Últimas Novidades

24 jun 2021

DESIGN

Garimpo: mestres em criar
Foto: Kacio Lira
DESIGN

Garimpo: mestres em criar

Arquitetos e designers de Santa Catarina selecionam peças de design exclusivo para protagonizar ambientes e mostram que o senso estético pode estimular sensações variadas.

Design de interiores é como um quebra-cabeças. Todas as peças importam, mas o resultado depende de encontrar o lugar certo para cada uma. Nesse jogo específico, existe um objetivo maior do que simplesmente encaixar os elementos – comunicar o que se deseja transmitir e garantir que funções a que se propõe o ambiente tenham condições de ser atendidas.

Foto: Kacio Lira

O mistério pode ser desvendado com técnica, intuição e um bom acervo. Profissionais de arquitetura e design exploram os seus próprios métodos para encontrar fórmulas que expressam estilos variados. Com a parceria de lojas especialistas em mobiliário e decoração, têm as ferramentas certas à disposição.

Foto: Kacio Lira

Nesta edição de Garimpo, Beatriz Estevam e Cynthia Manfredini foram à LCL Design de Criciúma e Isabela Faraco à loja de Tubarão para expressarem o seu talento em seis criações. Janaina Faedo compôs ambientes divertidos na Aquário Ambientes, enquanto Mariane Bassegio e Giovani Silva contribuíram com espaços para a Delumini. Gustavo Barnabé e Manu Schmitt fizeram uma curadoria refinada para exposição na Casa Mais.

LCL Design

A designer de interiores Beatriz Estevam e a arquiteta e urbanista Cynthia Manfredini criaram uma sala de estar urbana e atemporal na loja LCL Design de Criciúma. As profissionais selecionaram o sofá Baldo Cato, da Salvatore, e a mesa de apoio Hago, da Móveis James, para uma composição funcional. Na lateral, as profissionais fizeram um arranjo de mesas Tarragora Marmore, da Century, em duas alturas, e completaram com a majestosa luminária Grost, da Sollos. As poltronas em tecido cinza são Cadiz, da Salvatore.

Foto: Kacio Lira

Em outra proposta de sala de estar, as profissionais do escritório Vertice Arquitetura, de Criciúma, apostaram em tons neutros e suaves, além de um acolhedor mix de texturas. Os itens que marcam a identidade do ambiente são da DonaFlor Mobília. O sofá integra a coleção skyfolding, assinada pela dupla Adolini + Simonini, enquanto a mesa colmeia, no centro da sala, é criação de Fabricio Roncca. A luminária Bask é responsável pelo arremate da composição, em alto nível. Na direita, Beatriz e Cynthia combinaram peças de design contemporâneo da Sollos: a poltrona balanço Euvira, a mesa de apoio Vinte e a luminária de mesa Lux.

Foto: Kacio Lira

Durante a curadoria, os olhares de Beatriz e Cynthia buscaram por peças diferenciadas no acervo generoso de marcas e designers da LCL Design. Neste ambiente de estar, o destaque ficou por conta do banco Cheig, da Sollos, e do confortável estofado Dom, da Century.

Foto: Kacio Lira

Em detalhe estão os vasos Vento, da Holaria Cerâmica, em dois tamanhos. As peças acrescentam traços orgânicos e autênticos ao sóbrio projeto de decoração proposto pelas profissionais.

Foto: Kacio Lira

Espaços dedicados ao relaxamento têm conquistado lugar cativo na lista de desejos para a casa. Atenta a essa movimentação, a arquiteta Isabela Faraco inseriu um balanço em frente a um paredão verde da loja LCL Design de Tubarão, despertando sensações agradáveis apenas em contemplar. A poltrona Gota Suspensa tem assinatura de Marcos Fertonani para a DonaFlor Mobília.

Foto: Kacio Lira

Para este ambiente de estar, Isabela aliou conforto e leveza. A arquiteta se inspirou nas casas de praia, investindo em uma dupla infalível para criar atmosfera agradável: tons off-white e madeira. O estofado Austin, a Poltrona Luxor e o abajur são da Sierra Móveis – peças que despertam interesse pelo design clássico e pela riqueza em detalhes. O tapete Titan Natural, da Abade Tapetes, adiciona texturas que ajudam a relaxar. “Um estar que recebe e acolhe”, define Isabela.

