Últimas Novidades

24 jun 2021

PROJETOS

Aconchego familiar
Foto: Grasi Mohr
PROJETOS

Aconchego familiar

Pensada para um casal e duas filhas, a proposta deste apartamento em Chapecó é delineada por ares leves, aura de casa e uma tríade de premissas que levam o projeto à excelência.

Foto: Grasi Mohr

Para conceber o segundo projeto para os clientes de Chapecó, a equipe multidisciplinar da Up Arquitetura tinha como premissa atingir as três palavras-chave: leveza, amplitude e funcionalidade. Como se tratava de um apartamento e uma grande família — o casal de empresários, uma filha de 16 anos e outra de 10 —, o objetivo era adotar o aconchego de um lar com a identidade impressa de cada morador.

Foto: Grasi Mohr

Com cerca de 460 metros para criar, os profissionais tiveram facilidade em reconhecer as principais necessidades dos clientes e mesclaram estilos para chegar no tão sonhado resultado, já que o proprietário é ligado em tecnologia e minimalismo, enquanto sua esposa gosta do estilo clássico. Assim, o apartamento é construído com um mix de elementos onde o acolhimento guia a composição do pano de fundo que abraça o cotidiano com sofisticação, liberdade e praticidade.

Foto: Grasi Mohr

Com uma planta que abriu um leque de possibilidades, o projeto já surpreende na entrada. O hall de entrada recebe os visitantes com a sensação de se estar em uma caixa de madeira, com a leveza permeando o espaço de integração das salas do apartamento.

Foto: Grasi Mohr

Para que a composição não ficasse pesada, o grande living foi separado em duas salas: um home theater e uma sala íntima. Para apreciar a sétima arte, a composição do home theater conta com uma painel laqueado off white com luminárias Katana. O elemento também recebeu espelhos ao seu redor, que imprimem uma sensação de continuidade do forro do ambiente. Seguindo a identidade dos clientes, a proposta clara reina no espaço social ao lado de bons toques terrosos e elementos em preto distribuídos pontualmente.

PONTOS-CHAVE

• O pórtico de madeira percorre a extensão do home theater até a sala da lareira, criando unidade visual e uma atmosfera de aconchego.

Foto: Grasi Mohr

• Eleito para revestir e embelezar, o revestimento em Dekton é o protagonista do ambiente. Com veios expressivos e tonalidades que dialogam com a paleta de cores do espaço, o componente se destaca com imponência.

• A iluminação é um fator de peso neste projeto e ganhou atenção privilegiada dos arquitetos. No espaço de lazer, a arandela Antique, a iluminação de led no pórtico de madeira e o nicho iluminado fortalecem a estética proposta.

Foto: Grasi Mohr

• O quadro e o sofá com linhas curvas formam o cantinho perfeito para ler um bom livro ao lado da lareira em dias frios de inverno.

Foto: Grasi Mohr

Uma mesa de jantar de peso e cadeiras de design assinado são os responsáveis pelo conforto predominante da sala de jantar. Sem ponteiras, os traços orgânicos da mesa casam com as bordas curvas das cadeiras Aspen, transmitindo sofisticação e receptividade. Além disso, a mesa foi um dos desafios do projeto e foi finalizada no apartamento pela sua extensão e desenho. No centro do móvel, pendentes Mush, de Jader Almeida, elevam a composição do espaço familiar.

Foto: Grasi Mohr

Espaço gourmet, cozinha e sala de jantar formam o amplo e personalizado ambiente gastronômico. Com cores ousadas, o espaço gourmet foi planejado com uma bancada em Dekton que se estende horizontalmente, enquanto a cristaleira desenvolvida em vidro é um dos destaques. O preto, presente na área gourmet, é contrastado com a paleta de cores em branco da cozinha. O forro em madeira e a tecnologia em acabamentos são outras características que tornam o espaço único.

Foto: Grasi Mohr

Alcançando uma composição harmônica e sutil, os profissionais utilizaram de diferentes texturas e materiais na cor branca para a concepção da área íntima do casal. Uma releitura contemporânea do estilo clássico, o ambiente recebeu um grande nicho com fundo em Ônix White e divisórias iluminadas.

Foto: Grasi Mohr

O espaço possui uma sensação de amplitude por causa da eleição de cores claras e uma marcenaria que integra a cabeceira da cama até o móvel lateral — enquanto a arte de Clarice Iankke adiciona um belo ponto de cor. Para o closet do casal, as portas de vidros foram incorporadas para auxiliar na praticidade, com rápida visualização e escolha das roupas. Já o banheiro master recebeu a mesma narrativa monocromática, compondo com o revestimento Oro em diferentes propostas.

Foto: Grasi Mohr

Com o tom de rosa comandando os espaços, o quarto da filha caçula recebeu grandes painéis encantadores que dão o tom da composição. A movelaria solta foi escolhida para conversar os painéis e mesclam os estilos clássico e contemporâneo sem cair em monotonias. Para as horas de estudo da pré adolescente, a escrivaninha foi desenhada com exclusividade, tendo como sustentação um gaveteiro. Para arrematar, o pufe Bubble e as arandelas reforçam o charme, conforto e beleza do espaço.

Foto: Grasi Mohr

A suíte da filha mais velha recebeu potência na proposta, com uma paleta de cores claras com toques de tonalidades escuras. A longa bancada para os estudos transmite a sensação de estar flutuando, enquanto o espelho curvo é um dos protagonistas pelo design requintado. O espaço ainda conta com uma cabeceira no tradicional estilo pied de poule, detalhes em dourado e um mix de cores e texturas pensados para o pleno descanso da moradora.

Foto: Grasi Mohr

DETALHANDO

1. O piso e a bancada em Dekton fazem do lavabo um espaço leve, monocromático e sem exageros. As máscaras de Veneza inspiram a adição de elementos em dourados, inclusive a torneira Deca, de Jader Almeida.

Foto: Grasi Mohr

2. Para a sala íntima do apartamento, os clientes solicitaram que houvesse um escritório de apoio. Os arquitetos, então, deram vida a uma bancada em mármore Grigio Michelangelo e a uma parede com a mesma pedra, que harmonizam com o móvel em cor preta.

Outros ângulos do projeto:

Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr

Publicações Relacionadas