Últimas Novidades

23 maio 2022

PROJETOS

PROJETOS

Universo particular, por BST Arquitetura

Com combinações de cores que atraem os olhares, este apartamento em Curitiba equilibrou uma paleta de tons sóbrios com detalhes que inspiram, peças de grandes designers brasileiros e obras de arte contemporâneas.

A Via Láctea inspira escritores, artistas, compositores e outros criadores com a beleza e a força das estrelas. Apesar de ser um desafio vê-la a olho nu nos centros urbanos por conta da intensa iluminação dos prédios, ainda é possível contemplá-la, principalmente no hemisfério sul. Na arquitetura, há um elemento que remete à potência dos astros: o granilite, material feito com pequenos grânulos que, na combinação de fundo preto com fragmentos brancos, cria um cenário como um céu estrelado.

Foto: Eduardo Macarios

O revestimento é um dos destaques do apartamento feito para pai e filho, em Curitiba, assinado pelos arquitetos Guilherme Belotto, Camille Scopel e Thiago Tanaka, do BST Arquitetura. O projeto, que é permeado por tons sóbrios, peças de design assinado e obras de arte, utilizou o granilite para trazer textura para a composição, pois possui um aspecto natural diferente dos materiais industrializados.

Foto: Eduardo Macarios

A escolha por tons dominantes não foi por acaso. Quando o cliente entrou em contato com o escritório, já havia feito toda a área íntima do apartamento. Então, para que houvesse uma unidade entre os espaços, o trio optou por características que já haviam sido utilizados, como as cores de paredes, portas e piso. “A partir desta base, buscamos elementos que trouxessem algo diferente para projeto”, contam. A parede de concreto preto com agregado exposto foi um desses elementos, assim como as divisórias de vidro que delimitam o estar social com o a sala de jantar e os painéis de madeira escura, que tornam o espaço ainda mais sofisticado.

Foto: Eduardo Macarios

Os arquitetos Guilherme, Camille e Thiago honraram o design brasileiro com peças de diferentes períodos. Entre elas estão a poltrona Mole, do ícone modernista Sergio Rodrigues; a mesa Água, de Domingos Tórtora; a mesa de centro Twist e a mesa de apoio Asti, de Jader Almeida; o quadro da artista plástica Julia Kater; e o vaso degradê por Heloisa Galvão – todos sobre o tapete desenhado especialmente para o cenário.

Foto: Eduardo Macarios

PONTOS-CHAVE

• O layout da sala de estar foi pensado para ser multifuncional. Pode-se simplesmente relaxar e ler um livro, receber amigos para encontros casuais ou até mesmo para uma festa.

Foto: Eduardo Macarios

• Um dos trunfos da proposta é a combinação equilibrada de peças de design assinado de criadores nacionais e internacionais. O premiado designer catarinense Jader Almeida tem suas criações em diferentes núcleos, como o aparador que recebe os ornamentos da composição e a luminária Ghost.

• Também estão presentes o designer italiano Luciano Vistosi, com o Abajur de Onfale, da Artemide; a cadeira em madeira por artesãos da Ilha do Ferro; objetos pedra sabão por Alva Design; o banco Sônia, do modernista Sergio Rodrigues; a escultura do multifacetado André Mendes; e a obra de arte do artista plástico paulista Alexandre Frangioni.

Foto: Eduardo Macarios

A conexão entre design e arte é um dos pontos altos do projeto, permeando todos os espaços sociais do apartamento. Na sala de jantar, o destaque vai para obra “Núcleos Flutuantes”, do artista plástico Ildeu Lazarinni, feita especialmente para o ambiente. Guilherme, Camille e Thiago também elegeram as cadeiras Joy em couro, de Jader Almeida, para a composição da mesa, que foi ambientada com peças de cerâmica e cacau.

Foto: Eduardo Macarios

No espaço que antes era dedicado ao jantar e ao estar social, permaneceu apenas o living. “Deixamos a área o mais ampla possível para poder receber várias pessoas e fizemos uma integração com uma divisória de vidro pivotante com outro ambiente que virou a sala de jantar”, explicam os sócios. 

Foto: Eduardo Macarios

Entre as peças de design assinado que integram o local estão a estante Clip, com estrutura em aço carbono e revestida em lâmina de madeira, e a mesa Pétala, com desenho a partir de formas puras que compõem a estrutura em contraponto aos detalhes da superfície do tampo, ambas criações de Jader Almeida.

Foto: Eduardo Macarios

DETALHANDO

1. Em tempos nos quais os espaços de ócio se misturam com os de trabalho, nada como um cenário inspirador que contemple os dois momentos. No escritório, a obra do artista plástico André Mendes é a protagonista, junto à mesa de mármore desenhada pelo escritório e a cadeira Sayl, de Herman Miller.

Foto: Eduardo Macarios

2. Arrematando a composição do apartamento, a escultura Macrocélula, do artista plástico André Azevedo, ganhou lugar de destaque no espaço social.

Foto: Eduardo Macarios

3. Valorizando o bem receber, os arquitetos criaram um bar que fica oculto por painéis de madeira. Ao ser aberto, uma tela tensionada com luz ilumina todas as bebidas.

Foto: Eduardo Macarios

4. A mesa Asti, de Jader Almeida, eleita para o living, tem o pé deslocado do chão e apoio em só um ponto. A estrutura metálica atravessa o tampo e forma uma alça única para que seja carregada.

Foto: Eduardo Macarios

Publicações Relacionadas