Junto a um décor versátil

Peças que se destacam por serem funcionais e estarem sempre em alta ganham evidência em projetos contemporâneos. Reunimos profissionais renomados para selecionar as suas preferidas.

Difícil existir um elemento decorativo que não possa ser usado com maestria por arquitetos, decoradores e designers de interiores. Afinal, mentes tão treinadas são capazes de compor espaços marcantes com diferentes opções. Entretanto, em busca de projetos contemporâneos cada vez mais personalizados, é preciso maestria e perspicácia para selecionar peças que possam traduzir com perfeição a identidade dos moradores em seus espaços. Sobressaem-se, então, itens refinados, com acabamento de alto nível, materiais nobres e layout encantador. Convidamos os arquitetos Artur Henrique dos Santos e Ana Luísa Reis Panozzo, do escritório Arqtetos, e as designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo, da Maraú Design, para um encontro na Mellie Móveis. Lá, escolheram produtos que veem como peças-chave em criações modernas, atemporais e cativantes – e explicam os porquês.

Praticidade e bom gosto

Salas de jantar imponentes demandam mesas grandiosas. Entretanto, muitas delas precisam ser içadas para dentro dos lares, o que pode causar transtornos. Este modelo evita essa preocupação, já que é componível e traz acabamentos de alto nível. O móvel ganha pontos extras pela estrutura em madeira e metal dourado, com tampo em laca brilho que valoriza o décor.

Os tons off-white deste sofá estão entre as preferências de Artur Henrique dos Santos e Ana Luísa Reis Panozzo. Como adoram trabalhar com nuances claras, a peça torna-se perfeita para criar propostas leves e imponentes. “Temos presenciado o uso de um único sofá para salas de estar e home theaters, o que demanda modelos que se destaquem pela versatilidade”, diz Artur.

Inspiração contemporânea

Projetos nesse estilo precisam de peças com design marcante para resultar em espaços autênticos, que expressem a identidade dos moradores. Sofás imponentes, aconchegantes e com desenho encantador podem ser a chave para conquistar um décor com tal proposta. As designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo citam este modelo como um exemplo. “Os pés discretos fazem com que a peça pareça estar flutuando, o que traz fluidez e leveza para o espaço”, diz Linda.

As profissionais reuniram em um único espaço diversas tendências que encontraram na última edição do Salone del Mobile em Milão. A cor verde das poltronas, seu formato curvo, o uso de veludo e nuances rosas – trazidas pelos muranos na mesa de apoio. Em composições onde os tons claros predominam, especificar peças de cores fortes cria contrapontos cativantes. Ambientes com essa aura ganham um caráter intimista, ideal para conversas reservadas e encontros menores.