Uma nova vida

Este apartamento foi totalmente modificado para ser uma casa de praia aconchegante e longe dos clichês dos imóveis à beira-mar.

Uma reforma geral em um lar com valor sentimental para a família. Assim pode ser sintetizada a intervenção da arquiteta Luisa Grillo neste apartamento em Florianópolis. O local precisava de profundas transformações; o peso de seus 30 anos deixava dúvidas nos proprietários quanto à viabilidade do imóvel em ser seu endereço durante as férias e finais de semana. Porém, o olhar apurado da profissional logo captou todo o potencial do projeto. “Eu sabia que, quebrando algumas paredes e trocando os acabamentos, os espaços ficariam perfeitos”, lembra.

Desafio aceito, era hora de botar a mão na massa. E isso foi feito de corpo e alma. O principal objetivo era aumentar os ambientes de convívio. Dessa forma, foram eliminadas três paredes: uma que existia entre sala e sacada, outra em meio à sala e à cozinha e a última entre cozinha e lavanderia. Com isso, a área social ficou totalmente integrada e muito mais ampla. O mesmo tipo de piso – porcelanato que imita madeira – foi aplicado em todo o apartamento, para que a sensação de amplitude ficasse ainda mais evidente.

A principal e mais notável intervenção foi a retirada da parede e esquadria que fechava a sala com sacada. Afinal, permitiu maior entrada de luz e ventilação natural, dando mais vida e frescor ao lar – tendo ainda melhor visão do mar. “A proposta sempre foi deixar o apartamento com cara de praia, mas sem a ideia clichê do azul marinho e vermelho, porém tendo a presença abundante do branco e madeira”, ressalta Luisa. “Assim, as nuances anis surgem para trazer a referência do mar, mas em um tecido jeans no sofá e listrado nas cadeiras”, complementa a arquiteta.

Projeto: Luisa Grillo Arquitetura e Interiores ::: Fotos: Ronald T. Pimentel