Peças para um décor marcante

As arquitetas Adriana Piva e Patricia Furukawa fizeram um tour pela Mellie selecionando móveis e objetos decorativos que estão em alta, destacando-se pelo requinte, funcionalidade e harmonia.

Se fosse possível entrar na mente de um profissional de decoração, veria-se um mundo de pura criação, onde ambientes são criados e recriados equilibrando cores, formas e proporções em uma velocidade impressionante. Afinal, são especialistas em conceber composições harmônicas e cativantes – e mantêm essa habilidade por conta de uma mescla que envolve criatividade, talento, dedicação e a busca por conhecimento. É aí que está parte de seu segredo; arquitetos, decoradores e designers de interiores precisam estar em constante contato com lançamentos e novidades que “alimentem” sua alma perspicaz e inquieta. Conhecendo novas tendências e soluções, são capazes de continuar compondo espaços cada vez mais requintados, personalizados e funcionais. Reunimos, então, as arquitetas Adriana Piva e Patricia Furukawa para um bate-papo na Mellie. Elas selecionaram móveis e objetos decorativos que as inspiram a compor com estilo e autenticidade, dando dicas valiosas e superatuais de decoração. O resultado você confere abaixo.

Neutralidade encantadora

Foi-se o tempo em que ambientes sóbrios eram considerados opacos. Os espaços com décor neutro mostram sua imponência com cores não tão comedidas, revelando acabamentos de alto nível sem perder a harmonia. Nesse sentido, uma base monocromática demanda a especificação de objetos decorativos com cores mais ousadas, para evitar a monotonia. Nesta composição da Mellie, a arquiteta Adriana Piva destaca o imponente sofá contemporâneo, assinado pelo designer Pedro Mendes. Sua sobriedade compõe bem com as almofadas de nuances douradas, cor vista também em diversos outros elementos do décor. “É um móvel versátil o suficiente para ser harmônico mesmo junto a móveis clássicos, como a mesa de centro e os vasos”, afirma a profissional.

A versatilidade dos muranos impressiona a arquiteta Adriana Piva. Na Mellie, ela selecionou vários modelos de vasos feitos com o nobre material para mostrar que podem ser o destaque em composições requintadas. Os espelhos das colunas e aparador valorizam o conjunto, em meio aos vasos que receberam galhos em tonalidades que equilibram o décor.

Mix elegante

Toda a modernidade e sofisticação do acrílico formam a base desta cadeira, que se impõe pelas formas e acabamentos rebuscados. Ela expressa os significados mais fortes de mistura na decoração, pois une o clássico com o contemporâneo. “Sua proposta leve demanda a presença em ambientes mais carregados, pois não vai pesar visualmente, agregando valor com seu design diferenciado”, sugere Adriana.

Adriana Piva é mesmo fã de composições que mesclam diferentes estilos. Aqui, ela destaca o imponente sofá clássico em meio às almofadas com estampas geométricas – uma forte tendência atual, encontrada também em tapetes. As telas com figuras abstratas completam o conjunto rico em harmonia.

Eternos ícones sedutores

No alto de seus 61 anos, a poltrona Charles Eames segue cativando tanto os profissionais de decoração quanto os seus clientes. O design inconfundível da peça é atraente e agrada só de olhar. Ao sentar, tem-se a certeza de que ficará ótima em todo tipo de ambiente. Foi o que aconteceu com uma cliente da arquiteta Patricia Furukawa. “Ela experimentou o modelo que tenho em meu escritório e imediatamente disse que queria para sua casa”, lembra a profissional, em um testemunho de que a Charles Eames é atemporal e surpreendente mesmo após seis décadas.

Mesas laterais são grandes paixões de Patricia. Por isso, vê com bons olhos a evolução na composição dessas peças. Se antes tinham papel meramente funcional, hoje são pensadas para compor com todo o espaço, trazendo variados materiais em sua estrutura e design mais trabalhado. “Apresentam-se também em pares ou trios de diferentes tamanhos”, complementa a arquiteta.

A arquiteta Patricia Furukawa também é fã de sofás neutros, como o modelo mostrado ao lado – obra do designer Pedro Mendes. Seu tom claro predominante inspira a especificação de nuances mais fortes nas paredes, estabelecendo elegantes contrapontos. A peça permite ainda flexibilidade para ousar na decoração como um todo, com elementos de destaque para trazer personalidade ao conjunto.

Uma viagem recente à Europa confirmou o que Patricia já sabia: sofás arredondados e revestidos em veludo estão muito em alta. O desenho ousado deste modelo o torna uma obra de arte no décor. “É um móvel que tem ares de protagonista, que fica ótimo em projetos minimalistas”, explica.

Veja também

Mais Radar Mellie