Acervos como guia por CasaD Arquitetura
Diante de um misto de objetos que contam histórias, o projeto desta casa no centro de Jaraguá do Sul baseou-se em explorar cada uma dessas relíquias em uma proposta que une afetividade, peças de design e obras de arte que marcaram a trajetória dos moradores.
A música, a arte e suas experiências de viagens traduzem a história de vida do casal em cada canto desta casa de 252 metros quadrados, no centro de Jaraguá do Sul. Responsável pelo projeto arquitetônico, interiores e pelo paisagismo, a arquiteta Emanuele Schmitt, do escritório CasaD Arquitetura, teve total liberdade e segurança para elaborar cada etapa da obra. O empresário e a esposa chegaram até a profissional através de indicações de amigos. “Nosso primeiro encontro foi especial. Tivemos a oportunidade de alinhar nossas energias. Essa troca é algo que é necessário acontecer”, conta Manu.

Uma das necessidades do moradores era por espaços para viver intensamente, sem muito luxo, mas, sim, conforto. “Com a lista de setorização dos ambientes em mãos, conseguimos ser mais assertivos e fazer ajustes finos e impecáveis”, explica. Um dos segredos para o resultado que superou as expectativas foi sempre levar em consideração cada detalhe solicitado pelos clientes.

Um dos pedidos especiais foi para a área externa. A ideia era tornar o local mais aconchegante, mantendo a privacidade de forma harmoniosa. Na parte de interiores, todo mobiliário foi desenhado pelo escritório, exceto o aparador, que já era da família. O móvel foi mantido na sala de TV, servindo de apoio para objetos de viagens.

A área social da casa integrada forma sala de estar, jantar e cozinha. Amplos espaços contam com mobiliário de alta padrão e texturas elegantes. Detalhes como os pendentes no estilo clássico, que oferecem uma iluminação pontual, e as elegantes banquetas que compõem a bancada em madeira fazem toda a diferença no décor.
PONTOS-CHAVE
• Os quartos são sinônimos de conforto com cabeceiras em capitonê, que ocupam toda a extensão da parede, além de grandes cortinas com caimentos charmosos e iluminação personalizada.
• Todos os cômodos mantém uma unidade visual por meio de uma paleta de cores em tons terrosos. Manu optou pelo uso de nuances neutras para evidenciar os elementos-chaves da proposta, como as coleções do morador.
• O amplo banheiro com revestimentos em tons claros conta com uma jacuzzi generosa com estética clean. No teto, a iluminação pontual e assertiva valoriza o espaço feito para relaxar.
O uso de materiais como madeira, que confere um efeito rústico e acolhedor na área gourmet, é destaque no ambiente. Mas o toque final e não menos importante é a composição esteticamente perfeita, criada por Manu, na parede do ambiente, permeada por lembranças de viagens e presentes.
“Eu fiz um belo gabarito no chão da sala com todas as peças para melhor dividi-las, fazendo assim a distribuição e cuidando sempre com a proporção de cada uma para depois colocar na parede”, conta, irradiante com o resultado.
Detalhando

1. A suíte de hóspedes é multifuncional. Isso porque na hora de projetar o espaço, os proprietários pediram para incluir uma mesa de trabalho, alguns nichos e prateleiras, transformando o local em um ateliê nas horas vagas. Com tons neutros, lâmina amadeirada clara e um toque clássico através do papel de parede, a decoração rica em detalhes é muito particular.

2. Ambiente moderno e com uma pitada do estilo industrial através dos pendentes, que oferecem uma iluminação zenital, o banheiro da área externa chama atenção pela composição perfeita do preto e dourado com os tons terrosos da madeira e da parede de alvenaria. Uma escolha especial se deu pelo piso, uma busca pela referência ao ladrilho hidráulico.

3. Multifuncional e feito para receber, o living conversa com a sala de jantar e conta com
mobiliário em tons de cinza, preto e amadeirado, como o belo aparador que abraça o sofá, servindo de apoio e decoração, além de abrigar peças adquiridas nas viagens dos proprietários – levando histórias ao décor.

4.Embalado pelos clássicos discos de vinil, o escritório é sinônimo de inspiração através de cada um dos títulos de LPs, remetendo a antigas lojas de discos. O mobiliário em linhas retas e tons neutros abriga memórias afetivas.
Publicações Relacionadas
Permeado por afetos por Luzia Massa
Contrastes e aconchego
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….