Últimas Novidades

Décor

O conforto como guia
Foto: Alexandre Zelinski
Décor

O conforto como guia

Seja qual for o estilo, cores, formas ou funções, móveis e objetos decorativos precisam oferecer conforto – visual e funcional. Entram em cena inúmeros materiais que atendem a essa proposta. São tantas as opções que o desafio é deixá-las harmônicas no décor. Levamos então as arquitetas Francine Faraco e Patrícia Aggens Tafas na Mellie móveis para indicar soluções que encantam pelo aconchego e sofisticação.

Foto: Alexandre Zelinski

O debate sobre conforto, beleza e funcionalidade é por vezes reacendido com o lançamento de peças que se destacam por um desses quesitos em detrimento dos outros. Afinal, nem todos os produtos conseguem enaltecer cada um dos pontos. Outra questão é o fato de serem critérios subjetivos – o que é belo, confortável ou funcional para uns, pode não ser para outros, o que amplia as discussões.

Foto: Alexandre Zelinski

É um tema que, na decoração de interiores, leva à personalização. Assim, os ambientes terão elementos que serão agradáveis a quem os vivencia, dentro de seus gostos, necessidades e expectativas. Mas, para que essa tarefa seja cumprida de maneira satisfatória, é fundamental a presença de um profissional que entenda o projeto como um todo, e que esteja atento a novidades, tendências e peças já consagradas. Por isso, convidamos as arquitetas Francine Faraco e Patrícia Aggens Tafas para ir na Mellie Móveis, de Itapema, selecionar produtos que sejam destaque no quesito conforto – sem deixar de lado o alto padrão estético e a versatilidade. Elas encontraram opções que transcendem essa proposta; são símbolo de harmonia, estimulando a permanência e transformando espaços em verdadeiros refúgios. As próximas páginas mostram como chegar a esse patamar.

Foto: Alexandre Zelinski

Como uma arquiteta especializada em Conforto e Tecnologia nos Ambientes, Francine Faraco jamais deixa de lado esse quesito. Dessa maneira, peças como este sofá curvo estão sempre no seu radar. Afinal, integra o espaço e promove a interação entre as pessoas, tornando o décor mais intimista. Além do aconchego, destaque para a tonalidade, que remete ao “all white” – tendência vista na decoração e na moda, duas áreas intimamente conectadas. “Assisti ao desfile da nova coleção da Carolina Herrera e a aposta do branco, do total white, surgiu com força até na passarela”, destaca Francine.

Conforto multifuncional

Fã de peças que são verdadeiros curingas, Francine Faraco investe na versatilidade. Um belo exemplo é a mesa bistrô, que leva aconchego tanto para espaços de contemplação com vista para o mar quanto para ambientes de estar compactos em suítes. O design da base remete ao lazer e descontração, compondo com as banquetas de design marcante e delicado. A composição dos tecidos deu charme às peças, e o assento giratório leva funcionalidade. Em áreas com dimensões mais generosas, Francine destaca a mesa com base geométrica que cria um elegante contraponto com a cadeira de encosto arredondado. “É um conjunto refinado, moderno e que exalta o conforto”, diz Francine, enaltecendo a composição atemporal.

Foto: Alexandre Zelinski

O aconchego em sua essência

Francine Faraco costuma ser bem diversificada em seus projetos. Mas, quando recebe carta branca, aposta nas pinceladas do clássico. O móvel destas páginas encaixa-se nessa proposta. Pode, inclusive, ser inserido também em um contexto contemporâneo, atuando como toque final. A arquiteta selecionou a peça pelo alto padrão estético, charme e conforto, além de ativar memórias afetivas. “Um ambiente não pode ser apenas lindo, pois deve passar sensações, e esse divã faz isso”. Assim, o clássico traz consigo um profundo conforto, que se destaca também pela elegância e funcionalidade.

Foto: Alexandre Zelinski

Tão importante quanto combinar peças com harmonia é saber colocar algumas delas em contraponto, inseridas em um contexto equilibrado e agradável visualmente. Nesta composição, a arquiteta Patrícia Aggens Tafas atendeu a ambas as vertentes e concebeu um ambiente aconchegante e agradável. A poltrona arredondada em veludo verde esmeralda e base em ferro preto fosco criam um elegante contraponto com o buffet em madeira e pés dourados que contornam todo o móvel. Suas linhas retas contrastadas com a curva da base inferior das portas encantou a profissional, que destaca ainda os vasos de murano e as taças de cristal.

Proposta convidativa

Criar ambientes agradáveis e receptivos é uma das especialidades de Patrícia Aggens. Nos espaços sociais, é fundamental ter composições que encantem não apenas os moradores, mas também seus convidados. Então, entra em cena um décor elegante e funcional, como na página ao lado. A mesa em laca off white com dourado é moderna, e combina também com espaços mais clássicos. As poltronas proporcionam um ar de conforto, classe e despojamento para o espaço. O mesmo glamour também é visto na foto acima. O sofá com chaise do designer Sérgio Batista é perfeito para um espaço de convívio familiar, como home theater, porque une beleza e conforto na medida certa. “É um equilibrado mix entre forma e função”, complementa a arquiteta.

Foto: Alexandre Zelinski

Décor relaxante

Trazer elementos da natureza para a decoração nunca esteve tão em alta. Quando bem pontuados, oferecem uma atmosfera contemporânea bastante elegante e refinada. “A natureza traz aquela sensação de paz e tranquilidade”, afirma Patrícia. A arquiteta gosta de trazer o verde para dentro de casa, com vasos e plantas que remetem ao aconchego. Aqui, ela criou um décor onde a vegetação setoriza o estar, com cores que se harmonizam com os tons das poltronas assinadas pelo designer Ricardo Barddal. A dupla compõe com o puff em capitonê, que serve de apoio e possibilita o descanso dos pés.

Foto: Alexandre Zelinski

FOTO: ALEXANDRE ZELINSKI

Publicações Relacionadas