça de vinho nas mãos, é um dos prazeres do inverno. Essa cena nos transporta a tempos mais simples, quando o mais importante era a boa conversa e a troca de experiência — e não há lugar melhor para aproximar-se nessa época do ano do que perto do calor do fogo.
Quem deseja criar um cenário aconchegante como esse em casa deve ficar atento à variedade de lareiras e levar alguns pontos em consideração na hora de escolher o modelo para o seu projeto, como o tipo de combustão, a pegada ecológica e as características do ambiente que receberá a peça.

Engana-se quem pensa que lareiras são antiquadas. Os modelos atuais valorizam traços elegantes com design sofisticado e agregam charme ao décor. A lareira fire pit é uma delas. Discreta e funcional, a peça é inserida em uma base, que possibilita explorar diferentes tipos de materiais na decoração, como mármore e madeira.
Para tornar a lareira protagonista do ambiente, a fire pit pode ser incorporada a uma estrutura de pedra natural, criando uma composição que rouba a cena e esbanja requinte. Já os modelos tradicionais, com combustão a lenha, são naturalmente marcantes: eles destacam-se pelo design clássico, trazendo para o décor uma atmosfera de campo, e pelo uso da madeira, que aquece o ambiente no inverno com as suas tonalidades quentes.

Seguindo a premissa de um consumo consciente e em sintonia com o meio ambiente, a escolha por uma lareira ecológica, que não cause impacto ambiental, é o caminho a seguir. As lareiras a etanol, por exemplo, não utilizam lenha, não emitem cheiro nem fumaça e não precisam de manutenção nos componentes internos, já que dispensam o uso da madeira usando um combustível renovável. As versões ecológicas são as únicas que podem ser usadas em ambientes internos sem a coifa de respiro ou ventilação cruzada — por isso, são ideais para apartamentos.
Para quem busca praticidade, as lareiras portáteis cumprem a função de aquecer os ambientes com a vantagem de ocuparem menos espaço, já que têm tamanho reduzido em comparação às tradicionais. Sinônimos de versatilidade, elas podem ser usadas em diferentes lugares, até mesmo em viagens, pois dispensam instalação. No entanto, não é só pela funcionalidade que esse modelo se destaca: por conta da proposta, o design das lareiras portáteis tende a ser minimalista e sofisticado – traço que, por si só, já faz valer a pena o investimento.
Veja modelos de lareiras que, além de aquecer, agregam estilo ao décor:
Publicações Relacionadas
Uma ode ao movimento
Mistura refinada
Um refúgio repleto de requinte
Decor Lagom na CASACOR Paraná
Fique Conectado
Arquitetura
Ode à Ilha
Diante da brisa do Atlântico, o apartamento explora as nuances da cidade em uma proposta que une afetividade, peças de…
Grandes nomes da arquitetura e design catarinenses estão na final do Concurso Técnico NCD
O Núcleo Catarinense de Decoração divulgou os finalistas estaduais da 4ª edição do Concurso Técnico NCD 2019. Mais de 400…
Última semana da CASACOR/SC terá Special Sale
Todos os mobiliários e objetos de design que fazem parte dos ambientes da CASACOR/SC estão com descontos na mostra em…
Design
Premiado designer Jader Almeida apresenta o sofá AIR
Sempre em busca da racionalidade, simplicidade e geometria em sua forma mais pura com uma estética atemporal – o designer…
Lareiras para aquecer com estilo
A mais fria das estações nos convida ao reencontro perto do calor das lareiras. Com o início do inverno, chega…
Design sustentável e biodegradável
Cheer Project utiliza folhas de pinheiro para criar peças 100% biodegradáveis.