Últimas Novidades

27 out 2021

PROJETOS

PROJETOS

Um respiro de atemporalidade, por Ana Paula Ronchi

Os finais de semana da família — constituída pela mãe e seus dois filhos — ganharam novos sabores com o projeto que estimula o bem receber e o conforto em todos os instantes.

A cada novo projeto, um misto de expectativas, sonhos e anseios vem à tona — tanto para o arquiteto, quanto para o cliente. No apartamento de 450 metros quadrados não foi diferente, pois enquanto Ana Paula Ronchi tinha o desafio de surpreender os moradores que já a conheciam tão bem de outros projetos, a família almejava um lar para o final de semana — sendo assim, com novas propostas, mesmo que com o objetivo de espelhar a identidade de cada membro.

Executando todas as etapas em um ano, a arquiteta acompanhou a mãe e seus dois filhos desde a escolha do imóvel, que os conquistou com a ampla área externa, com a piscina privativa e com a possibilidade de alterações internas. Após algumas reformulações e a união de materiais nobres com texturas aconchegantes e uma cartela monocromática, o apartamento convida não apenas os proprietários, mas também seus visitantes a emergirem em espaços que estimulam o descanso, o aconchego e a serenidade.

As áreas de convivência simbolizam esses anseios. Valorizando o potencial de cada ambiente, o living que recebeu as poltronas Blake, enquanto o sofá Ancona foi integrado com o espaço gourmet externo — destacando a comunicação, já que é ela que fortalece os laços.

Foto: Mariana Boro

Conforto é uma sensação que exige diferentes abordagens para se realizar. Ele percorre a estética, o aroma e diversos outros aspectos despertados ao sentar em uma cadeira macia ou tocar em um tecido amigável. Nesta sala de jantar, todos os patamares de conforto são enaltecidos: a monocromia desperta personalidade e sofisticação, enaltecida pelo lustre da Scato Lampadario.

Foto: Mariana Boro

A mesa de jantar possui doze lugares e as cadeiras Dominic, da Bolis Design, dão um ar atemporal ao ambiente. A movelaria fixa é funcional e expõem as peças mais refinadas da família.

Foto: Mariana Boro

PONTOS-CHAVE

• As tonalidades beges com veios off-white fazem do Dekton Taga um elemento versátil. Não à toa, a peça de grandes proporções foi eleita para incorporar o painel da TV e a lareira do home theater.

Foto: Mariana Boro

• Com desenho de Ana Paula, a marcenaria é um espetáculo estético: a linearidade do painel ripado e os nichos bem definidos unem praticidade a beleza e bom gosto.

• Os quadros da Artimage roubam a cena, adicionando movimento a predominância da cartela neutra que vai do sofá à mesa a de centro Monteria, da Century. Os espelhos foram incorporados para dar amplitude ao home theater, além de ser uma tendência que foge das regras temporais.

Foto: Mariana Boro

Integrado ao living e à área externa a partir de intervenções estruturais, o espaço gourmet possui toda a bancada em Dekton Taga com desenho diamantado, assim como o volume da churrasqueira. Outro destaque é a cristaleira totalmente espelhada, adicionando a atemporalidade do material à composição — além de resgatar a proposta da sala de televisão.

Foto: Mariana Boro

Cervejeiras, adegas e banquetas Round, da Century, também resultam no ambiente funcional e pronto para receber.

Foto: Mariana Boro

A pausa do final de semana é mais do que merecida e, hoje, a família tem um belo palco para curti-la. No térreo, a área externa chamou a atenção à primeira vista: o espaço recebeu uma piscina Igui e uma ampla porta que a separa do living e do ambiente gourmet.

Foto: Mariana Boro

Os móveis outdoor grandiosos, escolhidos para permanecerem ilesos mesmo expostos ao sol, à chuva e à água da piscina.

Foto: Mariana Boro

Conferindo leveza à suíte master, os tecidos são os principais responsáveis pelo aconchego predominante. O tapete geométrico, a cabeceira e as cortinas envolvem os moradores com acolhimento e identidade. A sanca iluminada, as luminárias e os quadros norteiam o décor.

Foto: Mariana Boro

Já o ripado, que vai do quarto ao banheiro, está presente no teto e na parede. A torneira assinada por Jader Almeida orna com o Dekton Taga, que também foi explorado na bancada do espaço íntimo.

Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro

DETALHANDO

1. O abajur de murano comprova que a arquiteta não deixou de lado os detalhes do projeto. No décor, peças nobres compõem a identidade atemporal da narrativa.

Foto: Mariana Boro

2. Os cristais da família ficaram no aparador desenhado pelo escritório, sobre a bandeja da Saint James. Esse elemento auxilia nas atividades e pode abrigar bons drinks.

Foto: Mariana Boro

3. No hall de entrada, a luminária se confunde com obra de arte. Adicionado em um painel ripado, o elemento possui desenhos de flores que se entrelaçam e dispersam luz difusa no ambiente.

Foto: Mariana Boro

Publicações Relacionadas