A leveza do ser, por Studium Saut Arte & Interiores
Para que a vida seja mais leve, o jovem casal e seus dois filhos se desfizeram da antiga casa para abrir as portas do novo lar — um cenário que combina funcionalidade, iluminação solar e ambientes que prezam pela naturalidade.
Em um de seus livros mais famosos, o escritor Milan Kundera escreve: “(…) o que na verdade almejamos é a leveza da liberdade”. A leveza do ser é o que guia o romance do filósofo, que discorre sobre ela e a maneira como flutuamos ao senti-la, como se fôssemos parte do ar. Para o projeto em Brusque, a inspiração vem do desejo de se sentir suave, pertencente, acolhido. Desde a primeira conversa, as profissionais do Studium Saut instigaram a família — o casal e seus dois filhos — a imaginar quais os sentimentos que almejavam despertar na nova casa.

Para dar o novo passo, os moradores se desprenderam do lar que não cumpria mais com as suas necessidades, já que os filhos estavam crescendo e precisavam de mais espaço. A ampliação dos ambientes foi uma das premissas de Arianne e Flávia para o apartamento, assim como cumprir com os desejos por claridade, naturalidade e funcionalidade. Assim, a área social foi toda reestruturada, recebendo um teto de madeira em toda a sua extensão e um painel que remete à inigualável beleza das dunas naturais com fluidez, movimento e tonalidades autênticas.

Para que a família desfrute dos bons momentos da vida, tonalidades que trazem calma e sofisticação deram vida à área social. O painel da televisão possui ripas assimétricas que criam uma volumetria diferenciada, resultando em uma estética fluida que remete às dunas naturais.

Abraçando todos os componentes, o sofá Box, uma das geniais criações de Jader Almeida, convida ao descanso no amplo living. Outro item de destaque é a estante planejada, cuja composição foi inspirada na arte dos origamis. Além de abrigar artesanatos brasileiros e cestarias, o móvel emoldura o cenário com requinte e traços suaves.

PONTOS-CHAVE:
• Valorizada pelo sol que invade as grandiosas janelas, a sala de jantar foi conectada ao living e possui atributos atemporais, tecidos macios e móveis com design orgânico.

• Instigando o olhar através das linhas contínuas, as cadeiras Bone, de Jader Almeida, reúnem atributos artesanais com tecnologia de ponta. Para os jantares, os elementos foram compostos com a extensa mesa, que expressa leveza por meio da fina espessura.
• A madeira, que cerca a área social, alia-se a tapetes e plantas para deixar os espaços mais expressivos e aconchegantes, assim como as cortinas sobrepostas às persianas.

Em um lar, todos os ambientes são repletos de significado. Neste projeto não é diferente: cada canto assume um papel primordial para o bem viver da família. Para a copa, lugar que os moradores mais usam, a proposta recebeu cadeiras em couro e uma espaçosa louçaria com vidro boreal quadratta.

O elemento se conecta à estante com nichos e acabamentos foscos, agregando elegância e unicidade. Em Corian, a bancada possui cervejeira e frigobar embutidos, além de uma bandeja esculpida assinada pelo escritório.

Um canto para repousar. Com poltrona giratória em sarja branca e almofada em couro para complementar, o espaço aconchegante é setorizado por um biombo com aletas pivotantes. Adicionando toques de frescor na cartela neutra, as plantas na área social incentivam o contato da família com a vegetação.

Destacando-se no jantar, as cadeiras de Jader Almeida foram executadas em três cores distintas — adicionando ainda mais originalidade à peça assinada.

Planejada com cuidado e objetividade, a cozinha recebeu elementos que aliam funcionalidade e beleza. Rodeada de painéis ripados e retângulos que formam a marcenaria, o ambiente possui eletrodomésticos camuflados que deixam a estética clean.

O verde despojado e o porcelanato Carrara adicionam descontração e sutileza à narrativa, enquanto o amplo nicho irá abrigar os livros de receitas e outros itens de coleção da família.

Com design inovador, a suíte master recebeu uma estante com estética escultural. Suspenso, o item setoriza o dormitório do closet e enaltece o refinamento do ambiente de descanso.

O rebaixo do gesso e suas pontas arredondadas deixam a composição mais leve e lúdica, assim como o estofado que se estende até o teto. Para arrematar, a mesa de cabeceira, a luminária pendente e os tons de azul, bege e verde agregam harmonia e inspiram a introspecção.

Urbana e jovial, a suíte do filho mais velho traz descontração — com tons de grafite e linhas modernas. A movelaria planejada, assinada pelo escritório, otimiza o ambiente integrando mesa de estudos, estante e prateleira. A cabeceira com design arredondado adiciona autenticidade e aconchego, enquanto a luminária pendente reafirma a proposta despojada.


DETALHANDO
1. Paradisíaco, o banheiro do casal possui gavetas em madeira ripada e puxadores ornamentais. O móvel aéreo, com estrutura metálica dourada, reflete os espelhos que trazem amplitude ao cenário.

2. As paredes e o teto do lavabo foram revestidos com um papel de parede que remete à estética da madeira em formato hexagonal. O ambiente teve a sua bancada esculpida em Corian e estruturas de ferro para abrigar a toalha e os itens decorativos. A iluminação indireta também foi resgatada, proporcionando intimismo e luxuosidade.

3. Altamente detalhada, a marcenaria é a grande protagonista do home office: com portas ripadas e tom de verde, o componente possui estantes e amplo espaço para a decoração — e também para a produção dos proprietários, claro.

Publicações Relacionadas
À beira d’água, por Blasi Bahia
Belas artes
Fique Conectado

Arquitetura
Mosaicos, as obras das musas
“Um coração em cacos, depois que cicatriza, vira o mosaico mais lindo que já vi”, versa o poeta contemporâneo paulista…
Oásis em casa: salas de banho para relaxar
O expediente acabou e, depois de um dia longo e cansativo de trabalho, o desejo é chegar em casa e…
Memória com Paulo Mendes da Rocha
Provocativas, a literatura e a filosofia nos fazem encarar a efemeridade da vida. “Nunca somos. Sempre estamos”, diz Chico Buarque…
Design
De volta à era das pedras naturais
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente esculpi até libertá-lo”. A frase do pintor, escultor, poeta e arquiteto…
Invasão italiana
A arte pulsa nas veias do povo italiano. Pelas mãos de Leonardo Da Vinci, nasceu Mona Lisa; da mente de…
De bar em bar
Salute! Prosit! Tim, tim! Lugar de celebrar a vida, encontrar os amigos e apreciar bons drinks, o bar é mais…