Últimas Novidades

17 maio 2021

PROJETOS

Linearidade e contraste
Foto: Fabio Jr. Severo
PROJETOS

Linearidade e contraste

Para dar vida a essa reforma, a equipe do Studio Gabriel Bordin arregaçou as mangas para a proposta minimalista que contemplou toda a elegância presente no essencial.

Foto: Fabio Jr. Severo

O desejo por uma residência minimalista delineia a proposta em Florianópolis, lar de um jovem casal e o seu pequeno pet. Ao contatarem os profissionais do Studio Gabriel Bordin, os clientes entregaram a missão de revitalizar os ambientes internos e conceber espaços onde o layout e a decoração andassem em consonância com o cotidiano e a personalidade da família.

Foto: Fabio Jr. Severo

Fazendo alterações pontuais na estrutura e intervindo no projeto de paisagismo, a equipe utilizou de sua expertise para integrar a vegetação externa com a sobriedade do minimalismo — protagonista nas áreas internas. O mix de plantas nativas, composições funcionais e cores neutras se fundem para garantir beleza e imponência no projeto.

Foto: Fabio Jr. Severo

Com o desafio de transformar os ares sem fazer grandes alterações, a equipe desenvolveu superfícies de marcenaria para as personalizações que os espaços necessitavam. Na sala de estar, amplos vidros contornam o ambiente para que os moradores apreciem o mar, o nascer e o por do sol em momentos de contemplação. As poltronas Five, de Jader Almeida, estão entre os móveis escolhidos para a varanda — peças que transmitem a leveza e a linearidade marcantes, reforçando a identidade assertiva do projeto.

Foto: Fabio Jr. Severo

No home theater, grandes superfícies foram elencadas para comandarem a estética do espaço nas cores preto, branco e cinza. Já os móveis soltos receberam a tarefa de serem os pontos focais do ambiente, imprimindo contraste, equilíbrio e requinte. Além das tonalidades em madeira, do amplo sofá e do quadro com a paisagem marítima, uma adega em MDF Ébano e chapas metálicas foi planejada para abrigar os rótulos do casal — em um espaço aconchegante para o desfrute dos mesmos.

PONTOS-CHAVE

• A parede em tonalidades acinzentadas é responsável pela setorização da sala de jantar com o home theater. De um lado do bloco, o aparador é um item que agrega praticidade; do outro lado, o elemento abriga a televisão.

Foto: Fabio Jr. Severo

• Para contrastar com o cinza do bloco, do aparador e do vaso, a tela em azul imprime vitalidade ao ambiente de jantar.

• As mesas e as cadeiras foram selecionadas por conta da harmonia que proporcionam na área social. Lineares e imponentes, os elementos atribuem aconchego pela estética amadeirada.

Foto: Fabio Jr. Severo

Componente central da área social, a escada separa os ambientes com seu design minimalista e refinado. Para quem é convidado à residência, o hall de entrada apresenta um anteparo em MDF Ébano na cor preta, planejado com colunas que podem mudar seu direcionamento. De acordo com os desejos dos moradores, o objeto pode fechar ou abrir suas colunas, trazendo visibilidade às áreas comuns ou mantendo a privacidade

Foto: Fabio Jr Severo

A premissa da cozinha é compor apenas o essencial, unindo a funcionalidade com a beleza para o cotidiano do casal. Dando vida a um ambiente Black and White, Gabriel Bordin e sua equipe adicionaram uma bancada em corian com um fogão por indução. No rasgo da bancada, as cadeiras pretas fazem um contraponto com a paleta imersa no branco. De um lado, o armário em branco fosco origina a bancada horizontal. De outro, o preto da marcenaria abraça as paredes e integra visualmente a proposta do restante da área social.

Foto: Fabio Jr. Severo

A partir da união de materiais como o concreto, a madeira e a pedra, a área gourmet inspira a descontração. Sem deixar de lado a identidade do projeto, a narrativa sóbria está presente no ambiente de lazer, mas com bons toques despojados. Reunindo as cores sóbrias e detalhes terrosos, o espaço conta com um design refinado e movelaria diferenciada para o bem receber.

Foto: Fabio Jr. Severo

Horizontalidade é a palavra-chave da suíte do casal, que recebeu uma marcenaria que dialoga entre si para o pleno descanso dos clientes. Os traços horizontais da cabeceira, mesa lateral e do painel da tv inspiram a serenidade. O painel na cor preta foi planejado para dividir o ambiente do closet com personalidade e expressão.

Foto: Fabio Jr. Severo

Como os proprietários trabalham em casa, o espaço de criação recebeu a cor azul petróleo para unir-se a paleta monocromática. O azul também foi eleito pela referência da vista do céu e mar de Florianópolis — presente graças as aberturas em vidro em frente à mesa de trabalho. O móvel, inclusive, foi planejado para transmitir um aspecto de flutuação.

Foto: Fabio Jr. Severo

DETALHANDO

1. Elegância despretensiosa: foi assim que Gabriel Bordin definiu a composição do lavabo. Revestido com a pedra Hirtam, o ambiente recebeu uma estética marcada pelos volumes retos em preto e a adição de elementos belos e práticos.

Foto: Fabio Jr. Severo

2. Na sala de estar, poucos e seletos elementos formam a composição. As poltronas Diz, do designer Sérgio Rodrigues, se unem à mesa de centro para estimular a permanência no espaço.

Foto: Fabio Jr. Severo

3. O quarto de hóspedes recebeu a mesma narrativa da casa, com as cores sóbrias e a atmosfera clean dando o tom do espaço. A escrivaninha e gaveteiro receberam a cor preta para aquecer e humanizar o ambiente ao lado da cadeira amadeirada.

Foto: Fabio Jr. Severo

Outros ângulos do projeto: 

Foto: Fabio Jr. Severo
Foto: Fabio Jr. Severo
Foto: Fabio Jr. Severo
Foto: Fabio Jr. Severo
Foto: Fabio Jr. Severo
Foto: Fabio Jr. Severo
Foto: Fabio Jr. Severo
Foto: Fabio Jr. Severo

Publicações Relacionadas