Últimas Novidades

04 jul 2020

DECORAÇÃO

14 composições de mesa para ceias de Natal e Réveillon
DECORAÇÃO

14 composições de mesa para ceias de Natal e Réveillon

05A mesa posta estimula a troca e torna ainda mais especiais os momentos em família. Para o natal e o Réveillon, o que não faltam são opções charmosas que compõem com estilo a sua ceia.

Lugar de encontro, troca e sintonia, a mesa é onde a afetividade se manifesta na sua forma mais genuína. Das comidas preparadas com carinho ao vinho que aguça o paladar, tudo que envolve esse universo desperta os sentidos e propicia o cenário perfeito para o convívio. Para tornar esses momentos ainda mais marcantes, a arte da mesa posta surge como a cereja do bolo, especialmente nas ceias de Natal e Réveillon, que reúnem a família e os amigos para celebrar a vida.

Para Janine, mais do que qualquer regra, o que importa é o gosto e a intenção na hora de botar a mesa: “Elaborar uma mesa é mostrar amor aos seus convidados. Por isso, acredito que a mesa posta seja algo sagrado dentro de casa, pois usamos para tudo, do café da manhã ao jantar. E não há nada mais especial do que isso”. (Foto: Ronald T. Pimentel)

Anfitriã apaixonada pelo bem receber, a consultora de etiqueta e mesa posta Janine Antunes cria composições que são pura inspiração. Suas criações passeiam com leveza entre o clássico e o contemporâneo, em propostas que exploram louças, talheres, prataria e arranjos de maneira sofisticada, ainda mais nas festas de fim de ano.

Para inspirar você a compor mesas para as ceias, selecionamos as composições da mostra Mesa do Bem, uma ação beneficente organizada pela Mellie Móveis, de Itapema, e criações da especialista Janine Antunes.

Inspire-se com 14 estilos de mesa posta para as festas de final de ano

Clássico e atemporal

Para a ceia de Natal, a especialista opta pelo estilo tradicional e atemporal. “As cores que dominam a decoração nesta época, como vermelho, dourado e verde, devem ser exploradas da toalha de mesa aos arranjos. Como são associadas à data, as nuances criam naturalmente o clima natalino que a celebração exige”, explica Janine. As estampas temáticas, com figuras que representam o Natal, são excelentes para guardanapos e acessórios menores e mais fáceis de guardar: “As peças que têm símbolos são usadas apenas uma vez por ano. Todos os outros dias, não saem do armário, ocupando um espaço que poderia armazenar outros itens. Por isso, as louças brancas e neutras são mais indicadas”. Adornos como sinos, bolas e laços também podem fazer parte dos arranjos, pois levam à mesa a atmosfera da data.

Foto: Ronald T. Pimentel

Para brilhar

Na ceia de Ano Novo, a paleta de cores fica mais leve, com tons claros e metalizados. “As louças brancas combinam muito com a ocasião e podem ser contrastadas com talheres dourados com estilo rococó, por exemplo, em propostas mais clássicas”, explica Janine. O branco, o ouro e o prata aparecem nos arranjos com toques de brilho, que são a cara do Réveillon, assim como jogos americanos ou toalhas com renda.

Foto: Ronald T. Pimentel

Prata com toques de verde

“A minha inspiração veio das mesas de Natal da minha família. A minha mãe é especialista em mesa posta. Nós tínhamos o hábito de arrumar todos os dias a mesa, mas a composição mais especial era para a ceia de Natal. Para a minha mesa, eu escolhi tons de verde e prata. Ela é mais clean, mais jovem. É um arranjo leve, que eu faria na minha casa”.
– Aline Ritzmann para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Charme do tradicional

“A minha referência foi a minha casa. Eu sou extremamente tradicional na composição das mesas, que estão sempre expostas. Montar a mesa com carinho mostra para os convidados que você se preocupou, que você quer que eles se sintam acolhidos. Então, eu tiro um tempo e componho com capricho, para que todos possam desfrutar de uma boa comida, uma boa bebida e um bom papo”.
– Maria Ituarte para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Tons leves para o novo ano

“Eu resolvi criar uma mesa para Réveillon com nuances claras: tons de branco e prata, evidenciando em alguns detalhes o dourado. Criei uma composição que eu faria na minha própria casa, para os meus visitantes, colocando o amor em cada detalhe. Bem receber é pensar no convidado, fazer com que ele se sinta bem, preparar a mesa e sentir no seu coração que ele será bem recebido”.
– Dai Polano para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Preto e dourado

