A obra de um arquiteto é o resultado do seu repertório. Para Ederson Valério, isso significa uma compilação de referências, viagens e pesquisas constantes. Somadas ao seu talento, ensejam ao profissional uma atuação que é sinônimo de dinamismo. Atualmente, com o reconhecimento conquistado em 25 anos de carreira, Ederson lembra que, desde pequeno, já sentia despertar a curiosidade e as habilidades inerentes à profissão: ”Eu sempre quis saber como funcionam as coisas e os espaços. Construir os sonhos das pessoas é a parte que mais me fascina na arquitetura”.
O profissional é natural de Tubarão, mas considera Florianópolis, cidade onde vive há 40 anos, o seu lar. Logo após formar-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, o arquiteto trabalhou em uma construtora na capital, experiência fundamental para a abertura do próprio escritório, assim como a formação em Administração e a especialização em Engenharia de Segurança, que mostram sua contínua busca por aprimoramento. Hoje, atua ao lado da arquiteta Angela Pogere na elaboração de projetos residenciais, comerciais e corporativos na região da Grande Florianópolis e em São Paulo.
Com a mente curiosa e habilidade para desenhar desde a infância, Ederson construiu um portfólio que é prova do seu ecletismo: já assinou projetos para cafeterias, empresas de tecnologia, salões de beleza e suítes de motel – propostas com características únicas, sempre executadas com o perfil dos clientes e uma mescla de diferentes estilos. “Para escritórios, desenvolvemos um conceito que estimula a criatividade, no qual os colaboradores se divirtam enquanto trabalham. Nas suítes, criamos uma extensão da casa que valoriza a intimidade e estimula a permanência”, revela.
Inspiração na natureza
Em seus projetos, Ederson explora elementos que levam a beleza da natureza para o interior com sofisticação e personalidade. Seja em composições que evidenciem a paisagem e a luz natural com grandes aberturas, seja em detalhes dos adornos, os tons da vegetação estão presentes nas suas propostas de maneira sustentável: “A natureza humaniza o projeto. Unimos essa inspiração com os gostos dos clientes e o resultado é sempre incrível”.
Esse desejo pela conexão com o meio ambiente vem da paixão do arquiteto pelo ar livre: quando não está em obras, Ederson gosta de se aventurar em trilhas e viagens a regiões paradisíacas do Brasil, como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a Chapada Diamantina, na Bahia. Apesar da pluralidade de aptidões e gostos, é na arquitetura que ele se encontra: “Eu cheguei a cogitar outros caminhos, mas sempre volto para a arquitetura. É o meu lugar”.
Publicações Relacionadas
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….