Mudar só para melhor

Com amplas áreas e décor encantador, este apartamento superou as expectativas de um casal que tinha receio em sair de uma casa. Agora, foram cativados pelo duplex que esbanja conforto.

Uma pergunta que resiste aos tempos é a seguinte: morar em casa ou em apartamento? Há os que defendam ferrenhamente um ou outro, enquanto outros ponderam as vantagens e desvantagens de ambas as opções para tomar a decisão. Entre os principais pontos destacados estão as áreas externas e com iluminação natural no caso das casas, enquanto a segurança é enaltecida nos apartamentos.

Análises do tipo foram feitas pelos proprietários deste duplex em Brusque. Antes de escolhê-lo como novo lar, foram intensos os momentos de dúvida, que só acabaram quando foi chamada a arquiteta Cristiane Bértoli. Ela já havia feito a casa deles 15 anos atrás, e tem trabalhado para o casal desde então. A profissional foi inicialmente chamada para avaliar outro apartamento, que não agradava completamente. Quando soube que a cobertura estava disponível, resolveu avaliá-la. A sala tem pé-direito duplo, área íntima bem reservada, mais espaço e um grande terraço – onde poderiam ter a mesma sensação de estar ao ar livre que tinham em casa. “Percebi que ficaram mais animados e demos início aos trabalhos”, complementa Cris.

A inspiração para criar os espaços veio da necessidade dos moradores por ambientes mais sóbrios – porém com vida, práticos e clean. O layout original foi parcialmente mantido. O mezanino transformou-se em closet, enquanto a cozinha ganhou paredes e portas. Já o espaço embaixo da escada e o acesso ao lavabo foi uma consequência dessas mudanças, sendo agora um convidativo estar com uma poltrona Charles Eames.

Com essas alterações, foi possível ter ambientes amplos e bem iluminados, procurando explorar a vista deslumbrante que o edifício oferece. Cris e sua equipe investiram também em tecnologia, presente nas persianas e cortinas motorizadas, bem como no som ambiente dos dois pavimentos. “Outro destaque é a lareira, na qual trabalhamos com o porcelanato Corten em grande formato, o que permitiu um acabamento sem emendas”, lembra a arquiteta.

Projeto: Cristiane Bértoli Arquitetura ::: Fotos: Marcos Sander