Uma casa para amar

A chegada de uma família em Florianópolis aconteceu em alto estilo, com uma residência sofisticada, agradável e repleta de contato com a natureza. O décor exibe uma aura requintada e convidativa, ideal para receber amigos e familiares.

Florianópolis é o tipo de cidade que ainda vai atrair muitas pessoas de grandes metrópoles brasileiras. Foi o que aconteceu com uma família do Sudeste, que contatou o escritório Arte Arquitetura para assessorá-la na busca por um imóvel na capital catarinense. O local escolhido foi uma casa na Lagoa da Conceição, região conhecida pelas belezas naturais. Pesou na busca o contato com a lagoa e a possibilidade de um lar aconchegante, com jardim para as crianças e os cães – com conforto para receber parentes e amigos.

Entretanto, a residência demandou reformas, que duraram dez meses. Durante esse período, foram integrados os ambientes de estar, jantar e cozinha. A escada e hall de entrada passaram por modificações com o intuito de facilitar as circulações e integração. Na área externa, uma área de churrasqueira foi criada para a integração com a piscina, sendo cobertos os pergolados e criados outros para que um grande ambiente de estar externo existisse. “No lado de dentro, o home theater com um telão foi concebido para reunir a família num local bem à vontade”, complementa a arquiteta Tatiana Voigdlener, que assumiu o trabalho com a também arquiteta e sócia Márcia Barbieri. Elas contaram com colaboração das arquitetas Letícia White e Débora Barcelos, respectivamente no mobiliário fixo do térreo e nos móveis das suítes das crianças.

O contato com a natureza, a integração dos espaços, o bem-estar com funcionalidade e conforto foram as diretrizes. Foi aproveitada ao máximo a estrutura existente, fazendo uma integração maior entre os espaços e também com a área externa. Nesse sentido, vieram da antiga moradia dos proprietários o mobiliário solto do ambiente integrado, home e as camas das crianças.

O projeto se manteve praticamente o mesmo desde os primeiros esboços. Alguns itens foram complementados no decorrer da obra, como a maior área coberta no lado externo. Os materiais de revestimento também foram escolhidos junto com os proprietários durante a execução, em conjunto com a arquitetura de interiores.

Projeto: Arte Arquitetura ::: Fotos: Ronald T. Pimentel