“Bem receber é receber com o coração, com o amor. Não importa se a mesa será muito simples ou muito sofisticada, mas sempre com muito amor. Por isso, a minha inspiração foram os meus convidados, especialmente as minhas amigas. Lembrei do perfil e dos gostos de cada uma a medida que escolhi os objetos. Fiz uma mesa tanto para o Natal quanto para o Ano Novo, com dourado, prata, preto e aparadores em branco. As cores eu escolhi pensando no que elas remetem. Para mim, o dourado é o ouro, a beleza e a riqueza da vinda do salvador, que é Jesus. O prata lembra o bem-estar, a cor que acolhe. Já o preto representa os momentos difíceis que passamos durante o ano. Por fim, o branco, que simboliza a busca pela paz”.
– Cássia Silva para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Sofisticação do design italiano

“Sempre fui apaixonada por Gianni Versace. Eu me identifico com ele e admiro muito a sua obra, seu cérebro divino, esse legado que ele deixou para a humanidade. Acredito que ele congrega muita beleza e sofisticação. Quando vi a louça da Versace, a escolha foi natural. Obviamente eu não poderia ter escolhido outra. Gosto muito do luxo e do brilho. Está no meu DNA. Por isso, a minha inspiração veio do ouro, que tem uma energia maravilhosa e que conspira a favor da gente”.
– Cleusa Ranzi para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Clean e elegante

“A minha criação foi para o Natal, pensando no dia 25, que está próximo. A mesa é clean, elegante, com poucas peças para deixar todos à vontade. Escolhi o dourado para os pratos, porque a data merece essa cor e essa energia. As taças são pretas para criar um contraste com as tonalidades neutras da mesa. Eu amei, porque bem receber é ter carinho. É amor. Cada detalhe importa, da louça à posição dos convidados”.
– Luciana Piccoli para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Inspiração que vem das flores

“Pensei em algo mais primaveril. Uma combinação de cores muito vibrantes com cores mais neutras. O elemento principal da minha mesa é a louça, depois as taças e os complementos. Fiz uma harmonização de taças rosas com taças cinzas, que combinam com o tampo da mesa. Usei ouro, prata e madrepérola para criar uma atmosfera para o bem receber, que é aconchego e amor. É dedicar tudo que tem de mais bonito aos seus convidados, sem aquela história de guardar para uma ocasião especial”.
– Fabiana Schaefer para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

“Fiz uma mesa bem leve e romântica, com tons de branco, prata e dourado. O Natal inspira amor, doçura e pureza. Por isso, ornei somente com flores, orquídeas brancas e rosas, e escolhi sousplat transparente e prataria. Para mim, bem receber é alegria. É ser grata. Independentemente do que for servir, o mais importante é o carinho e o amor que a gente dá para as pessoas nesse momento”.
– Zizi Flor para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Estética tropical

“Eu busquei tendências em uma viagem recente que fiz para o Rio de Janeiro. Criei uma mesa leve, tropical, com muita brasilidade, como o coco e o cupuaçu, que estão presentes nos arranjos, no bolo e nos doces que despertam os outros sentidos. Eu organizo o Natal na minha casa, então me inspirei nessa tradição, no bem receber que, para mim, é o acolhimento, a contemplação das pessoas e do carinho”.
Thalyta Ern para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Para curtir com as amigas

“Eu escolhi os tons de rosa e verde, que remetem ao verão. É uma mesa muito linda para um almoço ou brunch com as amigas. Optei por taças lisas para destacar as cores dos arranjos. Aqui, a minha ideia de bem receber é deixar os convidados à vontade, como se eles estivessem na própria casa”.
Luciane Guardini Melo para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Preto, branco e uma dose de amor

“A proposta da minha mesa é o bem receber. Então, eu fiz o que eu faço na minha casa. Primeiro, uma dose de amor, muito amor. Eu gosto de preparar a mesa e as comidinhas para esperar os meus convidados. Na minha idade, eu não deixo a vida passar pela janela. Preparo a minha casa, a minha mesa e as minhas louças sempre com alegria no rosto para receber os meus convidados. Aqui, fiz a mesa preto e branco com filetes dourados porque eu gostei das louças mais simples e elegantes”.
– Lila Nazar para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Lúdico para as crianças

“Como eu tenho filho pequeno, escolhi algo bem lúdico, com soldadinhos de chumbo. A proposta ficou bem com a temática do Natal, com taças vermelhas e brancas em uma composição muito bonita. A ideia foi preparar tudo com muito carinho, pensando nas pessoas que escolhi receber em casa”.
– Glaucia Raboch para Mesa do Bem

Foto: Dee House/divulgação

Publicações Relacionadas