Um clássico aconchegante

Com uma proposta confortável e cativante, esta casa esbanja requinte em meio a um layout marcante e megapersonalizado.

Conhecer bem os clientes é uma habilidade essencial para arquitetos, engenheiros, decoradores e designers de interiores. Isso precisa ser intenso logo no primeiro trabalho, para que todos fiquem satisfeitos e já seja firmado um elo profundo – que dará origem a novos projetos. Assim, quando os clientes são de longa data, a parceria permite criar composições cada vez mais autênticas e personalizadas.

Algo semelhante aconteceu com a engenheira civil Silvana Caporal, à frente do escritório que leva o seu nome em Tubarão. Os proprietários desta casa – um casal – já fizeram vários projetos com a profissional, o que facilitou a concepção como um todo. “Tivemos carta branca para fazer o trabalho, desde o arquitetônico até a decoração, respeitando os desejos e sonhos dos moradores”, diz Silvana, que se inspirou nas muitas conversas com os donos do lar, e no que já sabia sobre eles, para criar cada canto.

O trabalho começou na fase mais inicial possível, ou seja, com uma visita ao terreno. Foi então iniciado o projeto arquitetônico da casa, que tem sala comercial no térreo – reservando o pavimento superior para moradia. Esposa e marido queriam espaços amplos, com quarto de hóspedes para receber os netos, tendo ainda uma agradável área de lazer, além de vista da suíte master para o deck e a piscina.

Com pedidos tão específicos e diferenciados, Silvana acredita ser difícil pontuar quais são os destaques deste projeto. “A questão é que cada ambiente tem um porquê. Cada cantinho foi muito bem pensado”, explica a profissional. Entretanto, um dos pontos altos foi colocar na casa o amor pelos pássaros que os moradores possuem. Assim, a cozinha ganhou papel de parede e quadros com desenhos de aves. “Está em fase de execução um viveiro na área externa”, diz.

Projeto: Escritório Silvana Caporal ::: Fotos: Ronald T. Pimentel