À frente da Acantto Interiores, Marjha Machado e Carina Flores ganham evidência na região de Bombinhas com projetos que refletem a aura praiana local.

Quis o destino que a primeira turma do curso de design de interiores da Univali fosse o ponto de partida para a criação de um escritório que cresce a passos largos. Foi lá que Carina Flores e Marjha Machado se conheceram, abrindo a própria empresa pouco tempo demais de se formarem. O nome escolhido: Acantto. É uma palavra com origem no Latim, e descreve uma planta e suas belas folhas, simbolizando as belas artes.
As profissionais têm honrado essa alcunha. Seus projetos mostram uma riqueza diferenciada de materiais e ambientações, onde as necessidades e desejos dos moradores ficam evidenciadas. “Priorizamos o estilo do cliente, o que significa traduzir sua identidade no décor”, diz Carina.
É algo que começa ainda nos primeiros contatos, quando são apresentadas as duas formas de trabalho da Acantto. A primeira se resume a conceber um projeto e entregá-lo para quem as contrata executar. Assim, fica a cargo do cliente todo o andamento das obras. Na segunda modalidade, a mais procurada, a dupla encarrega-se de tudo; contrata fornecedores, recebe materiais e organiza o desenvolvimento por inteiro. Esse sistema tem dado certo também por conta de uma característica de Bombinhas, principal cidade de atuação delas: muitos dos proprietários de apartamentos não residem no local, mas em outros municípios, estados e até mesmo países, como Argentina e Uruguai. Portanto, ficaria inviável para eles um acompanhamento mais aproximado – e a dupla então entra em cena.
Como grande parte desses projetos fica próxima do mar, o clima praiano se mostra bastante presente no décor. Inclusive, ajuda a guiar a escolha de materiais. Nesse contexto, composições contemporâneas com toques rústicos e despojados acabam surgindo, trazendo consigo elementos a exemplo de pedras naturais e madeira de demolição. “As composições clássicas são raras, pois muitas vezes os clientes já possuem esse estilo na residência oficial, desejando novos ares em seus refúgios no litoral”, explica Marjha, que também é formada em arquitetura.
A dedicação dela e da sócia fez com que o escritório fosse visto como um dos pioneiros na região, com trabalhos que provam que o nome da empresa não foi eleito à toa.
Fotografia: Claus W. ::: Produção: Voûte Decoração & Interiores
Publicações Relacionadas
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….