Últimas Novidades

22 set 2021

PROJETOS

Estilo além do tempo por Ana Paula Moschetta
PROJETOS

Estilo além do tempo por Ana Paula Moschetta

Com elementos que conferem atemporalidade e personalização, o projeto em Xanxerê transcende tendências e contempla os gostos de cada morador com estilo e sofisticação.

Foto: Grasi Mohr

Em projetos de interiores, a atemporalidade é fruto do bom gosto de arquitetos e designers que compreendem a importância de criar composição que transcendam os limites do tempo. Nesse sentido, materiais tradicionais como madeira, peças de design assinado, cores orgânicas e obras de arte tornam-se elementos-chave, pois são reconhecidamente feitos para durar — tanto em qualidade, como em estilo. Ilustrando esse conceito, o apartamento projetado pela arquiteta Ana Paula Moschetta, em Xanxerê, exibe autenticidade em cada detalhe escolhido para encantar por gerações.

Foto: Grasi Mohr

O primeiro contato foi destinado a conhecer as necessidades e compreender o cotidiano dos moradores — um casal e sua filha de nove anos, além do filho mais velho que, no momento, estuda em outro estado — e desenvolver um conceito que preenchesse da melhor forma possível as necessidades identificadas. A proposta, então, partiu da ideia de um lar aconchegante, que acolhesse cada membro da família através da mistura de estilos e materiais.

Foto: Grasi Mohr

A primeira intervenção significativa foi no layout: dois apartamentos foram transformados em um, totalizando 225 metros quadrados e criando, assim, espaços amplos e fluidos para receber cada morador com conforto. Após a reforma estrutural, chegou a vez de eleger o projeto de marcenaria fixa, que se destaca nos cenários, além de peças soltas, boa parte com design assinado, esbanjando elegância e sofisticação.

PONTOS-CHAVE:

• O ambiente social une sala de estar, jantar, home bar e cozinha. Essa integração proporciona a sensação de mais amplitude e, ao mesmo tempo, o conforto de circular por todos ambientes com fluidez.

• Na sala de jantar, peças de design assinado se destacam em uma composição harmoniosa, como as poltronas com encosto de telinha, do designer Bruno Faucz, e a mesa de jantar Pin, assinada pelos profissionais Sérgio e Larissa Batista.

 

• Sobre a mesa, as luminárias em cerâmica desenhadas por Maurício D’ávila conversam com os vasos de barro rústicos colocados sobre o aparador em couro. Esses itens trazem o toque final e complementam o projeto.

• O elemento protagonista no espaço é a fotografia de Nicole Wells, um registro delicado que compõe com a sutileza do espaço.

Foto: Grasi Mohr

Equilibrando aconchego e estilo, a sala de TV reúne modernidade e elegância, com o sofá chaise em linho e o duo de pufes Otto. O painel ripado do televisor foi pensado para, além de trazer charme, auxiliar no conforto acústico do espaço. Um canto com cafeteira e frigobar foi pensado para servir de apoio aos moradores enquanto curtem filmes e séries. Cheios de personalidade, o quadro de Luis Figueiredo e a luminária Tropicana — uma peça que transita entre abajur e spot com articulação — arrematam a composição.

Foto: Grasi Mohr

A marcenaria é um dos destaques do apartamento. Um dos trunfos, além do design personalizado, foi a escolha das cores para a paleta, que harmonizam com elegância na composição. O home bar, por exemplo, foi feito no tom verde, ornando com a cartela de tons terrosos. O móvel abriga cervejeira, adega e cristaleira, servindo de apoio à cozinha que fica no mesmo ambiente.

Foto: Grasi Mohr

A base neutra e atemporal foi alcançada a partir do uso de materiais em sua essência, como a madeira. Em todo o décor, principalmente na cozinha, os tons de cinza claro contrastam com a temperatura das tonalidades amadeiradas, criando um cenário leve e marcante ao mesmo tempo. Assim, o uso de ornamentos colabora para uma estética sofisticada e elegante.

Foto: Grasi Mohr

A cozinha no estilo provençal traz todo o charme romântico e delicado que um ambiente neste estilo traduz. A cor off-white foi escolhida com a intenção de integrar as salas sem causar interferência na decoração, já que seu estilo com boiseries atua como ornamentação. Ao lado da cristaleira, os pratos de Grehi Design — uma criação artesanal ressignificada na contemporaneidade — conferem ao local o aconchego de uma casa de família.

Foto: Grasi Mohr

Seguindo a unidade visual dos ambientes sociais, a área íntima explorou um mix entre elementos clássicos e contemporâneos, criando cenários charmosos que nunca saem de moda. Em um dos quartos, o tom de bege dos painéis com boiseries contrasta com o verde presente nas mesas de cabeceira e no dourado dos puxadores e das arandelas laterais, conferindo aconchego e sofisticação ao local.

Foto: Grasi Mohr

O mesmo se aplica ao banheiro, que seguiu a cartela de cores e materiais do dormitório.

Foto: Grasi Mohr

O quarto da filha foi pensado para uma criança cheia de personalidade e estilo. Saindo do tom rosa tradicional, a cor verde água usada na marcenaria em estilo provençal traz romantismo e delicadeza, características evidenciadas pelo painel fotográfico ao fundo da cabeceira.

Foto: Grasi Mohr

Como toques de charme, o tom dourado dos metais da estante, pensada para a coleção de bonecas, e a presença da penteadeira trazem uma atmosfera delicada ao ambiente dos sonhos da menina.

Foto: Grasi Mohr

Com a intenção de ser marcante e sóbrio, o quarto do filho foi criado a partir de uma escolha assertiva de materiais. A composição de cinza, madeira, couro caramelo e verde escuro deixa o clima propício ao descanso, assim como a cama assinada pelo designer Crystian Freiberger agrega estilo ao dormitório do jovem.

Foto: Grasi Mohr

DETALHANDO

1. A base neutra dos ambientes sociais permitiu que a arquiteta explorasse tons contrastantes nos objetos de decoração. No home bar, um dos destaques é a escultura de parede assinada pelo Studio Lopomo.

Foto: Grasi Mohr

2. O lavabo parte da escolha de um material elegante e muito utilizado: o mármore. A surpresa fica por conta do efeito texturizado que as fresas verticais dão à placa que vai do piso ao teto. O mesmo material é utilizado na prateleira e na cuba esculpida, o que confere ao ambiente de área reduzida um efeito minimalista extremamente elegante.

Foto: Grasi Mohr

Publicações Relacionadas