Últimas Novidades

20 set 2021

Destaques

Destaques

Cotidiano interativo por Conti e Cizesk Arquitetura

Para a proposta na qual o destaque é a sintonia entre ambientes, a horizontalidade foi o carro-chefe na criação. Áreas integradas e uma composição contemporânea são palco do cotidiano do casal e seus dois filhos.

O terreno de grandes proporções em meio a rica vegetação de um condomínio fechado de Criciúma foi a inspiração das arquitetas Andressa Cizeski e Lucia Helena Conti na criação do projeto arquitetônico e de interiores da ampla residência. Encontrando estratégias que valorizam tanto o design interno quanto a imponente arquitetura, a proposta é delineada pela livre comunicação de ambientes — elemento primordial para a família que buscava mais liberdade no dia a dia.

Para a composição do home theater, o mármore Paraná Nuvolato foi unido aos belos e expressivos painéis em madeira — resultando em referências da arquitetura externa da casa. Fotos: Rudi Razador

A horizontalidade foi o conceito que comandou a criação das sócias proprietárias do escritório Conti Cizeski e pode ser apreciada em todos os 960 metros quadrados da casa. As profissionais foram contratadas quando ainda estavam trabalhando na casa de praia dos mesmos, exibindo a forte sinergia entre a família e as arquitetas.

Fotos: Rudi Razador

Atendendo às solicitações de todos os membros e, ao mesmo tempo, adicionando a personalidade descontraída dos moradores, o projeto deu vida a ambientes fluidos, com decoração contemporânea livre de exageros. Assim, a completude da produção resultou em grandes destaques. Entre eles, o pé-direito alto que transforma a área social com amplitude e integra a área externa da casa.

Fotos: Rudi Razador

Uma das estratégias proposta para a comunicação dos espaços foi adotar móveis soltos para sua setorização. Assim, poucas barreiras dividem os ambientes sociais, deixando-os livres para a interação da família. Ares leves e descontraídos são expressos no home theater, complementados pela exclusiva tela desenvolvida pelo artista plástico Caio Borges. A obra de arte assume um papel importante na área, atraindo olhares pelas formas arredondadas e cores vibrantes que se conectam com essência com a cartela de tons escolhida para os demais elementos.

PONTOS-CHAVE:

• Criações de Bruno Faucz, as poltronas Mistral desenvolveram um cantinho de bate-papo entre os ambientes junto da mesa de centro Tríade. Com traços leves e um estofado macio, os elementos assinados receberam tonalidades terrosas, sincronizando com a cartela de cores da área de forma discreta e descontraída.

Fotos: Rudi Razador

• A horizontalidade, protagonista da criação, resultou em ambientes sociais com grande entrada de luz solar e espaços de lazer regados pelo conforto.

• A área social do lar é composta por home theater, sala de jantar, estar e cozinha gourmet, além de ser integrada à área externa da casa.

• A automação não ficou de fora do cotidiano dos moradores, adicionada na iluminação, refrigeração, cortinas e diversos elementos que foram facilitados pela tecnologia.

• Para criar um pano de fundo para boas memórias, as arquitetas também foram atentas aos espaços de receber com móveis que abraçam pelo aconchego e, claro, qualidade sublime.

Fotos: Rudi Razador

A cozinha principal da casa reúne um mix de praticidade e beleza. O mobiliário fixo — desenvolvido exclusivamente pelo escritório — recebeu a cor azul marinho para contrastar dos outros espaços com personalidade.

Fotos: Rudi Razador

A bancada em Silestone oferece fácil limpeza e manutenção, enquanto os painéis e portas em madeira freijó encantam e reafirmam a linguagem do projeto. Armário espelhado, mesa para lanches rápidos e um décor que preza pelo bom gosto foram implementados no ambiente.

Fotos: Rudi Razador

A segunda cozinha do lar foi desenvolvida para as confraternizações dos moradores. O ambiente gourmet é integrado ao restante da área social e à área externa do projeto, resultando em bons almoços e jantares com vista para a piscina.

Fotos: Rudi Razador

O sofisticado mármore Nero Michelangelo predomina na composição, com sua estética marcante na churrasqueira e bancada do bar. Design requintado, iluminação intimista e uma paleta de cores ousada somam-se à movelaria para criar uma atmosfera acolhedora e despojada.

Fotos: Rudi Razador

A varanda tem todos os elementos para o pleno descanso ou para momentos em boa companhia. Com móveis específicos para a exposição externa, o ambiente conta com diversos estofados e espaço para refeições. Inserindo tonalidades de azul, as arquitetas apostaram em um espaço de excelência à beira da piscina.

Fotos: Rudi Razador

Assim como todo o projeto, a suíte master apresenta sofisticação sem apelar para excessos. Expondo um design clean e a praticidade como ponto-chave, o ambiente recebeu tonalidades em cinza expressos principalmente no painel em laca cinza e na tradicional poltrona Charles Eames — que já pertencia ao morador e foi revigorada com novo revestimento.

Fotos: Rudi Razador

O banheiro do casal segue a mesma linguagem, com porcelanato branco marmorizado e espaço para maquiagem com o charmoso espelho da Hafele.

Fotos: Rudi Razador

As suítes dos filhos foram desenvolvidas mesclando a linguagem predominante do projeto com a identidade de cada um. No primeiro ambiente, tijolinhos aparentes foram eleitos para revestir a parede da cama, enquanto o outro recebeu um papel de parede geométrico.

Fotos: Rudi Razador

As duas suítes ganharam espaços para estudos e um pequeno closet com acesso ao banheiro.

Fotos: Rudi Razador

A arquitetura apresenta uma volumetria simples, mas com detalhes sutis que chamam a atenção. A madeira foi utilizada em grandes e pontuais doses, transformando o projeto arquitetônico com imponência.

DETALHANDO

1. Projetada entre o home theater e a sala de jantar, o ambiente de estar conta com quatro poltronas em tonalidades terrosas que emitem receptividade. Podendo ser utilizado para conversas íntimas ou para aguardar as refeições, o ambiente é um dos espaços que estimulam a comunicação dos moradores e seus convidados.

Fotos: Rudi Razador

2. A aposta para o lavabo foi adicionar o porcelanato Corten, já utilizado na fachada, com o móvel em madeira natural. Compondo uma decoração intimista e delicada, uma iluminação cênica também foi adotada junto à bancada de mármore Paraná Nuvolato com cuba incrustada.

Fotos: Rudi Razador

3. A bancada na cozinha gourmet foi composta com Dekton, uma superfície com alta resistência e durabilidade. O mobiliário na cor cinza adiciona modernidade ao espaço gastronômico.

Fotos: Rudi Razador

Publicações Relacionadas