Últimas Novidades

25 jan 2022

PROJETOS

Beleza sensorial
Foto: Grasi Mohr
PROJETOS

Beleza sensorial

Em um amplo pavimento, o projeto clássico-contemporâneo contempla o aconchego de viver em família, a individualidade de cada morador e uma beleza expressa com imponência e exatidão.

Foto: Grasi Mohr

A integração de ambientes é um conceito muito utilizado pelos arquitetos e designers na concepção de projetos de interiores. Por tornar os espaços mais amplos, fáceis de serem utilizados e proporcionar interação visual, essa estratégia é um dos pontos-chave da residência de quase 700 metros quadrados, principalmente pelo fato da planta ser em U e haver apenas um pavimento.

Contatado desde antes da escolha do terreno, o escritório Michelle Donida Arquitetura desenvolveu o projeto de interiores e o arquitetônico do imóvel em Erechim. Como o casal possui dois filhos — de três e nove anos —, outro pedido foi que a residência contasse com ambientes individualizados para garantir privacidade e intimidade de cada integrante.

Foto: Grasi Mohr

Nos espaços internos, a linguagem clássica com toques contemporâneos é a que comanda, abrigando um mobiliário fixo projetado pelo escritório e peças assinadas que elevam o projeto. Ornamentos nas portas, detalhes nobres em dourado e componentes amplos e espaçosos dão o tom da área social.

Foto: Grasi Mohr

A sala de jantar simboliza a elegância que permeia a residência a partir de diversos elementos, como a mesa em Mármore Macchia Oro Paraná e pés dourados, as cadeiras Sierra e os lustres geométricos em cristal e metal dourado. Uns dos destaques do ambiente são a cristaleira e a porta do lavabo em laca branca acetinada, com abertura fecho toque para trazer leveza aos acessos e dar ênfase aos nichos assimétricos, que encantam com fundo feito com a mesma pedra da mesa e prateleiras douradas.

Foto: Grasi Mohr

PONTOS-CHAVE:

• Em cor chumbo, a estante planejada acompanha o pé-direito alto do estar social e adiciona personalidade na narrativa off-white. O móvel recebeu prateleiras para abrigar os itens da família, portas com molduras típicas do estilo clássico e espaço para a TV.

Foto: Grasi Mohr

• A base neutra predominante no projeto permite que a movelaria se destaque na composição. Os aparadores em madeira natural da Sierra e a mesa lateral, por exemplo, adicionam doses de cor e aconchego ao cenário. Além disso, as poltronas giratórias em veludo em cor marsala trazem charme e vitalidade à área social.

• Uma porta deslizante foi eleita para o estar social, oferecendo a opção de integrar ou não o ambiente com o restante dos espaços.

Foto: Grasi Mohr

Comodidade, privacidade e funcionalidade caracterizam o estar íntimo da residência. Com a opção de ser integrado com a área social e a sala de jantar ou fechado para os momentos introspectivos, o ambiente recebeu uma marcenaria clean e estratégica. A bancada pode ser utilizada para realizar atividades do trabalho e possui painéis e gavetas que se abrem para auxiliar na organização.

Foto: Grasi Mohr

O espaço conta com um sofá com chaise, móvel solto em cor chumbo e belas esculturas de Samuel Angelo. As arquitetas ainda adicionaram panos de vidros que conectam o espaço ao cenário externo arborizado.

Foto: Grasi Mohr

Coração da casa, a cozinha foi toda composta com tonalidades claras e marcenaria microtexturizada. Para o preparo das refeições, a bancada em L recebeu a pedra Quartzo Branco, enquanto as portas seguem o estilo clássico com as molduras imponentes.

Foto: Grasi Mohr

Um dos desejos da cliente era que a louçaria fosse integrada ao espaço. Por isso, as arquitetas a adicionaram com belas portas de vidro reflecta. A mesa para quatro lugares também foi eleita com o lustre despojado e as cadeiras aconchegantes.

Foto: Grasi Mohr

Sofisticada e acolhedora, a concepção da suíte master tem como carro-chefe referências do estilo clássico. Os boiseries foram desenvolvidos nos painéis, que são iluminados pelo grande lustre em cristal. A estética de excelência é reforçada pela cabeceira estofada em gomos, o recamier com estrutura em dourado e as mesas laterais com os abajures.

Foto: Grasi Mohr

O closet do casal segue a narrativa do quarto: o seu desenho se deu de forma simétrica para que ambos possam dividir o espaço igualmente.

Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr

Sofisticada e acolhedora, a concepção da suíte master tem como carro-chefe referências do estilo clássico. Os boiseries foram desenvolvidos nos painéis, que são iluminados pelo grande lustre em cristal. A estética de excelência é reforçada pela cabeceira estofada em gomos, o recamier com estrutura em dourado e as mesas laterais com os abajures. O closet do casal segue a narrativa do quarto: o seu desenho se deu de forma simétrica para que ambos possam dividir o espaço igualmente.

Foto: Grasi Mohr

Os móveis contemporâneos foram os escolhidos para o espaço, dando vida a uma extensa bancada para os estudos da menina. No banheiro, os detalhes em metal dourado são o grande destaque, criando uma atmosfera de harmonia com a movelaria branca e a pedra requintada.

Foto: Grasi Mohr

Para compor a suíte do filho, as arquitetas escolheram tonalidades mais ousadas e modernas. A cabeceira com lambris agrega um ar despojado ao espaço, dialogando com a mesa lateral, a cama e a escultura no décor. As cortinas em linho imprimem conforto para acolher o morador junto à iluminação intimista.

Foto: Grasi Mohr

Na proposta do banheiro a narrativa é prevalecida, com elementos em linhas retas, arandela tubular e paredes revestidas em porcelanato Calacata.

Foto: Grasi Mohr

Outra solicitação dos moradores, o salão de festas foi visualmente conectado ao restante da residência, mas separado em outro bloco no terreno. Em uma proposta contemporânea, o ambiente recebeu uma movelaria fixa que se entrelaça às placas de concreto e resulta em um elemento diferenciado, abrigando nichos e a lareira personalizada.

Foto: Grasi Mohr

As duas poltronas em linho, o sofá e os dois pufes em cor chumbo são alguns dos elementos que conferem conforto aos momentos de celebração.

Foto: Grasi Mohr

O salão de festas recebeu também uma área gourmet para o preparo dos jantares e almoços. Rico em beleza, o ambiente exibe panos de vidros para que a exuberante natureza fosse contemplada plenamente. No espaço de jantar, a mesa em lâmina de madeira Nogueira é o destaque principal, juntamente com as cadeiras de autoria do designer Jader Almeida — assim como as banquetas da bancada em Quartzo Calacata. Os móveis da área seguem o padrão do lar, recebendo molduras e tonalidades claras.

Foto: Grasi Mohr

DETALHANDO

1. A varanda do salão de festas é toda revestida com painel ripado em madeira garapeira, imprimindo requinte na área de descanso e proporcionando a apreciação da natureza em um cenário acolhedor.

Foto: Grasi Mohr

2. A área externa do salão de festas é pura hospitalidade. Balanços de Rodrigo Karam, móveis outdoor e o carrinho-bar assinado por Fernando Motta são alguns dos destaques.

Foto: Grasi Mohr

3. Um dos pontos de destaque do projeto é o contraste elegante de branco e tons amadeirados, assim como a combinação de elementos clássicos, como os boiseries, e móveis com design contemporâneo.

Foto: Grasi Mohr

Veja outros ângulos do projeto: 

Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr
Foto: Grasi Mohr

Publicações Relacionadas