Últimas Novidades

Arquitetura

Singular e de vanguarda
Arquitetura

Singular e de vanguarda

A arquiteta Roberta Zimmermann tem um grande objetivo: criar lares que façam as pessoas se sentirem mais felizes. À frente de seu escritório boutique, lida com a arquitetura de alto luxo, em meio a um envolvimento intenso com os clientes que a leva a conceber projetos únicos.

Falar com a arquiteta Roberta Zimmermann é fazer um mergulho no universo da arquitetura de interiores de alto luxo, onde o handmade predomina e cada detalhe tem uma história e um conceito diferenciado. Mas engana-se quem vê nesse mundo algum resquício de frieza. Longe disso; sentimentos positivos são os grandes guias de Roberta em todos os processos do trabalho, desde a concepção das ideias à conclusão do projeto. Ao mesmo tempo, são suas motivações e objetivos. “Eu entendi que minha vocação é fazer as pessoas felizes através do meu trabalho, mostrando o que a arquitetura pode fazer além da forma e da função”, complementa.

O único escritório de Santa Catarina convidado a participar da Mostra Artefacto, que segue até março de 2020 em São Paulo, é o de Roberta Zimmermann. O ambiente explora linhas retas e curvas, dentro de um contexto harmônico que equilibra cores e formas com muito estilo.

De fato, um de seus primeiros questionamentos ao começar um projeto é entender como será feliz a família que viverá nele. Ela precisa então fazer uma leitura completa dos moradores, suas rotinas, gostos, necessidades, o que fazem nos finais de semana, se gostam de receber convidados, entre outros. Isso inclui a maneira como se relacionam com os ambientes, como o local preferido para tomar café ou os espaços com mais horas de uso diário. Nesse sentido, Roberta costuma deixar um pouco de seu estilo no ambiente. “Mulheres utilizam muito o closet e o banheiro para se arrumarem, então eu enalteço esses ambientes nos projetos”, explica. Outro exemplo citado por ela é com relação às refeições. Tais momentos devem ser valorizados, sendo situados em locais especiais – aproveitando uma eventual bela vista do mar, por exemplo.

Grandiosa e impecável, esta sala de jantar é puro estilo. Com mesa de madeira autobrilho e cadeiras em veludo, torna o ambiente ainda mais rebuscado. O lustre escolhido mescla referências clássicas e contemporâneas, conferindo um ar refinado ao décor. Integrando a sala de jantar com a cozinha, está a grande porta de correr toda revestida com pergaminho. Já o pórtico abriga uma cristaleira falsa através das portas, que se abrem por um simples toque. Elegante e de muito bom gosto, o frontão da lareira em aço inox e cobre faz uma bela composição no ambiente.

Esse método tem dado bons resultados. É comum ouvir feedbacks de quem a contrata a respeito de estarem mais contentes com suas casas e apartamentos após as intervenções de Roberta. Por essa razão, a arquiteta acumula dúzias de clientes reincidentes, que já fizeram com ela cinco ou seis imóveis, e presencia a ascensão pessoal de cada um deles. “Eu me sinto gratificada por fazer parte disso tudo, pois fico cercada de boas energias, já que estamos falando da vida de seres humanos”. Como tem uma carreira com um tempo considerável – 15 anos – já assina também alguns projetos dos filhos dos clientes. Seu envolvimento é tão intenso que não seria exagero dizer que já faz parte dessas famílias.

Conexões densas

A profunda ligação com as pessoas da casa está presente na vida da arquiteta desde o primeiro projeto. Foi quando ainda estudava arquitetura em Blumenau, sua cidade natal, e buscava a independência financeira. Com a ajuda dos pais, comprou um espaço na mostra Bordeaux, famosa na época, e desenvolveu seu ambiente em parceria com uma colega da faculdade. O evento acontecia em um casarão da família Karsten, cujo patriarca havia falecido recentemente. Roberta fez pesquisas sobre sua vida, descobriu a paixão dele por vinhos e decidiu dedicar o espaço ao homem – criando uma adega batizada com seu nome. O ambiente cativou os visitantes, e dali surgiram as primeiras oportunidades. “Uma senhora nos contratou para fazer o quarto da filha, que nos levou a conceber a cozinha da amiga, indicando para outra amiga que fez a sala, e assim não parou mais”, detalha a profissional. E não parou mesmo; Roberta sequer fez pausas após os nascimentos das duas filhas, e, como boa workaholic, trabalha até mesmo quando viaja.

