Últimas Novidades

04 mar 2021

Destaques

Destaques

Suave como camomila por Casa Sobrado

Promover a reunião e a confraternização da família e dos convidados, além de emprestar ao ambiente uma sensação de leveza. O círculo, muito associado à perfeição, está presente em pontos-chave do apartamento em Chapecó, do singelo detalhe no rodapé à disposição das poltronas na sala de chá.

Ao longo do tempo, profissionais de diversas áreas construíram padrões e modelos de atuação que lhes serviram para facilitar a vida. Seguir um roteiro garantia economia de energia e Aumento de produtividade. Mas, apesar dos benefícios, a prática também trazia pontos negativos. O principal deles: a inibição da criatividade.

Foto: Fábio Jr. Severo

Não à toa, o arquiteto Michel Hüning e o designer de interiores Jean Lorenzett resolveram se afastar da via comum e elaborar um projeto que partisse do fim e terminasse no início. Para este apartamento duplex, no centro de Chapecó, os profissionais da Casa Sobrado Arquitetura + Interiores selecionaram as peças de decoração e o mobiliário solto para, em torno deles, desenvolver toda a base de arquitetura — da paleta de cores à escolha de materiais. O resultado é um espaço harmonioso, costurado à mão, detalhe a detalhe, onde se percebe facilmente a integração dos componentes móveis com aquilo que é estático.

Foto: Fábio Jr. Severo

É como se os revestimentos, os painéis, os pisos e até a disposição geral do apartamento funcionassem como estimulantes à comunicação entre as peças de destaque de cada ambiente. São 350m² projetados para o relaxamento, com atenção especial para texturas e tons que transfiram a tranquilidade tão desejada pelos proprietários.

Foto: Fábio Jr. Severo

Iluminada pelo sol da manhã, a sala de chá é a continuação do espaço gourmet. A disposição das poltronas Wing e o desenho das mesas, além da suavidade dos tons e da decoração, proporcionam a interatividade, a conversa e o lazer. As cores neutras, em conjunto com objetos e revestimentos em madeira natural, ajudam a deixar o ambiente com um aspecto reconfortante e convidativo a relaxar.

PONTOS-CHAVE

• No living, o objetivo era receber com carinho e conforto. Por isso, foram escolhidos móveis contemporâneos e de alta performance. Em torno desses objetos, foi desenvolvida a base arquitetônica.

Foto: Fábio Jr. Severo

• Na parede de fundo, destaque para o mármore branco com ranhuras que adentram suas folhas de maneira interiça — tudo sem emendas para proporcionar um acabamento nobre ao material bruto.

Foto: Fábio Jr. Severo

• Os detalhes foram pensados de forma delicada, durável e pontual. A impressão do círculo nas divisórias de madeira e nos rodapés de metal branco, assim como as linhas orgânicas da mobília, trazem mais uma vez o círculo de forma simbólica ao projeto.

Foto: Fábio Jr. Severo

Com um tingimento que traz a ideia de madeira crua, a mesa de jantar é o grande destaque do espaço. As cadeiras têm o mesmo acabamento e um design arrojado e desafiador. Há também uma preocupação com a iluminação pontual: o pendente do jantar é da designer Cris Bertolucci; já a luminária Pen, do designer Jader Almeida, acompanha e enfatiza a linearidade do aparador diamantado, que percorre toda a extensão da área social. O móvel solto que fica logo abaixo foi pensado como um apoio de buffet, permitindo que a mesa fique mais livre e organizada para os encontros especiais.

Foto: Fábio Jr. Severo

Foi necessário derrubar uma parede para que cozinha e área gourmet ficassem integradas e pudessem desfrutar da luz natural vinda de todos os lados e da ventilação cruzada. A alteração de planta possibilitou também que a bancada se estendesse por 4,5 metros e que a circulação fosse melhorada. A ilha, com capacidade para acomodar oito pessoas, recebeu banquetas circulares assinadas pelo designer Gustavo Bittencourt

Foto: Fábio Jr. Severo

Cozinha e espaço gourmet estão de frente para o living e têm uma atmosfera leve e integrativa. O mármore branco forma blocos retangulares que se comunicam em total harmonia com as linhas verticais dos revestimentos da churrasqueira. Na marcenaria, as frentes dos módulos em alumínio e vidro refletivo incolor fazem o ambiente parecer ainda maior, e a escada móvel em inox agrega charme e facilita o acesso aos nichos mais altos.

Foto: Fábio Jr. Severo

O grande destaque da suíte principal é o trabalho de marcenaria, com peças projetadas pela Casa Sobrado exclusivamente para este projeto. Branco, bege e dourado — principalmente nos móveis e nas divisórias — se misturam para proporcionar um ambiente próprio para o relaxamento. O trabalho artesanal fica em evidência nos móveis de cabeceira ovalados, nos painéis frisados linha a linha e no polimento das pinturas gold.

