Últimas Novidades

23 maio 2022

PROJETOS

PROJETOS

Tempo de mudança, por Beatriz Fruet

O presente pede por renovação e a moradora de Jaraguá do Sul sabe disso. Determinada a deixar os ambientes mais leves e vibrantes, chamou Beatriz Fruet, do BFE Interiores, para a reestruturação do layout de seu apartamento.

Os últimos anos foram marcados por mudanças estruturais em diversos aspectos, principalmente na forma de habitar os espaços e o papel do arquiteto nessa equação. Não à toa, as novas maneiras de enxergar os ambientes já começam a aparecer nas composições. Reflexões sobre pertencimento, sensibilidade e afetividade tomaram conta da arquitetura e do design de interiores, assim como a vontade de dar novos sentidos às casas. Afinal, a introspecção pela qual o mundo passa incentivou as pessoas a olharem para dentro de si e incorporarem aquilo que verdadeiramente importa nos projetos de interiores.

Foto: Kacio Lira

Na criação de Beatriz Fruet, do BFE Interiores, o pedido por renovação é o ponto de partida. Alegre e determinada, a moradora queria transformar os espaços — anteriormente pesados e fechados — em ambientes que transmitissem a sua energia. Com 165 metros quadrados, a proposta recebeu uma estética moderna, fluida e leve, alcançada através da reestruturação do layout.

As mudanças no mobiliário solto e na decoração fizeram toda a diferença, refletindo a serenidade que desejada. Cores neutras, ar fresco e texturas aconchegantes também entraram em cena, assim como elementos naturais e áreas que privilegiam a vibração dos tempos modernos.

Foto: Kacio Lira

Com a paisagem urbana como pano de fundo, o living central traduz a aliança entre as texturas naturais e os traços orgânicos. A fluidez da área social foi um dos principais requisitos para o projeto, alcançada com êxito através da eleição de móveis circulares que otimizam o ambiente. Os dois sofás arredondados, as mesas de centro sobrepostas, as mesas de apoio e o pufe são alguns dos itens que adicionam movimento e dinamismo à proposta serena.

Foto: Kacio Lira

PONTOS-CHAVE:

• Na segunda sala de estar, a estante vazada permite que a entrada de luz natural ocorra com facilidade. O elemento recebeu peças decorativas em tons terrossos, dialogando com a estética proposta.

Foto: Kacio Lira

• Moderno, o sofá de canto traz funcionalidade ao ambiente de lazer. Além de otimizar o layout, o elemento integra-se às plantas coloridas e cheias de vida que invadem o projeto.

• A naturalidade e a sensibilidade da criação fazem dela sinônimo de autenticidade. O resultado é uma área que abraça a identidade da proprietária, que pode desfrutar de espaços aconchegantes.

Foto: Kacio Lira

Entre o projeto e a execução, apenas cinco meses transformaram o apartamento neste refúgio afetivo. Entre os destaques, o buffet com design orgânico e revestido em couro natural foi composto com cores terrosas e outras matizes famosas na arte de agregar conforto e beleza.

Foto: Kacio Lira
Foto: Kacio Lira

O pé-direito duplo é o responsável pela abrangência de iluminação solar na sala de jantar, que entra através dos grandiosos panos de vidro. As cortinas com tramas leves desenvolvem a transparência que torna possível contemplar a paisagem externa durante as refeições.

Foto: Kacio Lira

Para complementar o mobiliário com suas linhas finas, os pendentes em palha natural reafirmam o visual sensível do projeto.

Foto: Kacio Lira

DETALHANDO

1. Para o chá da tarde ou noite de drinks, a copa recebeu cores alegres que vêm dos móveis com traços curvos. Os tons se destacam e dão um toque divertido no décor.

Foto: Kacio Lira

2. Itens que enchem os olhares e instigam o toque foram eleitos para a decoração dos espaços. Os vasos predominam na composição e complementam o indispensável verde da natureza.

Foto: Kacio Lira

3. Quando os componentes conversam, a harmonia transborda nos projetos. Esse atributo é uma das características principais do jantar, onde os itens foram selecionados a dedo para o bem-estar da proprietária e de suas visitas.

Foto: Kacio Lira

4. Em crochê, as tramas da cortina agregam sofisticação e leveza. O elemento atua também como uma base para outros itens chamarem a atenção no projeto.

Foto: Kacio Lira

Publicações Relacionadas