Mãos à obra o tempo todo

Em intenso ritmo de trabalho, as arquitetas Amábile Campos e Tuani Giacomossi mostram sintonia e dedicação em cada projeto – seja ele arquitetônico ou de interiores.

As obras das arquitetas espalham-se por várias cidades, como Brusque, São João Batista, Nova Trento, Canelinha, Tijucas e Itapema. Hoje, a dupla tem diversos projetos de interiores e arquitetônicos – predominantemente residenciais. “Temos também obras comerciais e em áreas comuns de edifícios”, detalha Tuani.

Não é à toa que as arquitetas Amábile Campos e Tuani Giacomossi preferiram ser fotografadas usando capacetes dentro de uma obra em evolução. Afinal, essas imagens sintetizam seu atual momento: profunda dedicação a diferentes tipos de obras, tanto em projetos arquitetônicos quanto de interiores. “Queremos mostrar que podemos atender a diversas demandas”, ressalta a dupla, que comanda a Art Arquitetura, com unidades em Tijucas e São João Batista.

Esse modus operandi já era visto nas profissionais antes mesmo de chegarem no mercado. Sua determinação na escolha por arquitetura é prova disso. Amábile, por exemplo, foi a primeira da família a trilhar esse caminho, em meio a advogados e profissionais da saúde. Seu desejo era tão intenso que acabou inspirando outros parentes em áreas correlatas.

Logo que se formou, abriu seu primeiro escritório, em São João Batista, focado inicialmente em projetos arquitetônicos. Não demorou para que seu desempenho gerasse comentários positivos e pedidos para que concebesse também os interiores. Ampliou sua área de atuação e a quantidade de clientes, tendo obras em cada vez mais cidades.

Essa maneira holística de atuar chamou a atenção da então universitária Tuani Giacomossi. A própria escolha dela por arquitetura já se deu ao procurar uma carreira com boas oportunidades profissionais. Já na faculdade, em busca de um estágio que englobasse diferentes áreas, entrou em contato com Amábile. A inicial relação chefe/estagiária tornou-se sociedade, instigando a criação de um segundo escritório, desta vez em Tijucas, chamado de Art Arquitetura – hoje, ambos possuem esse nome.

A afinidade entre as sócias é profunda e muito produtiva. Bastante minuciosas, entregam projetos com alto grau de detalhamento, e – em nome de um melhor andamento dos trabalhos – escolhem bem quais tarefas realizar juntas ou separadas. Isso ajuda também nos meios que possuem para captar as necessidades e desejos dos clientes em seus imóveis. Usando referenciais de imagens-chave, por exemplo, conseguem compreender a essência dos moradores e colocá-la no projeto. “Essa dedicação sempre vale a pena, pois resulta em composições que são reflexo da identidade de seus proprietários”, complementa Amábile.

Fotografia: Claus W. ::: Produção: Art Arquitetura