Conheça as ganhadoras do Pritzker 2020
Considerado o Nobel da arquitetura, prêmio foi vencido por Yvonne Farrell e Shelley McNamara.

Pela primeira vez, o Pritzker foi dado a uma dupla feminina. As vencedoras são as arquitetas irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do escritório Grafton Architects. O prêmio é tão importante que é tido como a maior honraria concedida a arquitetos de todo o mundo, por vezes chamado o Nobel da Arquitetura. Grandes nomes brasileiros, como Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, também receberam a premiação – em 1988 e 2006, respectivamente.
De acordo com o júri, Yvonne e Shelley “praticam arquitetura juntas há quarenta anos, de uma maneira que reflete claramente os objetivos do Prêmio Pritzker: reconhecer a arte da arquitetura e o serviço consistente à humanidade, como evidenciado por um conjunto de obras construídas”. Foi reconhecida ainda a capacidade da dupla em fazer arquitetura para o local específico onde seria construída, tendo em vista ainda as pessoas que a usariam. Suas obras incluem diversos edifícios educacionais, moradias e instituições culturais e cívicas.
As sócias criaram a Grafton Architects há 42 anos, que recebeu esse nome por conta da rua na qual o escritório se localizava – justamente para priorizar a existência do lugar. Entre seus projetos significativos estão a North King Street Housing (Dublin, Irlanda 2000); Instituto Urbano da Irlanda, University College Dublin (Dublin, Irlanda 2002); Solstice Arts Center (Navan, Irlanda 2007); Escola Comunitária Loreto (Milford, Irlanda 2006); Escritórios para o Departamento de Finanças (Dublin, Irlanda 2009); e Faculdade de Medicina, Universidade de Limerick (Limerick, Irlanda 2012). Conheça algumas obras na galeria abaixo:
Publicações Relacionadas
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….