Entre flores e música
Envolvido pela luz do céu curitibano, este duplex é o refúgio de um casal que adotou a cidade como sua segunda casa. O projeto é conduzido pelo charme da estética nova-iorquina, reunindo sofisticação e aconchego a cada melodia.
O charme contemporâneo e artístico de Nova York foi a inspiração para esta composição com diversos arranjos e dedilhados apaixonantes. Assinado pelo escritório Abittare Design, o duplex no bairro de vida noturna agitada em Curitiba é marcado por ambientes integrados, com materiais exuberantes em uma linguagem harmônica. Um refúgio de relaxamento, contemplação e entretenimento para um casal e sua pet, Bellinha.
Ele, empresário e escritor; ela, diretora de criação. Ambos aficionado por viagem, são amigos e clientes de longa data dos designers, que tiveram a missão de dar vida a um imóvel amplo e aconchegante. No primeiro encontro, foram insights à flor da pele: visualizaram juntos cada canto e detalhe — tudo executado ao som das melodias tocadas no piano pelo morador.
Os destaques do projeto exprimem os desejos principais: uma área para conversar, tomando um chimarrão e apreciando o skyline que une o cenário urbano à serra; um canto alemão para tomar café da manhã com leveza e conforto; a suíte com cama desenhada para o projeto; além de integração entre a sala de jantar e a cozinha, por meio de uma porta especial. E, claro, o piano para embalar bons momentos.
PONTOS-CHAVE
• Chamada carinhosamente pelos profissionais de “sala tropical chic”, o living exprime a estética clássica contemporânea — presente na proposta do apartamento —, mas com um toque natural por meio dos materiais, como as fibras orgânicos, o linho, a madeira e as plantas.
• As vigas de madeira imbuia são detalhadas e valorizadas a partir da iluminação indireta e intimista, fazendo um convite à permanência no espaço que integra a sala de jogos e o espaço com piano.
• Os pequenos oásis de plantas trazem o frescor dos jardins verticais, que produzem uma sensação de bem-estar e harmonia nos ambientes, além de quebrar a base monocromática.
Quem visita o lar do casal sente-se em casa, graças à suíte de hóspedes criada a pedido dos anfitriões. O quarto foi criado a partir de um conceito que valoriza a delicadeza dos detalhes, com toques da arquitetura francesa, molduras nas paredes, tonalidades claras, lareira e uma poltrona para leitura.
No closet integrado à suíte master, a cor fendi dá vida à marcenaria. Os detalhes clássicos, o revestimento em espelho e a iluminação nas prateleiras destacam-se na proposta, que recebeu ainda um espaço para leitura e relaxamento.
Na suíte do casal, as paredes foram revestidas com uma segunda cabeceira estofada com detalhes em tachas douradas, que criam um desenho geométrico, além da lâmina de madeira em alto brilho. Tons de cinza, madeira e preto proporcionam uma atmosfera ousada, mas que carrega em si o aconchego que o ambiente pede.
DETALHANDO
1. A adega climatizada conta com área de degustação com ônix iluminado e madeira natural para que os moradores possam apreciar bons rótulos na companhia de convidados
2. Batizada de sala Ralph Lauren, a área social é revestida em lâmina de madeira natural com detalhes em couro
nas gavetas. Ao fundo, o mármore bronze Armani e o sofá Chesterfield em couro caramelo conferem uma estética sofisticada ao ambiente, que explora ares campestres com o lustre de chifre de alce.
3. A sala de jantar foi projetada para receber convidados em ocasiões informais. Com tons amadeirados e esverdeados, o ambiente chama atenção pela parede em ângulos que criam efeitos de iluminação ao fundo.
4. Para cafés da manhã iluminados pela luz solar, o escritório criou uma mesa em estilo alemão, que se tornou um dos cantinhos preferidos da família.
Publicações Relacionadas
Urbano e jovial
Celebrar gerações por Studio Córtex
Viver e criar memórias
Fique Conectado

Arquitetura
Mosaicos, as obras das musas
“Um coração em cacos, depois que cicatriza, vira o mosaico mais lindo que já vi”, versa o poeta contemporâneo paulista…
Oásis em casa: salas de banho para relaxar
O expediente acabou e, depois de um dia longo e cansativo de trabalho, o desejo é chegar em casa e…
Memória com Paulo Mendes da Rocha
Provocativas, a literatura e a filosofia nos fazem encarar a efemeridade da vida. “Nunca somos. Sempre estamos”, diz Chico Buarque…
Design
De volta à era das pedras naturais
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente esculpi até libertá-lo”. A frase do pintor, escultor, poeta e arquiteto…
Invasão italiana
A arte pulsa nas veias do povo italiano. Pelas mãos de Leonardo Da Vinci, nasceu Mona Lisa; da mente de…
De bar em bar
Salute! Prosit! Tim, tim! Lugar de celebrar a vida, encontrar os amigos e apreciar bons drinks, o bar é mais…