Últimas Novidades

03 abr 2020

PROJETOS

História valorizada
PROJETOS

História valorizada

As arquitetas da Rau Duarte Arquitetura enalteceram objetos de estima em cada ambiente deste apartamento, que recebeu um projeto refinado, funcional e repleto de sofisticação.

Um projeto de interiores movido pela paixão. Pode-se sintetizar assim o trabalho realizado neste duplex pelas arquitetas Sara Rau e Jéssica Duarte, da Rau Duarte Arquitetura, localizado na região da Beira-mar Norte, de Florianópolis. Afinal, a profunda ligação dos proprietários – um casal na faixa dos sessenta anos que mora sozinho – com a história da família moveu boa parte da concepção dos ambientes. “Necessitavam de espaço para armazenar e expor peças de herança, algo sempre citado com muita importância e carinho por eles”, diz Jéssica.

Ela e a sócia assumiram a missão ainda em planta. Assim, puderam fazer adequações que valorizassem essas e outras determinações dos moradores. Na cozinha, por exemplo, trocaram a posição da torre de fornos, algo que permitiu um ganho de espaço considerável. Quanto ao décor, desde a primeira reunião os donos deixaram claro que queriam um lar bem diferente do local onde moravam. Nele, havia muitos móveis em madeira em meio a ambientes escuros. O novo endereço deveria então ter ambientes leves e evitar tons amadeirados. Precisava também de muito espaço para guardar cristais e louças de seu vasto acervo, bem como expor a coletânea de quadros – a maioria pintada por antepassados do proprietário.

Em suma, a principal necessidade era a criação de um ambiente acolhedor para reunir toda a família e amigos. Nesse contexto, o projeto reflete a personalidade dos moradores. O marido é médico e planeja aposentar-se em breve. Fã de leitura e artes, preza pelo conforto – sem abrir mão do bom gosto. A esposa adora cozinhar para os familiares. Apaixonada por objetos de arte, coleciona com carinho itens herdados. Além disso, por lazer, já fez belos trabalhos em pintura e cerâmica – que hoje decoram seu apartamento. “É um lar que abraça a história da família”, complementa Sara.

A cozinha está conectada à sala de jantar, e o layout utilizado permite a integração dos usuários dos dois espaços. As portas em vidro reflecta servem como uma discreta vitrine para as louças da cliente. O mobiliário cinza atende aos desejos dos proprietários por um estilo monocromático, seguindo os padrões da residência. Destaque para a bancada translúcida iluminada, que dá um toque clássico muito bem-vindo. Os recortes no gesso demarcam as áreas de circulação e de trabalho do ambiente.

A sala de jantar segue a mesma linguagem da sala de estar, e foi projetada para harmonizar-se com a cozinha. O grande destaque é o lustre de cristal – sonho de consumo dos clientes. Algumas heranças de família foram incorporadas no projeto, como o tapete persa e o quadro do artista Willy Zumblick.

A suíte do casal foi projetada para refletir o gosto dos clientes pelo estilo atemporal, aconchegante e elegante. Recebeu então peças como o recamier, que valoriza o espaço e serve como apoio ao closet. As cortinas foram trabalhadas em linho com uma barra de 40cm e um voil branco que permite a entrada de luz indireta no quarto. O linho também surge na cabeceira, compondo com os criados-mudos executados pela Belluno Móveis em laca branca com perfis e puxadores em inox. O dormitório conta também com um armário criado especialmente para expor os acessórios que a cliente mais adora: suas bolsas. A porta em vidro protege as peças e dá ao móvel o estilo de expositor. O banheiro reflete o minimalismo, bom gosto e sutileza, exibindo um nicho que se estende alinhado às janelas. A bancada com cuba esculpida em quartzo realça a predileção dos moradores por banheiros brancos.

Veja a galeria de fotos do projeto:

1/13

Publicações Relacionadas