Equilíbrio nos projetos e no dia a dia

As arquitetas Rosane Casas e Janaína Lamim estabeleceram uma dinâmica de trabalho que resulta em composições repletas de harmonia.

Janaína e Rosane contam que usam com frequência o estilo contemporâneo pontuado pelo clássico. Dessa maneira, elas conseguem criar espaços refinados, com versatilidade e elegância. “Ao fazer esse mix, podemos colocar o perfil dos moradores nos ambientes com muita qualidade”, complementa Janaína.

Por mais diferentes que sejam as trajetórias das arquitetas Rosane Casas e Janaína Lamim até chegar à universidade, foi lá que tiveram o primeiro contato – que se tornou fundamental para hoje serem sócias da Labor Arquitetura, sediada em Itajaí. Foram colegas de turma em algumas disciplinas, o que já foi suficiente para enxergarem o potencial de cada uma, analisando habilidades tanto técnicas quanto conceituais.

A criatividade era um delas. De tão presente no perfil de Janaína, por exemplo, estava no topo da lista de motivos que a fez escolher arquitetura. É algo que se manifestava desde a infância, quando transformava o próprio quarto em laboratório; trocava móveis de lugar, selecionava objetos decorativos e criava novas composições com o que tinha à mão. Não demorou para que, no curso superior, encontrasse estágios mais focados em interiores.

Com Rosane, a história foi diferente. Ela já era formada em nutrição e atuava na área por anos quando decidiu dedicar-se a uma paixão ainda maior: arquitetura. Trabalhava em clínicas e tinha o próprio consultório, mas chegou um momento em que aquilo não a satisfazia mais. “Eu dizia para mim mesma que não poderia morrer sem ser arquiteta”, diverte-se Rosane ao lembrar do caso.

Antes mesmo de se formar, já fazia alguns trabalhos para amigos e familiares. Ao conquistar o diploma, morou por seis meses nos Estados Unidos, criando seu escritório assim que retornou. Rapidamente, a demanda de trabalho chegou a volumes consideráveis, e ela logo lembrou-se de Janaína para dividir a sociedade.

A afinidade vista na época da faculdade mostrou-se providencial no cotidiano. Elas costumam realizar juntas praticamente todas as etapas dos projetos, desde a concepção à conclusão, o que inclui visitas a lojas e acompanhamento de obras. Nesse contexto, dedicam-se a criar lares que sejam uma extensão da identidade dos moradores, algo que as profissionais expressam na decoração e na arquitetura. Ambas usam seu faro aguçado para traduzir os desejos e necessidades dos proprietários, sendo esse um dos diferenciais da dupla para criar projetos personalizados e que tenham propostas harmônicas. Afinal, equilíbrio sempre foi sua especialidade.

Fotografia: Claus W. ::: Produção: Bontempo de Balneário Camboriú