Últimas Novidades

02 dez 2021

Destaques

Luxo em black & white
As cadeiras Carrie, da designer Patricia Anastassiadis para a Artefacto, são pinceladas de cor em meio ao cenário no qual os extremos do branco e do preto traduzem a sua potência. Foto: Raphael Briest
Destaques

Luxo em black & white

Marcado pelo clássico contraste entre preto e branco, o projeto em Ponta Grossa, no Paraná, foi concebido com total liberdade pela arquiteta, que apostou em elementos atemporais e sofisticados.

As cadeiras Carrie, da designer Patricia Anastassiadis para a Artefacto, são pinceladas de cor em meio ao cenário no qual os extremos do branco e do preto traduzem a sua potência. Foto: Raphael Briest

Branco é a união de todas as cores; preto, a ausência de luz. Na arte, na moda, na fotografia e na arquitetura, esse é um dos mais clássicos contrastes explorados na hora de criar. Não à toa, afinal, é inenarrável a potência dessa combinação que, por si só, transforma toda e qualquer criação. Na casa assinada pela arquiteta Roberta Zimmermann, o duo black and white está presente em diversos elementos: no piso, no home theater, nas paredes e nos objetos de decoração marcados pelo refinamento dos traços.

Nos cenários que somam 700 metros quadrados, projetados para um casal maduro, a assinatura da arquiteta se faz presente em cada escolha, das pedras naturais que emolduram a proposta às peças de mobiliário que revelam o bom gosto atemporal de Roberta. Com carta branca para criar, o único briefing foi o desejo por uma casa bem iluminada, com pé-direito alto, estilo clássico contemporâneo e uma linda e ampla cozinha para as aventuras gastronômicas da moradora, que fez questão de morar perto dos filhos e dos netos.

Foto: Raphael Briest

Após receber o projeto arquitetônico, o escritório desenvolveu o projeto de interiores. “Fizemos o layout, a escolha de acabamentos e o detalhamento, bem como escolha de acabamentos de fachada e área externa”, conta a autora.

PONTOS-CHAVE:

• No sofá curvo, assim como nas poltronas em verde e rosê, o casal passará deliciosos instantes em companhia dos filhos e netos. Os boiseries vão das paredes à grandiosa estante em laca cinza, executada com nichos em Mármore Gris Armani.

Foto: Raphael Briest

• Resgatados das antigas casas das décadas de 1940 e 1950, o pé-direito duplo nunca cansará os olhares e permanecerá atemporal. No home theater, ele e a branquitude da cartela de cores desenvolvem um cenário amplo e sofisticado.

Foto: Raphael Briest

• Emoldurando a arquitetura, extensos painéis de vidro foram inseridos para a iluminação natural ser frequente e abundante no ambiente. Espalhadas pelo projeto, as peças da linha Catapora são assinadas pela Roberta, adicionado personalidade à decoração que é puro requinte.

Foto: Raphael Briest

Entre boiseries e luz solar, quem é convidado aos jantares na residência sente-se em casa, graças à aliança entre conforto e sofisticação. No espaço, louceiros fazem o papel de painéis — com as molduras de inspiração francesa, eles criam um pórtico para circular a sala de jantar e, de quebra, a conectam a cozinha. O lustre que centraliza a mesa Lena e as cadeiras Carrie, ambas da Artefacto, imprime o ar clássico irreverente, assim como o mármore que dá origem ao piso neutro.

Foto: Raphael Briest

Para atender ao pedido por uma cozinha ampla, a arquiteta projetou uma movelaria prática e uma ilha ao centro para a proprietária mergulhar em receitas. Tradicionais da vertente clássica, as portas almofadadas contemplam o espaço, assim como os louceiros e a adega. O dekton foi o revestimento escolhido para a área e faz o arremate com suas cores claras, enquanto as banquetas alaranjadas desenvolvem o contraste despojado.

Foto: Raphael Briest

Inigualável, a cor preta compõe todas as esquadrias da casa e, na porta de entrada, recebeu um desenho geométrico em tom dourado para lhe fazer par. Todos os revestimentos e os acabamentos da área externa também foram especificados por Roberta e é por isso que a integração estética ganha os olhares.

Foto: Raphael Briest

Em forma geométrica, o piso em granito se desenvolve como um tapete e se conecta com os revestimentos do pergolado. A piscina possui pedra Hijau branca, um material de origem vulcânica e estética preciosa.

Foto: Raphael Briest

DETALHANDO

1. O visual contrastante permanece no lavabo, com o mesmo piso em mármores. A cuba em Ônix recebe iluminação e compõe com acessórios em preto e dourado. Junto da parede revestida em pedra, o espelho veneziano foi garimpado de um antiquário.

Foto: Raphael Briest

2. Um jardim de inverno foi planejado na área social, levando a natureza para o lado de revestimentos tão puros como os mármores. Essa combinação resultou em um projeto limpo, com toques de frescor que enaltecem o acolhimento e as boas energias.

Foto: Raphael Briest

Publicações Relacionadas