Últimas Novidades

26 nov 2021

PROJETOS

Genuíno bem viver
Eduardo Macarios
PROJETOS

Genuíno bem viver

Em busca do essencial, Suelen Parizotto uniu forma e função no projeto com estética limpa e ambientes práticos que ressignificam o morar do casal e seus três filhos.

Foto: Eduardo Macarios

A simplicidade é uma característica complexa. Ela pode ser interpretada de variadas formas e pode até ser um defeito, mas não neste projeto. Aqui, ela entra como uma amiga que emprestou a sua essência para os principais pontos ganharem vida: está na fluidez dos espaços, que serão cenários de deliciosos encontros nos finais de semana; no contato com a natureza para reforçar a paixão do proprietário pelo céu, onde pilota; no minimalismo e na premissa nunca errônea de “menos é mais”.

Foto: Eduardo Macarios

Durante o projeto, a arquiteta Suelen Parizotto exercitou a reflexão do que realmente é essencial para viver. Os 590 metros quadrados expõem uma sofisticação sensorial, destacada pelos móveis de design assinado pela Artefacto e seus acabamentos naturais como o linho, o couro e o veludo. As cores também são pontos-chave nos ambientes, que receberam um pano de fundo off-white para outros tons protagonizarem. Na sala de conversação, o azul marinho foi distribuído no sofá de camurça Piero, nas poltronas e na obra de arte assinada por Ivo Gonçalo.

Foto: Eduardo Macarios

O estilo conhecido pela pureza de traços, pela linguagem limpa e por materiais naturais preenche a área social. O minimalismo está presente desde a paleta de cores sutil até o design da movelaria: o sofá Kubrick, de Patricia Anastassiadis, receberá a família em seus módulos aconchegantes e orgânicos, assim como as suas almofadas de plumas naturais. Por aqui, os ambientes têm significado e cada móvel é carregado de conceito, como as mesas Carlo e seus formatos geométricos que se unem para se tornarem um, assim como a tela assinada por Rodrigo Bivar.

Foto: Eduardo Macarios

PONTOS-CHAVE

• Grandes estruturas resumem a mesa de jantar Halston, da Artefacto, assim como o acabamento de lâmina natural e as formas lineares. Complementando as cores do ambiente, as cadeiras Jackie em linho tramado garantem o conforto dos moradores e seus visitantes.

Foto: Eduardo Macarios

• Assinada por Eliana Prolik, a escultura é mais uma das obras adicionadas ao projeto para enaltecer o lado artístico nos cenários.

• A vista é uma das grandes maravilhas da local e a arquitetura valoriza a sua imponência. Para os momentos de intimidade, as persianas foram automatizadas, garantindo a privacidade dos moradores.

Foto: Eduardo Macarios

Recebendo um toque despojado sem sair do minimalismo predominante, a área gourmet integrada à sala de jantar foi planejada para proporcionar maravilhosas experiências em festas, confraternizações ou mesmo no dia a dia. A madeira ripada está na bancada, na parede e na churrasqueira, criando contraste com a base neutra. Já o Mármore Branco Paraná possui veios que transitam entre tons de amarelo e castanho, combinando-se ao restante dos elementos sofisticados.

Foto: Eduardo Macarios

Para Suelen, o projeto é a realização de “um espaço que oferece extremo cuidado com segurança, conforto, privacidade e tecnologia”, comenta. Todos esses atributos são enaltecidos na cozinha com a funcionalidade, a simplicidade e a elegância reunidas em harmonia.

Foto: Eduardo Macarios

O ambiente é clean e possui bastante espaço para o preparo de pratos em família. Extensa e central, a bancada em Mármore Branco Paraná cria um ponto de encontro no espaço, perfeito para o mise en place de longos e saborosos jantares.

Foto: Eduardo Macarios

Tonalidades neutras assumem o protagonismo da suíte master, regada a texturas macias e confortáveis ao toque. A suavidade vai da paisagem aos elementos que compõem o espaço, todos selecionados a dedo pela arquiteta. Originado da junção de duas suítes, o quarto recebeu amplitude, contato natural e autenticidade.

Foto: Eduardo Macarios

A sobriedade comanda a composição desta suíte, que explorou elementos decorativos, trazendo a personalidade do proprietário. Os tons de azul marinho estão na poltrona, nos quadros e na cabeceira — elemento que possui microtexturas em couro 100% natural, assim como as mesas de cabeceira.

Foto: Eduardo Macarios

A arquiteta não abriu mão de compor um espaço de leituras, assim como um cantinho para trabalhos e estudos.

Foto: Eduardo Macarios

DETALHANDO:

1. Assim como na área da churrasqueira, o Mármore Branco Paraná foi escolhido para o painel e lareira do living. Com esse pano de fundo, a televisão se assemelha a mais um quadro distribuído na residência.

Foto: Eduardo Macarios

2. No home theater, além dos grandes painéis em madeira e das linhas bem definidas, a luminária Taccia ganha as atenções. Assinada pelos irmãos Achille e Pier Giacomo Castiglioni em 1958, ela consiste em uma base de alumínio corrugado e difusor em vidro transparente soprado, que resulta na emissão de uma luz suave e indireta.

Foto: Eduardo Macarios

3. As cadeiras Carrie em veludo azul navy transformam a sala de almoço com seu design refinado. A linearidade do buffet é contraposta pelas formas orgânicas da composição de móveis, criando um contraste que arremata com originalidade a composição.

Foto: Eduardo Macarios

Publicações Relacionadas