Os encantos do décor na capital

Florianópolis e região destacam-se pelo alto nível dos projetos de interiores, fruto do talento dos profissionais e de um portfólio de produtos sofisticado, oferecido por empresas conectadas com tendências mundiais.

A capital de Santa Catarina é conhecida em todo o Brasil pelas belezas naturais e qualidade de vida. Diversos rankings colocam a cidade entre aquelas com os mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no país. Um dos mais recentes, inclusive, a deixa no primeiro lugar da região Sul.

Essas benesses fazem com que Florianópolis e os municípios do entorno ganhem relevância em várias áreas. Uma delas é a arquitetura e decoração de interiores. Um time renomado de arquitetos, decoradores e designers de interiores ajudou a construir a boa fama do mercado local. Entre eles, destacam-se os arquitetos Anna Maya e Anderson Schussler. Com décadas de atuação, a dupla é responsável por projetos que revelam bem mais do que a essência da personalidade dos moradores; expõem o talento dos sócios e também a riqueza de produtos disponíveis na região. “Nós nos sentimos privilegiados ao trabalhar aqui, pois sabemos que o que criarmos poderá ser entregue pelas empresas fornecedoras”, ressalta Anna.

Assim, ela e Anderson elaboraram uma seleção especial com sete parceiros que sintetizam esse sentimento. São fornecedores dedicados a elevar o nível de seus portfólios, apresentando tendências e soluções versáteis e requintadas. “Estão no topo de um mercado já marcado pelo alto nível”, complementam os arquitetos.

Móveis fixos podem ser protagonistas na tarefa de colocar a essência dos moradores em cada ambiente.

Tem um peso enorme nos projetos de interiores o mobiliário planejado. Afinal, é um dos grandes responsáveis por definir o layout de um lar. Por isso mesmo, demanda alto grau de personalização, já que responderá também por boa parte do décor. “Não pode ficar com cara de loja”, sintetizam os arquitetos Anna Maya e Anderson Schussler.

Os projetos assinados pela dupla são extremamente customizados. Trazem cores, acabamentos e elementos que tornam cada proposta única, expressando hábitos e necessidades dos moradores. Em visita a lojas como a Formabella de Florianópolis, Anna Maya conta que encontra soluções que auxiliam a imprimir o estilo do cliente no projeto. “Eles têm grande flexibilidade de modulação, em um conjunto encantador de lâminas, texturas e tonalidades”, detalha.

_________________________________________________________

O mobiliário solto está cada vez mais relevante na decoração de interiores, assumindo um papel de protagonismo.

Lares com ambientes da área social integrados há tempos deixaram de ser raridade, tornando-se quase unânimes. Com essa mudança de paradigma, o mobiliário solto ganhou ainda mais importância. Afinal, passou a ter também a função de setorização. Em salas de estar, por exemplo, sofás e poltronas demarcam o local, tendo ainda o auxílio de tapetes e luminárias.

Isso aumenta a relevância do design nesses produtos. O motivo é que estão mais visíveis e precisam ter maior versatilidade, explorando a estética e a funcionalidade. De acordo com os arquitetos Anna Maya e Anderson Schussler, é uma boa opção nesse sentido lançar mão de peças assinadas por renomados estúdios de design. “Ainda assim, deve-se tomar cuidado na quantidade de peças selecionadas, para não perder a harmonia no décor”, detalha Anna.

Para Anna Maya e Anderson Schussler, uma das vantagens da Studio Ambientes é poder resolver a decoração de diversos ambientes em um único lugar. “Em salas de estar, por exemplo, posso encontrar na loja todos os móveis necessários, o que colabora na criação de uma unidade visual harmônica”, diz Anna.

Móveis do tipo a arquiteta conta que encontra na Studio Ambientes, de Florianópolis. O relacionamento dela com a loja é de longa data, e também por essa razão explora outras possibilidades com a empresa – principalmente no que diz respeito à personalização. “Lá, eu posso deixar a criatividade aflorar, concebendo produtos com tamanhos customizados, escolhendo também os tecidos e cores mais adequados ao projeto”, explica.

Poder escolher as dimensões desejadas é fundamental em composições de fato sofisticadas e de alto nível. Os olhares apurados dos profissionais fazem surgir móveis com proporções ideais, a ponto de otimizar o uso dos ambientes onde estão inseridos. Enaltecidas as potencialidades dos espaços, os moradores percebem o impacto positivo do trabalho da dupla.

Outro elemento essencial nesse contexto é o tapete. As inúmeras possibilidades de personalização fazem dessa peça um curinga na decoração, resultando em criações exclusivas. “Gosto muito dos tapetes em chenile, e podemos também selecionar outros materiais refinados e aconchegantes”, complementa Anna.

Páginas: 1 2 3 4