Últimas Novidades

20 set 2021

PROJETOS

Melhor de dois mundos
Foto: Raphael Briest
PROJETOS

Melhor de dois mundos

Com um briefing no qual a sofisticação é a protagonista, o projeto de 500 metros quadrados explora o melhor dos estilos clássico e contemporâneo em uma narrativa conduzida por um casal e seus três filhos.

Foto: Raphael Briest

Unir dois ou mais estilos é um clássico na arquitetura de interiores. Além de imprimir referências com as quais os clientes se identificam, essa estratégia permite personalizar os espaços de maneira única e concede aos profissionais liberdade para imergir nos conceitos propostos. Nesta residência em Tubarão, a solicitação dos proprietários foi a de mesclar elementos do estilo clássico com o contemporâneo para resultar em espaços impactantes, esbanjando sofisticação, acolhimento e praticidade.

Foto: Raphael Briest

À frente da obra que durou cerca de um ano, a arquiteta Roberta Zimmermann interveio em todos os aspectos da residência — com alterações que percorrem desde a planta baixa até a decoração final. Assim, os moradores — um casal e três filhos —, receberam uma casa que vai além, imprimindo riqueza de detalhes e uma atmosfera que envolve a partir das inspirações palacianas e do layout funcional.

Foto: Raphael Briest

Na proposta que conta com uma marcenaria nova, exclusivamente desenhada pelo escritório da arquiteta, foi tarefa difícil separar destaques e protagonistas, já que a composição dos espaços conversa em uma linguagem de imponência e harmonia.

Foto: Raphael Briest

Na sala de jantar, o clássico e o contemporâneo se integram em prol da sofisticação. Os boiseries nas paredes, as cadeiras em dourado com linhas curvas e o belo lustre imprimem o conceito palaciano. Além disso, a mesa de jantar possui pés em metal dourado e um refinado tampo em mármore. Agregando estilo ao décor, o buffet, o espelho e o painel em madeira de Macassar formam um estiloso cenário na área social.

PONTOS-CHAVE

• O mix de cores e texturas torna os ambientes singulares e expressivos. No home theater, o espaço feito para a família se reunir e assistir a filmes e séries recebeu uma estante iluminada em total harmonia com o mármore Nero Marquina.

Foto: Raphael Briest

• O couro de crocodilo e a madeira de Macassar na estante entram no jogo ao lado dos móveis em veludo na cor roxa e dos pufes em estampa de zebra.

Foto: Raphael Briest

• Entre os objetos de decoração estão o vaso Lalique, de Paula Bassin, e os vasos em roxo da Di Murano, formando o décor ousado e contemporâneo.

Os momentos de descanso estão em boas mãos com os estofados deste projeto. O sofá orgânico branco é um dos diferenciais do living, com seus ares que imprimem modernidade e conforto. Dos itens decorativos aos móveis mais importantes, tudo foi escolhido a dedo para o bem viver da grande família.

Foto: Raphael Briest

Apesar de cada ambiente ter uma composição diferenciada, a narrativa se integra ao todo. No living, espaço é o que não falta para os moradores receberem as visitas, com um sofá cinza gomado, um sofá branco orgânico e poltronas em tons de verde. A mesa, desenhada pelo escritório da arquiteta, é de mármore verde Guatemala e abriga uma bela lareira. Além disso, um bar também foi projetado com iluminação diferenciada e materiais nobres.

Foto: Raphael Briest

Com a diminuição de um pedaço da cozinha, a profissional desenvolveu este espaço como uma sala de almoço reservada. As cadeiras charmosas elevam a composição, que conta com uma mesa oval e plantas para o décor.

Foto: Raphael Briest

Inspirada no hotel Baccarat, em Nova Iorque, a suíte master contempla fielmente o pedido da cliente, que queria um quarto “ousado e aconchegante”. O espaldar de aço inox faz alusão aos antigos e clássicos dosséis, enquanto o móvel em madeira com lareira de aço inox e mármore Calacata imprime o conforto predominante do ambiente.

Foto: Raphael Briest

A área íntima se destaca pelo grande uso de espelhos e a diversidade com que são compostos. Na suíte master, o elemento está presente nas paredes e nas mesas laterais. O ambiente recebeu também ornamentos que enriquecem a refinada decoração.

Foto: Raphael Briest

O closet permanece com a mesma narrativa da suíte master, com espelhos revestindo as portas que guardam os pertences do casal. No segundo banheiro, o revestimento marmorizado e a pintura em rosa lavado emprega um estilo romântico e ares suaves.

DETALHANDO

1. Desenhada pelo escritório da arquiteta, a estante recebeu materiais nobres e naturais. Madeira de Macassar, couro de crocodilo e espelho foram unidos para protagonizar a sala da tv.

Foto: Raphael Briest

2. Com uma paleta de cores neutra, a cozinha foi planejada para a praticidade do casal e seus três filhos. Os diversos armários e a adição da pedra formam uma estética sofisticada com os puxadores e outros detalhes na cor dourada.

Foto: Raphael Briest

3. Um dos xodós do projeto, o lavabo foi inspirado no hotel Le royal monceau, em Paris. Com revestimentos de espelhos, os elementos também foram utilizados para fazer sobreposições e quadros com molduras. Para dar um toque despojado, o piso em mármore preto e branco e o mármore Calacata arrematam a composição.

Foto: Rudi Razador

4. Para quem é convidado à residência, a primeira impressão é de arrebatar corações. Com o piso diferenciado que remete ao Art Déco e grande presença de madeira natural, a imponência toma conta do hall de entrada.

Foto: Raphael Briest

5. O uso dos espelhos no banheiro master foi, segundo Roberta, um dos desafios do projeto. A sua marcante composição torna o espaço moderno e único.

Foto: Rudi Razador

Publicações Relacionadas