Últimas Novidades

04 dez 2020

DECORAÇÃO

Deu branco!
Projeto: Mariana Pesca | Foto: Fábio Jr. Severo/divulgação
DECORAÇÃO

Deu branco!

Luminosidade, amplitude e atemporalidade são traços de propostas decorativas que têm o branco como elemento-chave. Símbolo de paz, a cor expressa sensações positivas e esbanja versatilidade.

Arquitetas Beatriz Fruet, Tatiane Dall Igna, Daniele Mais, Silvana Pretto, Ana Marangoni e Sibele Ristow Wodzinsky. (Foto: Ronald T. Pimentel/Revista SuaCASA)

Toda obra de arte começa com uma tela em branco – um universo de possibilidades que é o ponto de partida para as mais diversas criações. Na decoração, não é diferente. Associada a sensações como pureza, leveza e paz, o branco é considerado o tom mais neutro e versátil para projetos de interiores. Para além da questão estética, a tonalidade influência o humor e as relações interpessoais, e carrega uma simbologia única. “As cores atuam em nossos aspectos psicofisiológicos, ativam nossos humores, nossos ânimos, podendo emocionar e até mesmo oprimir”, explica a arquiteta Silvana Pretto. Na tradição Cristã, por exemplo, o branco representa pureza e inocência; na tradição Oriental, menos punitivista, o branco é usado em funerais, simbolizando a vida após a morte.

Arquiteta Sibele Ristow Wodzinsky | Foto: Ronald T. Pimentel

No design de interiores, apesar de aparecer como coadjuvante ou base em composições, o protagonismo é uma característica intrínseca do branco. Uma soma de todas as cores no espectro, a tonalidade é conhecida por sua capacidade de ampliar e iluminar os ambientes, além de harmonizar com todas as cores.

Arquiteta Beatriz Fruet | Foto: Ronald T. Pimentel

Atemporal, atua bem em propostas de diferentes estilos, seja combinado com outros tons neutros, como o cinza e o bege, ou servindo de pano de fundo para objetos decorativos coloridos. Mas há quem prefira investir na cor de cima a baixo, no melhor estilo total white. Nesse sentido, a criação de composições brancas charmosas e aconchegantes é feita com o uso de texturas e da mistura de materiais como madeira, couro, tecidos e fibras naturais, como linho e palha.

Arquiteta Dani Mais | Foto: Ronald T. Pimentel

Como protagonista ou em conjunto com outras texturas e materiais, a decoração em branco pode fazer muito por qualquer ambiente. Convidamos as arquitetas Beatriz Fruet, Tatiane Dall Igna, Daniele Mais, Silvana Pretto, Ana Marangoni e Sibele Ristow Wodzinsky para mostrar o potencial do branco na loja Viratto Concept.

Clássico

Projeto: Graziele de Souza | Foto: Ronald T. Pimentel

Revestimentos, marcenaria, objetos decorativos… O branco está presente em todas as partes do décor – da estrutura aos adornos. E não é à toa. Em banheiros e lavabos, a cor garante uma composição iluminada e ampla. Neste projeto assinado pela arquiteta Graziele de Souza, a tonalidade está presente na proposta com elegância, em um contraste com os detalhes em dourado.

Projeto: Mariana Pesca | Foto: Fábio Jr. Severo/divulgação

Uma combinação clássica, que está sempre na moda, é o branco com madeira. Nesta cozinha projetada pela arquiteta Mariana Pesca, o Dekton que reveste a ilha e a bancada cria uma base neutra. Com o armário em tons amadeirados e as banquetas na cor preta, cria-se uma dualidade que quebra o monocromático, resultando em um décor expressivo e harmônico.

Além de pisos, revestimentos e marcenaria, o branco pode ser explorado no mobiliário solto e nos objetos decorativos. O mood board inspirado na tonalidade mostra a versatilidade da cor – do painel 3D à luminária, o branco mantém a estética elegante que o torna um clássico na decoração.

Leveza

Projeto: Rosalba Vargas | Foto: Ronald T. Pimentel

O branco foi aplicado nesse projeto da arquiteta Rosalba Vargas como base neutra, usado sem medo e trazendo sensações como tranquilidade, leveza, claridade e amplitude. Afinal, o objetivo foi criar ambientes que buscassem o conforto e a funcionalidade, interagindo com a personalidade do cliente. Nesse contexto, os tons em off-white são variações do branco que se inclinam levemente para o bege ou gelo, e que dão uma atmosfera completamente clean e sofisticada aos ambientes. “Isso ajuda a deixar os ambientes mais claros, contribuindo na circulação da luz”, explica Rosalba. Seguindo essa linha, a arquiteta evitou ao máximo a introdução de cores contrastantes, que só apareceram quando foram realmente importantes – em doses muito bem equilibradas. Para evitar a monotonia ou o aspecto frio do branco, entraram em cena diversos acabamentos macios e acolhedores, aliados a texturas diferenciadas, que deram um ar todo especial ao lar.

Arquiteta Silvana Pretto | Foto: Ronald T. Pimentel

“Eu amo usar branco na decoração. Acho uma cor coringa e que dialoga bem com qualquer outra cor. Traz a sensação do espaço ser maior, mais arejado, mais iluminado”, revela a arquiteta Ana Marangoni, que busca associar a cor a outros tons, principalmente às tonalidades quentes da madeira e à vivacidade do verde das plantas. “Essa é uma combinação que super dá certo e que é super atemporal”, sugere a arquiteta.

Projeto: Ana Paula Ronchi | Foto: Ronald T. Pimentel

Para a elaboração deste projeto para um imóvel de grandes proporções, a arquiteta Ana Paula Ronchi ousou com uma proposta marcada por contrastes e intervenções nada menos do que majestosas. Os materiais de alto padrão, a integração e a harmonia entre os elementos criaram uma composição que chama a atenção não somente pela sua magnitude, mas também pela luxuosidade em cada detalhe – da área social, que valoriza o conforto da família e dos amigos em ocasiões especiais, à área íntima, com uma aura que estimula o bem-estar em uma proposta sofisticada e autêntica.

O ambiente de estar tem integração direta com a área externa, o salão de festas e a sala de jantar. A escada de concreto armado e revestida com cerâmica, que dá acesso à parte íntima da casa, foi feita com inspiração no design moderno, com linhas sinuosas e a cor branca em toda a sua extensão – uma composição que torna-se protagonista do espaço com a sua imponência e seus traços marcantes, fazendo jus à grandiosidade do projeto. O conforto foi uma prioridade na elaboração da proposta.

Projeto: Athos Peruzzolo | Foto: Lio Simas

Esta cobertura de 450m², projetada pelo arquiteto Athos Peruzzolo e a designer Daniele Carneiro, esbanja sofisticação com uma paleta de tons neutros, na qual o branco e o dourado se sobressaem. Leve e refinado, o design do mobiliário evoca o bem-estar ao lado de peças clássicas, como a poltrona com nuances metalizadas, e estende-se até o teto, que rouba a cena com painéis laqueados e em vidro. Imponente, o projeto luminotécnico setoriza com elegância a área de jantar.

Arquitetas Ana Marangoni e Tatiane Dall Igna | Foto: Ronald T. Pimentel

Publicações Relacionadas