Foto: Fábio Jr. Severo

Em 60m² dedicados ao estilo e ao autocuidado, um closet integra-se ao dormitório e a uma varanda que se abre para a linda vista da cidade, equipada com cadeiras em fibra de bananeira perfeitas para um café da manhã. O espaço de maquiagem, com espelho oval e iluminação frontal, segue a mesma proposta de design dos móveis de cabeceira. No banheiro do casal, destaque para as linhas retas e para a manutenção dos mesmos materiais e cores do restante do quarto.

Foto: Fábio Jr. Severo

Para o quarto projetado para uma menina de 10 anos, uma colegial, a ideia foi desenvolver um espaço delicado. Destaque para a combinação entre os móveis em laca auto brilho rosa claro e os tons de madeira lavada dos revestimentos de parede. Os móveis foram projetados com um design que remetesse ao universo de feminino, com acabamento suave e puxadores em rosê gold. As frentes foram todas chanfradas, proporcionando um casamento harmonioso entre as peças.

Foto: Fábio Jr. Severo

Desde o início do projeto, houve uma grande preocupação em adequar a iluminação às necessidades de uma criança. Foram posicionados estrategicamente alguns pontos de luz que podem permanecer acesos durante a noite sem que interfiram no conforto e no sono da jovem moradora. O quarto tem ainda um espaço para o estudo no lugar de maior incidência de luz natural. Sobre a mesa, prateleiras com o mesmo acabamento em rosê gold dos puxadores da mesa de cabeceira.

Foto: Fábio Jr. Severo

Um quarto de novela: é assim que os profissionais da Casa Sobrado descrevem este ambiente. A pedido da cliente, foram escolhidas cores sóbrias — com predominância do cinza e do branco — e detalhes em preto no contorno da cabeceira e dos móveis. Como o objetivo era fugir do convencional, os papéis de parede ficaram praticamente esquecidos, e as paredes foram revestidas com mármore em conjunto com um ripado mais alargado que o comum, o que deu ao espaço um ar mais contemporâneo.

Foto: Fábio Jr. Severo

O layout deste cômodo é atípico e audacioso, para se adaptar à grande janela em formato de L. Assim, a cabeceira da cama foi colocada junto a esse “pano de vidro”, numa posição contrária à entrada de luz natural, permitindo que mais áreas de parede ficassem livres para a instalação de outros equipamentos importantes. Em frente à cama, ficou posicionada uma penteadeira, que serve também como apoio para café da manhã, além de uma cristaleira translúcida para quartos, que permitiu a organização de bolsas e sapatos.

Foto: Fábio Jr. Severo

Para a suíte de hóspedes foi escolhida uma paleta de cores mais neutra em comparação com os outros quartos. Tons de bege e branco predominam e casam perfeitamente com as tonalidades de madeira lavada. Essa configuração acaba por não determinar um quarto masculino ou feminino, jovem ou maduro. Cada detalhe do cômodo foi pensado para proporcionar o máximo de relaxamento e conforto ao hóspede.

Foto: Fábio Jr. Severo

A adega é considerada o espaço de execução mais complexo do apartamento. Toda a estrutura do ambiente — uma sacada, no projeto original — é feita exclusivamente de revestimentos, como o mármore preto diamantado que se configura no móvel principal. Para que a iluminação ficasse embutida, o mármore foi cuidadosamente serrilhado, formando ainda uma interseção perfeita com as prateleiras suspensas. O espaço deixa uma impressão intimista, com características primordialmente masculinas, cores escuras e revestimentos brutos.

Foto: Fábio Jr. Severo

O terraço tem posição solar privilegiada e proporciona aos moradores o contato com a natureza desde o deck em madeira Cumaru até as paredes e floreiras em mármore negro ornadas com plantas tropicais e de fácil manutenção. Toda a disposição do ambiente se baseia na banheira de hidromassagem, um pedido especial dos proprietários. As texturas das peças de mobiliário revestidos em corda naval tramada levam a sensação de estar próximo ao mar, em um espaço para se desconectar e relaxar.

Foto: Fábio Jr. Severo

DETALHANDO

1. Traduzindo elegância e fluidez nos ambientes integrados, o mobiliário que divide cozinha e área gourmet oferece dinamismo ao espaço, tornando o dia a dia prático e o bem receber ainda mais acolhedor. Destaque para as charmosas banquetas assinadas pelo designer Gustavo Bittencourt.

Foto: Fábio Jr. Severo

2. Detalhes que encantam na área externa, que conta com deck em madeira Cumaru e mobiliários outdoor. Espaço único para descansar e receber amigos.

Foto: Fábio Jr. Severo

3. O toalheiro do lavabo é uma verdadeira obra de arte, com estrutura em aço inox fundido que acompanha a entrada de luz do sol e se transforma em prateleira para uma vegetação natural. A cuba é a Ícaro, do designer Jader Almeida.

Foto: Fábio Jr. Severo

 

Publicações Relacionadas