Últimas Novidades

16 set 2019

Projetos

Um moderno neoclássico
Projetos

Um moderno neoclássico

Ambas as vertentes foram harmonizadas neste projeto de interiores. Os estilos criam uma unidade visual marcada pela versatilidade, requinte e sofisticação – em meio a elementos refinados.

A designer de interiores Vivianny Constantino e as arquitetas Bianca Ribeiro e Elizabeth Isidoro – a Beth –, da IRC Arquitetura, já estão acostumadas a transformar apartamentos vazios em verdadeiras obras de arte. Não foi diferente neste lar situado em Florianópolis. É onde mora um casal de jovens médicos, que se apaixonou pelo talento do escritório ao visitar um local projetado pelas sócias. Marido e esposa adquiriram então a morada no mesmo edifício e contrataram as profissionais. “Logo percebemos estilo requintado deles”, diz Vivianny.

Como a ideia era executar um ambiente integrado, que pudesse receber muitas pessoas de forma aconchegante e sofisticada, foi necessário realizar algumas alterações no layout. Algumas paredes da cozinha foram removidas a fim de ampliar a integração com o living. Houve ainda o fechamento da sacada, retirando então a porta de acesso à mesma. “Deslocamos cerca de 20 centímetros as paredes que fazem a divisa do living e jantar com os quartos, com o intuito de ampliar essa área para melhorar circulação”, lembra Bianca. A porta entre serviço e churrasqueira foi retirada e seu vão ampliado, liberando espaço para colocar uma cuba que serve à churrasqueira.

A proposta era criar um ambiente neoclássico com toques de modernidade. Dessa maneira, toda a composição se destaca pelo charme e funcionalidade. Elementos em pedras também chamam a atenção, como o detalhe do painel da TV em Batlo ônix, a bancada da cozinha em Neolith e o fundo da lareira em Nero Marquina. “O projeto de gesso bem elaborado com iluminação pontual passa uma sensação agradável para todos os espaços”, diz Beth.

O hall de entrada já expressa bem o conceito do apartamento, utilizando tons claros e a presença pontual do dourado. Os detalhes em boiseries enaltecem o neoclássico, enquanto o biombo vazado separa o living do hall fazendo divisão visual dos espaços.

Pontos-chave
• O painel de TV em laca emoldurado pelo revestimento batlo ônix faz uma perfeita composição com o apoio para a biolareira. A marcenaria em laca offwhite mantém a composição do estilo.
• A parede do living segue como uma continuação do hall de entrada, com os mesmos detalhes em boiseries. O sofá mantém a composição elegante de todo o espaço.
• Todos os projetos da IRC Arquitetura têm os proprietários como a maior inspiração. Neste apartamento, o bom gosto do moradores levou à criação de uma proposta luxuosa, repleta de elementos de alto nível.

Símbolo de requinte, as banquetas da ilha possuem pé dourado e assento em tricô off-white. O móvel da cristaleira foi projetado em laca com desenho geométrico nas portas superiores, enquanto a parte inferior foi totalmente revestida em espelho.

Projeto: Isidoro, Ribeiro & Constantino – IRC Arquitetura ::: Fotos: Ronald T. Pimentel

Publicações Relacionadas