Últimas Novidades

03 dez 2020

Destaques

Destaques

Cotidiano em família por Idea Arquitetura

Valorizar os encontros é o lema dos moradores desta casa, que amam passar bons momentos reunidos no próprio lar. A missão dos arquitetos foi criar um cenário elegante e amplo, com materiais de alto padrão e detalhes singulares, que expressam a personalidade de cada membro da família.

Há quem diga que voltar para a casa é a melhor parte de viajar. O sabor da comida caseira, o conforto da própria cama, o café da manhã ao lado de quem mais ama: são inúmeras as razões que fazem com que nenhum lugar seja tão especial quanto o próprio lar. Por isso, projetar o apartamento de uma família unida e com uma grande bagagem exige sensibilidade para traduzir os desejos e a identidade de cada morador no projeto. Essa foi a missão do escritório IDEA Arquitetura na elaboração da proposta para este apartamento de 400 metros quadrados – uma criação que valoriza o universo particular do casal e de sua filha.

Os arquitetos Daniel Romanelli, Karine da Silva e Marizete Ceriolli assumiram a obra ainda na planta. Assim, foi possível criar uma área social ampla para enaltecer o lado anfitrião dos clientes. “A ideia era fazer com que o ambiente comum fosse agradável para receber bem convidados. Começamos tirando algumas paredes para que o espaço de jantar, a área gourmet e o home theater se tornassem um”, explica o trio.

O objetivo era criar impacto visual com alguns elementos de acabamento marcante, como pedras, marcenaria elaborada e lâminas de madeiras exclusivas. “O piso cerâmico, por exemplo, tem um formato grande, é branco e extremamente claro”, contam. Dessa forma, a equipe alcançou uma estética leve e total amplitude.

Os arquitetos capturaram uma característica forte da personalidade dos moradores e a usaram como guia na concepção dos espaços: a elegância. Coração do apartamento, a sala de jantar expressa esse traço da família por meio de uma mesa extensa, com 10 lugares bem distribuídos em uma composição que tem como protagonista os lustres trazidos de uma viagem à Itália. Ao fundo, a cristaleira guarda louças e utensílios, agregando funcionalidade ao ambiente que integra a área social.

PONTOS-CHAVE
• O ponto de partida do projeto foi o espaço gourmet, com móveis desenhados pelo escritório e estruturas pensadas para proporcionar conforto térmico em todas as estações, como o sistema de aquecimento hidráulico.

• Uma ilha central reúne adega, frigobar, cervejeiras, gavetas, paneleiros, cuba e fogão – tudo a mão para garantir praticidade no uso diário e em ocasiões especiais.

• O ponto da churrasqueira foi preservado, mas precisou ser reformulado, transformando-se em um fogão campeiro para aquecer a família nos dias frios. “Optamos pela integração dos elementos, deixando o ambiente mais sofisticado e aconchegante”, explicam os arquitetos.

• O acabamento das janelas é feito com linho e seda, uma mistura de texturas com a madeira que reveste os eletrodomésticos e a pedra natural da bancada, deixando o local orgânico e acolhedor.

DETALHANDO
1. A mesma estética do hall de entrada foi explorada no lavabo. Assim, os arquitetos conseguiram uma unidade visual entre os espaços, principalmente com o uso da mesma pedra, que confere volume à bancada, e o revestimento da porta. “Criamos um jardim com plantas naturais que é refletido por uma sobreposição de espelhos, um elemento de bastante destaque em tons de dourado e madeira”, conta a equipe.

2. A varanda do apartamento abraça as laterais do espaço gourmet e da sala de estar. Para criar um atmosfera de casa, os arquitetos exploraram a beleza orgânica das plantas na treliça que vai do chão ao teto, além de uma jabuticabeira e uma horta rica em ervas e temperos.

3. Para apreciar a sétima arte, o home theater recebeu sofá de couro, tapete de kilim e cortinas de seda que auxiliam no isolamento acústico e também para a projeção no telão. Uma lareira linear a gás arremata a proposta.

Publicações Relacionadas