É nos prazeres da vida que Lorena Subtil busca inspiração para as suas criações como arquiteta. Com os pés na terra nas aventuras com a família pela estrada, ela encontra na natureza as referências para os seus projetos – marcados por uma estética rústica e muita afetividade. “A madeira, as cores, as texturas. Tudo isso influencia a minha essência. Dificilmente você vai ver um projeto totalmente branco no meu portfólio”, conta a capixaba, que mudou-se ainda criança para Jaraguá do Sul.
A preferência por elementos naturais no décor vem da paixão da arquiteta por acampamentos. Do litoral catarinense ao Uruguai, Lorena já passou por diversos destinos para curtir momentos ao ar livre com o marido e os dois filhos, que herdaram o espírito aventureiro da mãe. “A gente se desconecta, curte a natureza e se curte. Eles voltam para casa e contam para os amigos as histórias das viagens”, diz. Os próximos roteiros serão por Ushuaia, na Argentina, e o Deserto do Atacama, no Chile – de preferência, com o grupo de amigos que compartilham as viagens: “já fomos longe, mas queremos ir ainda mais”.
Foi com essa coragem e determinação que a guiam mundo afora que Lorena começou a sua carreira, há cerca de 15 anos, quando abriu o primeiro escritório em sociedade com a amiga de longa data, a arquiteta Cristiane Kitzberger. “Montamos o nosso espaço em uma casinha linda, bem antiga, com os tijolos descascados. Tinha uma iluminação única e uma flamboyant gigante na frente. Parecia um cenário de filme”, conta. “Depois de anos trabalhando juntas, em um consenso, decidimos que era hora de cada uma seguir o seu caminho”. Em carreira solo, Lorena alçou novos voos – um episódio que mostra a força do seu mindset colaborativo.

Há pouco mais de um ano, a arquiteta viu a oportunidade de expandir a sua atuação. Dessa vez, como empreendedora, tirando do papel os planos de abrir um coworking para arquitetos e designers: o ArquiColab. A ideia era criar ambiente fértil para mentes criativas, onde profissionais de áreas afins pudessem dividir os desafios da jornada. “Compartilhar é ganhar e crescer junto, algo fundamental na minha profissão. E o escritório me proporciona isso”, comemora.
Nos planos da especialista em Lighting Design, estão cursos na área de arquitetura e também em gestão, visando a expansão do ArquiColab – para ela, um modelo de trabalho que deve ser replicado, principalmente em um universo movido à criatividade. Com essa atuação pautada em grandes viagens, aperfeiçoamento constante e na criação coletiva – marca forte da sua geração –, Lorena acumula no currículo projetos e experiências que a ajudam a construir as suas “caixas”, como costuma chamar seu repertório: “A gastronomia, os acampamentos na praia, as pessoas que cruzam o nosso caminho no dia a dia: tudo isso alimenta a minha criatividade e, por isso, eu não me vejo em outra profissão”.
A valorização dos elementos na sua forma natural é uma marca nos projetos da arquiteta, que trabalha a estética rústica com leveza e sofisticação em cada proposta: ”A madeira, as cores, as texturas. Tudo isso influencia a minha essência”.
Publicações Relacionadas
Fique Conectado

Arquitetura
Casas de campo: o ar do interior faz bem
Aproximar-se do campo é como mergulhar em um silencioso universo de sensações. A temperatura amena toca a pele com gentileza…
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Garimpo: mestres em criar
Design de interiores é como um quebra-cabeças. Todas as peças importam, mas o resultado depende de encontrar o lugar certo…
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…