Foto: Kacio Lira

Em uma nova proposta de ambiente para baixar o ritmo, Isabela utilizou a chaise Lego, da Century, que já transmite tanto aconchego quanto um abraço. O quadro Canvas, na parede ao fundo, é obra da artista Elisa Pena para Casa Tendenza. As cores vibrantes se acentuam no contraste com o cinza e marcam a composição. Para a arquiteta, este é um espaço ideal para uma boa leitura, um bom filme e um longo descanso.

Foto: Kacio Lira

AQUÁRIO AMBIENTES

Quem se identifica com um design clássico e sóbrio, certamente vai gostar da sala de estar criada pela arquiteta Janaina Faedo, de Xanxerê, para a Aquário Ambientes. Os tons profundos predominam no ambiente e, junto à combinação de veludo e couro, exalam sofisticação. A mobília selecionada inclui poltrona Calma e estofado Trionfo, da Natuzzi Editions, e a mesa de centro Tríade, da Saccaro. Embora haja simplicidade nas formas, cada item tem uma personalidade que só o design atual confere.

Foto: Kacio Lira

Especialista em projetos residenciais e design de interiores, Janaina aproveitou o acervo da loja para adicionar um toque de diversão na decor. Em harmonia com o estilo contemporâneo que costuma aplicar em seus projetos, a arquiteta trouxe um ar descontraído com esculturas de animais. Para este espaço de sossego, utilizou o balanço Casulo, da Modalle, e a mesa de centro Líria, da Lovato. Os pets acrescentam uma dose extra de alegria ao ambiente.

Foto: Kacio Lira

Com um mix original de formas e valorização do dourado, esta sala de estar tem clima de elegância. A curadoria de Janaina para o espaço contemplou o sofá Paris, da Sierra Móveis, e as belas mesas de centro e apoio Juli. As esculturas Bird, da Modali Design, e Coral, da Natuzzi Brasil, também não passam despercebidas, assim os quadros com imagens floridas de pets. Detalhes inusitados que encantam.

Foto: Kacio Lira

DELUMINI

Quando preto e dourado se encontram, é impossível deixar de admirá-los. Se as peças agregam design exclusivo, o efeito é ainda mais forte. Esse foi o resultado que a arquiteta Mariane Bassegio, de Itapema, alcançou com um dos ambientes criados para a Delumini. A chaise Rio, assinada por Paulo Sérgio Niemeyer, integrou-se com naturalidade à companhia da luminária de chão Koy, desenhada por Larissa Batista, que remete ao fogo com perfeição. Com tanta fluidez, parece que as peças foram projetadas para estar juntas.

Foto: Kacio Lira

Novos conceitos se concretizam para atender a quem usufrui do design. É isso que está acontecendo com a proposta de day bed, um tipo de mobília com características ergonômicas de chaise e cama. A ideia é oferecer uma alternativa para confortáveis pausas durante o dia. A day bed Dunas, criação do designer Esteban Fidelis escolhida por Mariane, já cativa pela cor terracota. A arquiteta ainda complementou o espaço com o design impecável da luminária Viga, assinada por Léo Schehtman.

Foto: Kacio Lira

Um dos itens que enchem os olhos de Mariane no acervo da Delumini é a poltrona Pantosh, da Lattoog. Neste ambiente minimalista, a arquiteta dispôs a peça como ponto de contraste, deixando o seu design imponente ainda mais em evidência. A luminária, que também se destaca na composição, foi confeccionada na Indonésia a partir da trama de material pet. Poucos elementos de design autoral são suficientes para impressionar.

Foto: Kacio Lira

Em uma sala de jantar, a seleção da mesa deve prezar pela funcionalidade. O designer Giovani Silva, de Itapema, dedicou-se em criar um ambiente para a Delumini que atendesse em essência as necessidades das pessoas. A espaçosa mesa escolhida por ele é assinada por Esteban Fidelis e as cadeiras Bloo têm design de Marcelo Ligieri para a Doimo Brasil. Com estofado em linho, as cadeiras oferecem conforto ao toque. Já o acabamento, que conta com metal, laminado e fibra de vidro, assegura durabilidade e segurança. As luminárias pendentes são um adicional de design contemporâneo para a composição.