De frente para o mar, este apartamento na Praia Brava em Balneário Camboriú foi executado para ser funcional e exaltar as peças exclusivas. A sala de estar foi recheada com quadros do artista catarinense Juarez Machado, dando vida ao espaço. Ao lado, fica “O cantinho do dono da casa”, como foi chamada a mistura de bar, churrasqueira, adega e balcão refrigerado, formando uma “Praça gourmet” com carinha de bar. Na foto abaixo, sala de jantar ao fundo com destaque para a tela do artista Cafundá. No mesmo ambiente, a mesa de jantar e cadeiras todas em laca preta projetadas pelo escritório com exclusividade.

As viagens, aliás, ela encara como uma pós-graduação. O motivo é que são também ótimos momentos de inspiração. Afinal, os roteiros que segue estão conectados com oportunidades de vivenciar a arquitetura e o design em seu mais alto nível. É comum ir em restaurantes cujos projetos são assinados por Joseph Dirand, famoso arquiteto de Paris, bem como hospedar-se em hotéis projetados por Kelly Westler, renomada designer americana. Roberta faz questão de estar em contato com imóveis do tipo para manter-se em sintonia com o padrão que escolheu para a sua atuação no mercado, comandando o que chama de escritório-boutique. É como a alta costura, na qual tudo é feito sob medida para cada cliente, mesclando as tendências internacionais mais relevantes com a identidade de quem a contrata. Tudo é tão personalizado que surgem croquis feitos à mão, mostrando o desenho de sofás, aparadores e poltronas, por exemplo.


Puro requinte! O hall de entrada do apartamento em laca cinza, com painel no mesmo tom dá harmonia ao conjunto. O espelho com moldura clássica une-se às poltronas em veludo para deixar o ambiente ainda mais elegante. Imponente e garboso, o quarto recebeu a mesma madeira da sala (macassar). O grande charme ficou por conta dos painéis de camurça, onde placas assimétricas revestem as duas paredes principais.

Atuação diferenciada

Nesse sentido, é preciso antecipar-se a novidades. A arquiteta vive pesquisando os mercados mais badalados em busca de novos movimentos que ainda estão em gestação. Quando o uso de boiseries se popularizou no Brasil, Roberta já utilizava há anos – e depois deixou de lado tal recurso por então considerá-lo obsoleto. O mesmo aconteceu com as lâminas de macassar. “Eu quero e preciso fazer o que ninguém fez. É o que me interessa”, resume.

No mesmo apartamento, detalhe do home theater que foi integrado ao “cantinho gourmet”, criado com fundo ônix iluminado – dando charme e elegância ao ambiente.
Os móveis feitos sob medida em madeira macassar autobrilho fazem composição com as peças soltas, como a poltrona verde petróleo, chamando atenção pela versatilidade.

A atuação intensa não se limita ao processo criativo. Estende-se a todas as etapas que envolvem a execução dos projetos; cada fase tem a presença da profissional, que faz questão de envolver-se a fundo no andamento dos trabalhos. Mesmo com uma equipe de dez colaboradores, ela acredita que esse modus operandi é essencial para o êxito conquistado pelo escritório, situado em Florianópolis. “Não dá para relaxar, pois uma vez que se chega ao topo, o mais difícil é manter-se lá”, complementa.

Uma de suas atitudes para isso é fazer da hora da entrega da obra um momento mágico. Há uma verdadeira cerimônia, na qual o lar é todo preparado para receber seus proprietários. Aplica-se um home spray com uma fragrância especial no ar, no gelo, flores enaltecendo os espaços – tudo com um fotógrafo registrando cada momento. Nas últimas semanas antes desse dia, sugere-se aos moradores que evitem entrar na residência – exatamente para que haja uma boa surpresa na hora de ver tudo pronto. As reações são sempre as mais agradáveis, e Roberta e sua equipe encantam-se ao ouvir confissões dos clientes de que aquele está sendo um dos melhores dias de suas vidas. É também o dia preferido da arquiteta, que transformou sua carreira em um meio de realizar sonhos.

Fotos: Fernando Willadino/divulgação

Publicações Relacionadas