Últimas Novidades

24 jun 2021

PROJETOS

Brasilidade plural
O ambiente da quarta e sétima arte introduz os melhores dos dois mundos. De um lado, o espaço da TV recebe elementos que auxiliam no relaxamento. De outro, o piano embala os momentos musicais dos moradores. Independente do espaço, a atmosfera receptiva será palco da descontração e entretenimento da família. Fotos: Daniela Buzzi
PROJETOS

Brasilidade plural

Inspirar-se através do próprio lar virou cotidiano no projeto onde cada ambiente tem corpo, alma e nacionalidade brasileira.

O ambiente da quarta e sétima arte introduz os melhores dos dois mundos. De um lado, o espaço da TV recebe elementos que auxiliam no relaxamento. De outro, o piano embala os momentos musicais dos moradores. Independente do espaço, a atmosfera receptiva será palco da descontração e entretenimento da família. Foto: Daniela Buzzi

O país tropical e bonito por natureza — como canta Jorge Ben Jor — emprestou as suas fortes raízes para um projeto que tem a essência e diversidade brasileira. A criação do arquiteto Paulo Tonin e do engenheiro civil Márcio Fonseca, profissionais à frente do Tonin + Fonseca Arquitetura e Engenharia, convoca à imersão na vegetação, cores e pluralidades que só a brasilidade entoa. Tão envolvente quanto a letra de uma música, a composição sensorial foi inspirada pelo contato com a natureza, bossa, designers nacionais e elementos que registram a personalidade da mãe e seus três filhos.

Foto: Daniela Buzzi

Apresentando uma estética que foge dos modismos, o projeto recebeu um mix de estilos e referências que o tornam único. A contemporaneidade da movelaria é unida a referências de estilos encontrados dentro e fora do país — como o art déco e elementos da cultura inglesa e norte-americana. Mais do que essência, a residência de Florianópolis tem corpo, alma e valorização da cultura local. “A decoração, assim como o mobiliário solto, busca se comunicar com quem está usando o ambiente, por meio de expressões, formas e texturas”, comentam os profissionais.

PONTOS-CHAVE:

• Das sete artes, duas foram contempladas neste ambiente. Seja para curtir uma sessão de cinema em família ou ouvir boas músicas com os amigos, o espaço estimula as horas de lazer.

Foto: Daniela Buzzi

• O mix de elementos adotados escolhidos para o ambiente explora a narrativa brasileira com referências originárias dos tradicionais bares ingleses e nova-iorquinos.

Foto: Fábio Jr Severo

• O forro em tonalidade escura unido à frase de Clarice Lispector dão o tom sensorial e personalizado. No ambiente, móveis para abrigar bebidas, copos e outros acessórios também foram adicionados.

• Componente que guiou a proposta do ambiente, o piano pertencia ao acervo do proprietário e ganhou um espaço de protagonismo na home pub/cinema.

Foto: Daniela Buzzi

Com um design que inova em cada traço, os painéis desenvolvidos para o projeto foram delineados por “boiseries atualizados”. Remetendo aos ornamentos clássicos, o objetivo da composição é a de receber os moradores com acolhimento. Ambiente perfeito para tomar um bom vinho ao som do piano, o home pub/cinema atravessa os cincos sentidos.

Foto: Daniela Buzzi

Os ares frescos da natureza são os norteadores da sala de jantar da residência. Com direito a uma vista que inspira o contato com a vegetação e panos de vidro que integram o exterior, o espaço também homenageia o design nacional com as cadeiras Bossa, do renomado designer Jader Almeida.

Foto: Daniela Buzzi

Publicações Relacionadas