Foto: Kacio Lira

Uma percepção apurada tem capacidade para transformar um ambiente. Neste living, o olhar de Giovani o levou a construir um ambiente com profundidade a partir de plantas naturais. Além do efeito estético, o verde contribui para trazer aconchego ao espaço, que pode receber boas confraternizações. O clima de conforto se estende ao sofá de tecido linhão, com design ímpar concebido por Ronald Sasson e fabricação da Tecline. Tudo pronto para abrir uma garrafa de vinho e conversar sem notar as horas passarem.

Foto: Kacio Lira

A identidade de um projeto pode se expressar com maestria até mesmo em ambientes de passagem, como o hall. Nesta proposta para a Delumini, Giovani expressou o seu apreço pela contemporaneidade. Optou por um aparador de tons neutros e utilizou obras de arte geométricas, em preto e branco, para marcar presença. A cadeira Macau, assinada por Konstantin Grcic para o Mundo Design, é o ponto alto da composição.

Foto: Kacio Lira

CASA MAIS INTERIORES

Gustavo Barnabé, à frente do G7 Arquitetura, foge de padrões estéticos ao compor. Para atender os clientes de diversas regiões do estado, o arquiteto e urbanista usufrui de sua criatividade e liberdade para fugir do óbvio — tudo para deixar a identidade do cliente expressa nos espaços. Na hora de garimpar, peças assinadas e ares contemporâneos entraram em jogo, como o aconchegante sofá Ibiza, do designer Richard Daniel, e a luminária Prisma, assinada por Bruno Faucz. Segundo Gustavo, sua inspiração surgiu da energia que o espaço transmitia, desenvolvendo um ambiente que remete ao frescor de varandas. A poltrona Toscana, do designer Rodrigo Karam, e as obras da IdalCosta deram o “start” para as escolhas do ambiente — que não deixou de lado o contato com a vegetação.

Foto: Kacio Lira

Há mais de 10 anos projetando os mais diversificados ambientes — sejam clínicas médicas ou residências —, repertório é o que não falta para Gustavo inovar. No segundo espaço, o sofá Zurique e a poltrona Monalisa na cor amarela, ambos assinados por Richard Daniel, foram eleitos com o objetivo de imprimir uma energia alegre e despojada. As luminárias Lume e A610 do Bruno Faucz e Ale Alvarenga são um charme à parte, tornando o espaço ainda mais convidativo. Para arrematar, as telas sóbrias foram dispostas para remeter a modernidade em meio a atmosfera descontraída de verão.

Foto: Kacio Lira

Sobre o processo projetual do arquiteto e sua equipe, Gustavo conta: “gostamos do diferente”. Assim, optou por escolher diferentes peças e distintos conceitos para os espaços. No terceiro ambiente, uma movelaria com cara de casa foi a eleita, com direito a um espaço funcional e diverso. Em destaque, a mesa de centro Denise, assinada pelo designer Pedro Mendes, o sofá Burgos e a mesa lateral Régia, do designer Gallina. Para arrematar, os quadros do Alessandro Risuleo se unem aos vasos e outras decorações para o espaço social do arquiteto.

Foto: Kacio Lira

Para a arquiteta e urbanista Emanuele Schimitt, a decoração é o elemento-chave que transmite a personalidade dos projetos. Na hora de compor, a paleta de cores é de suma importância para a harmonia e o equilíbrio dos ambientes concebidos. Assim, a profissional escolheu a deslumbrante mesa oval Master e as cadeiras Clave para criarem o tom da sala de jantar. Com design orgânico e ares aconchegantes, o espaço recebeu o aparador Tau e peças decorativas personalizadas.

Foto: Kacio Lira

Em seu processo criativo, a arquiteta considera o estilo contemporâneo com linhas retas e poucos detalhes o seu preferido na arquitetura. Portanto, foi com este conceito que os espaços ganharam vida no garimpo, como o cantinho acolhedor que recebeu o predomínio de móveis escuros à base neutra. A elegante poltrona London, da Tironi, e as mesas laterais Set emitem uma atmosfera de requinte e sobriedade.

Foto: Kacio Lira

Com formas, tramas e cores se fundindo para representar algumas das premissas da arquiteta, Manu concebeu uma área social com cores claras, conforto em evidência e um décor assertivo. O sofá estofado Zurique e a mesa de centro Ora são alguns dos xodós que protagonizam o espaço, além dos detalhes amadeirados e a adição de plantas naturais. Com ergonomia, beleza e amplitude, as peças formam o espaço perfeito para relaxar.

Foto: Kacio Lira

Publicações Relacionadas