Últimas Novidades

02 dez 2021

Destaques

Destaques

À beira d’água, por Blasi Bahia

Pureza de materiais, ventilação e iluminação natural fazem parte do cenário bucólico no Canal da Barra, projetado para uma família que preza pela relação com a natureza.

A natureza é mais do que amiga do homem: é um ponto de paz. Para algumas culturas é sagrada; para a cidade é energia, é comida, é vida. Para a família que possui uma casa à beira do Canal da Barra, em Florianópolis, é a vizinha que auxilia no desenvolvimento dos moradores através do seu contato — estimulado pela arquitetura, dos materiais elencados e do layout reestruturado.

Foto: Mariana Boro

É nesse contexto que surge este projeto assinado pelos profissionais da Blasi Bahia + Arquitetos Associados. A reforma teve como premissa o respeito a força intrínseca da vegetação ao entorno e a sua aproximação com o cotidiano da família: o casal, duas filhas e os pets Gigi e Fred. A reformulação das duas edificações e a nítida separação entre os espaços íntimos e sociais também são pontos-chave do projeto de 400 metros quadrados.

Foto: Mariana Boro

Uma de gama de elementos naturais como a madeira, a corda náutica e a pedra, que se estende do exterior para as áreas internas, foi adicionada à proposta, que conta com linhas contemporâneas e tonalidades claras, garantindo um pano de fundo sereno e transportando a família para um cenário onde o relógio desacelera.

Foto: Mariana Boro

Delineado por grandes aberturas de vidro e pela beleza das pedras orgânicas, protagonistas no projeto arquitetônico, a área externa recebeu um sofá em tons off-white, com encostos almofadados e aconchegantes. Aqui, relaxar com o sol no rosto é um privilégio concebido com sucesso, seja para ler um bom livro ou tirar um cochilo. O calefator possui uma estrutura desenhada pelo escritório — conversando esteticamente com o deck em madeira no local que tem vista para a paisagem natural e está conectado a outros ambientes.

Foto: Mariana Boro

PONTOS-CHAVE

• A linearidade da movelaria faz com que os principais sujeitos do projeto sejam os próprios moradores, enquanto o resto se transforma em um belo pano de fundo. A madeira é utilizada com diversas matizes e aplicações, como na construção do mobiliário fixo e de painéis integradores.

• Com uma curadoria impecável, os profissionais do Blasi Bahia foram certeiros na escolha da decoração. Pedras e a sua pureza estão entre os objetos, além dos tecidos que imprimem aconchego — como o tapete, cortinas e almofadas.

Foto: Mariana Boro

• Todos os ambientes foram completamente transformados no projeto, resultando em espaços claros graças à escolha da paleta de cores, além da ventilação cruzada e da grande entrada de iluminação natural.

Foto: Mariana Boro

Desligar-se para se conectar com a vegetação será comum do cotidiano dos moradores, principalmente pela força dos elementos naturais no projeto arquitetônico e de interiores. Os toques rústicos, típicos de casas campestres, foram construídos pelo predomínio das pedras. Os elementos criam uma singularidade no imóvel, inovam esteticamente e interagem com os demais materiais.

Foto: Mariana Boro

A combinação entre o cinza e a madeira é a norteadora da área gourmet: enquanto o amadeirado em carvalho natural aquece, presente no forro e no mobiliário fixo, o tom de cinza expressa modernidade por meio dos 14 assentos em couro e da superfície em L.

Foto: Mariana Boro

Planejadas com material ultracompacto, as bancadas foram pensadas para não sobrecarregar o fluxo do ambiente, oferecendo um amplo espaço para as confraternizações.

Foto: Mariana Boro

O barulho da água é como palavras sussurradas pela natureza no projeto, que visou enaltecer a vegetação do entorno com uma iluminação direcionada. A madeira de cumaru foi a escolhida para o forro da área externa, enquanto os acabamentos receberam outros tipos de revestimentos naturais.

DETALHANDO

1. Cativante, a suíte master recebeu detalhes pontuais amadeirados e a mesma claridade na paleta de cores. Entre tantos elementos afetivos, a gravura de Tomie Othake, da Galeria Helena Neckel, se destaca sobre a cabeceira do casal.

Foto: Mariana Boro

2. O contraste de tonalidades transformou os ambientes com personalidade. A cozinha foi planejada com material ultracompacto e componentes que oferecem atributos eficazes e garantem o visual contemporâneo.

Foto: Mariana Boro

3. A proposta sensorial dedicou-se a preservar a riqueza da flora de Florianópolis e a paisagem inundou o projeto, assim como os itens afetivos dos proprietários.

Foto: Mariana Boro

4. Móveis específicos expostos ao sol foram adicionados as áreas externas, como as poltronas em corda náutica da Tidelli e a mesa de apoio circular da Artefacto.

Foto: Mariana Boro

Publicações Relacionadas