Últimas Novidades

10 ago 2020

PROJETOS

Moderno e minimalista
PROJETOS

Moderno e minimalista

Cada escolha levou em conta a praticidade necessária nos ambientes deste apartamento em Florianópolis, tornando funcional o dia a dia dos moradores.

Com clima litorâneo em meio a belas paisagens que transmitem tranquilidade e sossego, também é a capital da correria do dia a dia, e a mais desejada dos vestibulandos. Foi essa perfeita combinação que levou três jovens estudantes a morarem em Florianópolis. Os pais, que são de Alfredo Wagner, cidade do meio Oeste de Santa Catarina, decidiram então reformar o apartamento da capital para melhor receber os filhos que iriam morar durante a semana sozinhos, pois os pais só iriam para Florianópolis nos finais de semana.

Sendo assim os ambientes além de integrados deveriam ser práticos para tornar fácil a manutenção aos três estudantes. Pedido feito para o arquiteto Rico Mendonça durante uma reunião que aconteceu no próprio apartamento, onde ficou clara a ideia de não ter frescuras. “Bem objetivos nas mudanças, poucos objetos, fácil manutenção e sem quadros nas paredes”, explica Rico sobre os pedidos dos proprietários.

Todos os mobiliários foram selecionados a dedo, e fabricados sob medida para cada ambiente, realçando a praticidade em cada espaço. Charmoso e com tonalidades frias, o quarto de casal ficou ainda mais delicado com a escolha deste criado-mudo com gaveta espelhada, decoração que trouxe ainda mais requinte ao ambiente. Delicada, a cabeceira em linho tornou-se peça-chave para completar a beleza do espaço, fazendo composição com o papel de parede.

Pontos-chave

• O layout original do apartamento foi quase todo mantido para tornar os ambientes mais funcionais. Em modelo ripado e chamando atenção por sua performance, o revestimento escolhido para ser aplicado na parede da sala de jantar tornou-se um dos destaques do projeto.
• Seguindo um conceito contemporâneo urbano, o projeto luminotécnico da sala de estar deixou o ambiente bem cênico e pontual.
• O refrigerador e a adega foram envolvidos em uma bancada em quartzo branco para melhor aproveitamento do ambiente.
• O tapete de grande dimensão, peça de cor mais forte da sala, em tons azuis, com a proposta de jogar almofadas no chão para assistir TV, ou comer na mesa de centro, faz composição com duas belíssimas poltronas, em couro caramelo.

Aconchegante, a suíte de casal recebeu uma delicada cabeceira de cama em linho, criando uma composição harmônica com o papel de parede e com a poltrona, que têm as mesmas tonalidades. O criado-mudo com gaveta espelhada recebeu detalhes delicados, que trouxeram requinte ao ambiente. Elegante, o banheiro da suíte obteve bancada em botticino, presente também na lateral da banheira. O ambiente foi dividido para o uso individual da banheira e do box. Para deixar o espaço ainda mais funcional, foram criadas prateleiras de vidro.

Angelical e multifuncional, o quarto da filha do casal ficou com uma aura convidativa por meio das nuances das cores escolhidas para o mobiliário. Seguindo a linha clean, a cabeceira da cama em captone tornou o ambiente mais delicado.

Pensando na possibilidade de estudar no quarto, Rico teve o cuidado na hora de elaborar os móveis: há espaço para sentar, ler, escrever e para guardar todo material de forma fácil e ágil. Para isso, foi planejada uma escrivaninha espaçosa e com nichos criados para deixar mais a mão os livros. O arquiteto incluiu ainda um painel com imã na parede da escrivaninha para melhor organização da estudante.

Detalhando

1. O lavabo ganhou bancada de botticino e papel de parede em tom achocolatado, além de textura em relevo, que deu mais visibilidade para os detalhes. Também foi incluído um detalhe em couro na alça do espelho e um pranchão de madeira maciça abaixo da bancada.

2. Detalhe da sala de estar com puff em couro caramelo. Ao fundo, adega e cervejaria envolvidas no mesmo quartzo, tornando o ambiente mais funcional.

3.Com vista panorâmica, a sacada na cor azul-marinho, com mesa para receber seis pessoas, faz composição com o sofá e poltronas. Detalhe na iluminação natural que chega no ambiente através da grande local que é todo em vidro.

4. A cozinha recebeu buffet perfeito para o dia a dia e um belíssimo papel de parede que imita linho. O revestimento deixou o ambiente mais aconchegante.

Veja a galeria de fotos do projeto:

Publicações Relacionadas