Últimas Novidades

04 ago 2021

PROJETOS

Ares da montanha por Abittare Design
PROJETOS

Ares da montanha por Abittare Design

Referências suíças, rústicas e materiais diversificados entram em cena para personificar o estilo das casas de montanha para o quarto projeto da família com o time da Abittare Design.

Foto: Rudi Razador

Revestimentos naturais em todos os cantos, estampas que remetem a personalidade do campo, tecidos que entram para aquecer o vento frio que vem das amplas janelas emolduradas por uma paisagem natural que tira o fôlego: as casas de montanhas refletem a essência de quem vive a contemplação e adiciona no cotidiano um conforto que vem da estética, da marcenaria e da movelaria — além da personalidade criativa que nenhum outro estilo tem.

O apartamento, um duplex que será o quarto projeto dos profissionais para os proprietários, teve o seu interior renovado pelo time do Abittare Design, que seguiu as referências próprias dos moradores: em suma, a linguagem de um hotel que o casal frequenta em Zermatt, na Suíça, trouxe a atmosfera dos Alpes mais famosos do mundo para o lar.

Foto: Rudi Razador

Os 200 metros quadrados traduzem o aconchego campestre por meio de elementos como o couro, os tijolos e, claro, a madeira que está no piso conservado do imóvel, nas vigas com iluminação cênica da área social, na escada e em diversos acabamentos, painéis e móveis soltos da composição.

Foto: Rudi Razador

A lareira é o centro das atenções na sala de estar e foi executada em tijolos e um imenso painel com adornos para o seu entorno — com boiseries, esculturas e um quadro emoldurado pela cor dourada. A mesa de centro com o Mármore Marrom Imperador e seu desenho rebuscado é complementada pelo extenso tapete persa e, juntos, formam uma dupla irreverente para os descansos ou conversas dos moradores nos sofás em couro.

Foto: Rudi Razador

Os tecidos em xadrez foram indispensáveis para o décor e, nas almofadas e cortinas, fazem a composição criativa.

PONTOS-CHAVE:

• Tradicional em bares do país europeu, o canto alemão é uma opção versátil e charmosa para espaços amplos. No projeto, o elemento foi inserido para a contemplação da paisagem natural.

Foto: Rudi Razador

• Integrada ao living, a estrutura recebeu um sofá encostado na parede, mesa em madeira e cadeiras refinadas. A movelaria chama a atenção pelos ornamentos, como nos pés da mesa, detalhes no banco e no desenho das cadeiras.

• O espelho foi adicionado para que a vista seja refletida e recebeu uma moldura que se conecta pela rusticidade.

Foto: Rudi Razador

Do outro lado da área social, a sala de jantar surpreende: a cor verde foi escolhida para trazer a tradicionalidade do estilo campestre e compõe com o pórtico multifuncional e a estampa xadrez. Os nichos, as prateleiras e o piano foram unidos visualmente e esbanjam sofisticação junto às decorações assertivas. A mesa com pés torneados e as cadeiras com tachas e argolas possuem uma estética clássica e são ideais para o desfrute dos pratos.

Foto: Rudi Razador

Altos patamares de sofisticação foram construídos na área social, que é o coração do projeto, como através do piano da sala de jantar e da estante rústica que separa os ambientes sociais. O componente musical foi incorporado nos painéis em cor verde e recebeu um pano de fundo em xadrez e uma bela escultura em seu lado.

Foto: Rudi Razador

Já a estante foi projetada com os mesmos tijolos da lareira e objetos decorativos, livros e cristais auxiliam na sua estética. Além disso, mesas e bandejas foram adicionadas para servir de apoio ao jantar.

Foto: Rudi Razador

Para dar sequência ao tom verde-mata, a cozinha tem o mobiliário fixo todo laqueado com a cor, além de tijolos nas paredes e o teto em madeira natural. O ferro forjado preto nas portas superiores e a iluminação dos armários também são destaques no local, assim como a cuba no estilo farm house, produzida na própria pedra da bancada.

Foto: Rudi Razador

Com a imensidão verde para apreciar, o casal recebeu uma suíte master cheia de estampas e materiais que acolhem. Assim como a maioria das paredes e o piso, o teto foi revestido com madeira e, juntos, desenvolvem uma unidade estética para os dias de descanso. A cabeceira em couro caramelo e a parede com detalhes em xadrez são o xodó do quarto e estão compostas com arandelas de chifres de cervos e mesas de cabeceiras clássicas.

Foto: Rudi Razador

Uma estante com portas almofadadas auxilia na funcionalidade e serve para organizar e expor os objetos pessoais.

Foto: Rudi Razador

O mesmo tecido escolhido para a parede da cabeceira está nas barras das cortinas e no fundo do móvel da TV na suíte master, projetado pelo escritório exclusivamente para o projeto. Com couro e tachas, as poltronas desenvolvem um espaço para leitura, bate-papo ou mesmo para assistir a filmes e seriados.

Foto: Rudi Razador

No banheiro, Mármore Gris Armani reflete o luxo típico de SPAs, enquanto as paredes foram revestidas em lambris e as portas são frisadas.

Foto: Rudi Razador

A premissa da suíte de hóspedes é ser um espaço delicado e romântico, segundo o time da Abittare. Como ponto-chave, a cama foi produzida com dosséis com bando e linho, arandelas nas hastes e uma aconchegante cabeceira dupla: a primeira camada feita de tecido solto e a segunda de veludo azul.

Foto: Rudi Razador

O papel de parede verde tem uma textura refinada e personaliza o ambiente, assim como os demais elementos em madeira. Para arrematar, quadros com plantas e a mesa de cabeira reafirmam a narrativa leve.

Foto: Rudi Razador

DETALHANDO

1. O espaço embaixo da escada foi utilizado para abrigar os rótulos do casal e servir de apoio, já que está entre a sala de estar e a de jantar.

Foto: Rudi Razador

2. A sala íntima foi planejada para ser um abrigo, com bastante espaço para descansar e ficar horas na frente da televisão. A sanca de madeira permitiu uma iluminação indireta e os detalhes arquitetônicos retomam a pegada clássica.

Foto: Rudi Razador

3. O papel de parede floral foi combinado com a marcenaria em laca ornamental na criação do lavabo, criando uma estética tradicionalmente rústica. A bancada tem desenho assinado pelos profissionais, com um modelo que remete aos aparadores, e a cuba em murano.

Foto: Rudi Razador

Publicações Relacionadas