Últimas Novidades

20 set 2021

PROJETOS

Magna plenitude
PROJETOS

Magna plenitude

Para que a estação mais quente e vibrante do ano proporcione momentos inesquecíveis, os proprietários desta residência decidiram apostar em ambientes reformulados. A partir de materiais que aproximam os moradores da natureza e ambientes que prezam pelo convívio, o projeto é fonte de calmaria e plenitude.

Quando o verão chega, toda a família tem um tradicional planejamento para as férias. Há aquelas que preferem reunir os pais, filhos e netos para acampar em lugares afastados; outras acabam viajando o mundo para conhecer novas culturas. Porém, para os proprietários da residência construída há duas décadas, o plano perfeito é aproveitar o aconchego do lar de veraneio.

Foto: Mariana Boro

Como toda obra inspirada no verão — entre elas temos músicas, roupas e diversas expressões artísticas —, a casa localizada em Florianópolis reflete a calmaria trazida pela tropicalidade. Grande entrada de luz natural, fluidez de espaços e cores que transitam entre tons neutros e pontos vibrantes entram em ação.

Foto: Mariana Boro

Convocando a arquiteta Ana Paula Ronchi e sua equipe para realizar a reforma, os moradores contavam com a expertise do escritório para atender suas principais solicitações: integração de espaços e ares leves permeando os ambientes. Com layout aceito desde a primeira proposta, o projeto recebeu uma movelaria de design assinado, móveis sob medida feitos pelo escritório e ambientes que se destacam pelo estímulo à convivência. Afinal, as boas memórias são criadas em conjunto.

Foto: Mariana Boro

Conectado com a área da piscina e a sala de jantar, o living é aquele ambiente espaçoso que a família se reúne para assistir com conforto. A atmosfera leve é enaltecida pelos materiais eleitos para á área social, como a madeira natural e os estofados em linho. A conexão dos espaços é fortalecida ao longo do projeto, com ambientes que interagem entre si com máxima harmonia.

PONTOS-CHAVE

• O aconchego da morada praiana é enaltecido pela escolha das almofadas, mantas e objetos decorativos que criam uma narrativa afetiva no projeto.

Foto: Mariana Boro

• A estante suspensa desenvolve a tarefa de setorizar o living da sala de jantar. Possuindo elementos vazados que embelezam, os ambientes acabam separados, mas, ao mesmo tempo, ainda contam com uma certa comunicação.

Foto: Mariana Boro

• Peças de design assinado também são enaltecidas no projeto de Ana Paula: o sofá produzido em linho é do renomado designer Jader Almeida.
Foto: Mariana Boro

Foto: Mariana Boro

Um refúgio para o relaxamento. Cada cantinho da residência foi planejado pensando no bem viver. Na composição do living, peças com palhinha foram introduzidas. O recanto da família também conta com plantas e outros objetos decorativos que agregam vitalidade.

Foto: Mariana Boro

A sala de jantar possui um elemento especial: uma porta de mais de quatro metros foi planejada para a plena separação do ambiente com a cozinha gourmet. Desenvolvida com pórtico de madeira, o elemento se une aos pendentes e cadeiras em palha para criar ares praianos. Na mesa de jantar, o tampo da mesa em pedra contrasta com a união dos elementos quentes.

Foto: Mariana Boro

Sinônimo de harmonia e memórias em conjunto, o objetivo deste ambiente é de ser usufruído para boas conversas entre família e amigos. Nomeado pela arquiteta como sala bate-papo, o espaço traduz sofisticação com os abajures Apoema, de Bertolucci, com desenhos em tramas manuais, as poltronas de linho branco e a mesa de centro produzida em metal em madeira.

Foto: Mariana Boro

Pontapé inicial da reforma, a cozinha gourmet tem como premissa ser prática, funcional e moderna. Desenvolvida com nanotecnologia, a movelaria é resistente, possui alta durabilidade e não deixa marcas expressivas. Armários de touch screen, tampos em Dekton e uma imponente paleta de cores são alguns dos destaques do
espaço.

Foto: Mariana Boro

Neste projeto, espaços para reunir quem se ama não faltam! Totalmente integrada com a sala de jantar, a sala de jogos possui a mesma narrativa do restante da área social: traços clean e ares acolhedores. De um lado, a estante suspensa promove uma interação com quem está no sofá. De outro, o aparador é um dos destaques com a cor em verde — item que pode ser utilizado como apoio ao buffet ou apenas para objetos de decoração. Nesse contexto, as poltronas assinadas por Jader Almeida arrematam a composição.

Foto: Mariana Boro

Além da amplitude característica, o projeto também surpreende na quantidade de poltronas, cadeiras e assentos para comportar os moradores e as visitas da família. Uma bancada de madeira foi introduzida no ambiente para reuniões durante as refeições ou lanches diários.

Foto: Mariana Boro

Na hora de planejar as suítes do projeto, Ana Paula comenta que “quis dar um ar de praticidade de hotel” aos ambientes. Assim, apostou em armários sem portas e espaços específicos para as malas. Na frente das gavetas, a palhinha reveste os móveis, enquanto a cabeceira foi produzida em madeira.

DETALHANDO

1. O tom funcional percorre as três suítes da casa, com elementos específicos que as distinguem. Na segunda suíte, a cabeceira recebeu um tom acinzentado, mas com a mesma linguagem descontraída e toques praianos.

Foto: Mariana Boro

2. Como uma perfeita casa de praia, lugar para receber os hóspedes não faltam! Duas camas — uma de casal e uma de solteiro — foram eleitas para o quarto.

Foto: Mariana Boro

3. Além do aconchegante espaço para dormir, o ambiente ainda conta com um cantinho com bancada, gavetas e poltrona assinada por Jader Almeida. Na parede, as pastilhas agregam um toque rústico acolhedor ao espaço.

Foto: Mariana Boro

4. A última suíte ganhou uma decoração minimalista, com detalhes pontuais que enriquecem a composição. Como um convite à permanência, o quarto ganhou objetos que conectam o morador à natureza.

Foto: Mariana Boro

5. Para o lavabo, elementos naturais também protagonizam a proposta. O contato coma vegetação é enaltecido pela adição de plantas e design rústico. A bancada, criação de Jader Almeida, traz unidade ao décor.

Foto: Mariana Boro

Outros ângulos do projeto:

Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro

Publicações Relacionadas