Últimas Novidades

03 jun 2020

PROJETOS

PROJETOS

Habitat por Graziele de Souza

O lar é a expressão de quem o habita. Para a arquiteta Graziele de Souza, é a materialização da sua personalidade autêntica, marcante e apaixonada pelos clássicos – do seu estilo pessoal ao décor do apartamento onde mora com o marido e o filho de 10 anos, em Tubarão.

Logo após o nascimento do primogênito, Manoel, a família resolveu mudar-se para um apartamento maior, mas com o tamanho ideal para manter a proximidade entre os três. Com as chaves em mãos, Graziele começou a criar o projeto, explorando toda a sua expertise na obra. “Aqui não tem essa de ‘casa de ferreiro, espeto de pau’. Eu mudo muito as coisas de lugar. Às vezes, tenho um pouco de resistência, porque faço isso todo dia. Mas cada detalhe do apartamento é feito pelas nossas mãos”, conta.

A decoração é composta, principalmente, com elementos do estilo clássico. Dessa forma, estampas florais, boiseries e arandelas criam uma atmosfera romântica e charmosa em cada um dos ambientes, que foram adaptando-se às diferentes fases da família ao longo dos anos. Todo o mobiliário foi desenhado por Graziele, com tonalidades neutras na base e detalhes em dourado, além de móveis e objetos de decoração em vermelho – a cor preferida da arquiteta. “As minhas melhores composições sempre têm vermelho, para mim, a representação do amor. Ele nunca sai de moda por ser uma cor primária e me descreve totalmente”. A tonalidade dá vida ao bombê na sala de estar e está presente na tapeçaria do quarto e da área social, enaltecendo a atmosfera de aconchego dos ambientes.

A aura de acolhimento é proporcionada, ainda, pelo projeto luminotécnico, que mescla diferentes peças, como abajures, spots e lustres, que criam um universo de possibilidades para diferentes ocasiões, como um jantar em família ou noite do cinema. Graziele acredita que a luz movimenta as pessoas. Por isso, na maior parte do tempo, sua casa tem que estar sempre bem iluminada. “O ser humano é movido por luz. Eu gosto de claridade, mas também da meia-luz das arandelas, que surgem quando preciso diminuir o ritmo”, conta.
Nas paredes do apartamento, obras de arte dos seus artistas visuais favoritos representam traços da personalidade da profissional. Dos quadros de Juarez Machado, a ousadia que marca os seus projetos e a sua postura em relação à vida. Já nas pinturas de Caio Borges, a família, a harmonia e a felicidade marcantes nas composições expressam o seu amor pelas tradições e pela maternidade.

Extremamente unidos, pais e filho escolheram o quarto do casal como cenário das brincadeiras e das conversas em família, que dedica um tempo exclusivo para essas trocas no cotidiano: “Para o meu filho, o coração da minha casa é o meu quarto. Ele tem uma loucura por dormir com a gente. E nós amamos ficar juntos. É no quarto que a gente se revela”.
No ano em que completa 40 anos, Graziele afirma se sentir mais realizada do que nunca com a sua equipe de trabalho e a participação na CasaCor Santa Catarina com o ambiente Living da Arquiteta – para ela, a consagração do seu trabalho: “Este foi o meu melhor ano. Tenho uma equipe que me escuta e compreende que eu funciono na palavra. Hoje, eu tenho um entendimento muito mais amplo da minha posição como arquiteta no mercado e da minha missão na arquitetura”.

Veja a galeria do projeto:

1/9

Publicações Relacionadas