Últimas Novidades

27 out 2021

PROJETOS

Novos ares
PROJETOS

Novos ares

Para viver os próximos capítulos de suas vidas após um longo período habitando os mesmos ambientes, os moradores desta casa abriram espaço para a renovação — não só da casa, mas de si mesmos.

Fotos: Rudi Razador

A beleza natural de Garopaba, cidade litorânea que recebe milhares de turistas no verão, inspirou a engenheira e designer de interiores Letícia Medeiros na criação do projeto para esta casa de 125 metros quadrados. Após duas décadas e meia sem reformas, os moradores resolveram renovar os espaços para iniciar um novo ciclo com cenários diferentes.

O imóvel passou por uma reforma completa. Além dos móveis, todos os revestimentos foram trocados, assim como a parte elétrica e hidráulica. “No projeto da cozinha, lavabo e área de serviço, retiramos os azulejos e substituímos por pintura. Os revestimentos do chão deram lugar ao piso vinílico amadeirado, que deixou a casa muito confortável”, explica Letícia.

Com as mudanças estruturais concluídas, o próximo passo foi dedicado ao projeto dos móveis sob medida e à decoração — um processo que permitiu ao escritório liberdade criativa, tamanha a confiança dos clientes na profissional. Para manter o clima familiar, a designer valorizou a sala de jantar com contrastes marcantes entre o tom de azul da parede e os móveis em madeira, como a mesa e as cadeiras com aplicação de palha, e a cristaleira branca que, além de decorar, também é usada como apoio em ocasiões especiais.

“O projeto tem alguns xodós, mas o principal é a cozinha”, conta Letícia. Um ar nostálgico permeia o ambiente composto por armários laqueados em tom verde menta com acabamento fosco e ladrilhos brancos. O contraponto fica por conta do pendente dourado com design leve e contemporâneo, que equilibra o décor.

PONTOS-CHAVE

• O layout da suíte foi alterado para garantir acessibilidade para os moradores, que estão na terceira idade. Por ter formato retangular, não sobravam espaços adequados nas laterais da cama. Além disso, não havia local para a TV. A solução foi mudar a posição da cama, facilitando a movimentação, e permitindo a criação de um painel para a TV.

• O design do novo painel permitiu que uma porta de acesso ao banheiro fosse integrada, eliminando elementos ruidosos na proposta.

• A paleta de cores escolhida para o mobiliário valoriza os tons claros, que trazem sensação de aconchego. Nos detalhes do puxador do guarda-roupa e da mesa de cabeceira, desenhada pelo escritório, a designer optou pelo uso de tonalidades amadeiradas, criando contrastes pontuais.

• O banheiro da suíte recebeu uma bancada aérea e um amplo box, que permitiram uma área de circulação adequada no ambiente.

DETALHANDO

1. Cheio de personalidade, o lavabo tem parede bicolor, com parte em rosa envelhecido e parte em ladrilho branco — uma composição na medida certa para um estilo retrô elegante. O móvel em madeira natural com palha e o espelho com moldura de ferro e design assimétrico, ambos assinados por Letícia, arrematam a decoração.

2. O quarto de hóspedes recebeu uma cama dupla com detalhes lúdicos para o neto, que ama visitar os avós. O toque de cor ficou por conta das almofadas e da cadeira com tecido em tom verde militar.

3. O espaço conta ainda com uma escrivaninha em laca branca e amadeirada para estudos e leitura, que é usada tanto por convidados quanto pelos moradores.

4. No living, os painéis amadeirados encontram-se com o piso vinílico — elementos que compartilham o mesmo tom em um diálogo harmonioso e acolhedor. A peça de iluminação destaca a composição do décor, com quadros, livros e plantas que agregam estilo e frescor à proposta.

Publicações Relacionadas