Viver em família por Daniela Viana e Lilian Maravai
O convívio familiar foi o norte deste projeto, que traz uma mistura industrial e naturalista na composição de ambientes aconchegantes e charmosos.
O desejo de reunir a família delineia a proposta desta casa de 260 metros quadrados, em Criciúma, novo lar de um casal jovem e seus dois filhos, uma menina de três anos e um bebê de cinco meses. Como os clientes eram conhecidos de longa data das arquitetas do escritório Daniela Viana e Lilian Maravai Arquitetura, não foi uma tarefa difícil compreender as suas necessidades e traduzi-las em consonância com seus gostos pessoais.
Explorando a integração entre os ambientes a partir de um layout leve e contínuo, em diálogo com a área externa, cada espaço faz um convite à permanência. Um mix da estética contemporânea, com fortes traços industriais, somado a elementos naturais, estampa a decoração que recebe o protagonismo dos materiais, com uma marcenaria exclusiva e valorizando os detalhes com tijolo e metal.
Os desafios de unir quatro ambientes distintos deu luz a soluções criativas, charmosas e funcionais, como o grande painel de madeira natural, em destaque no estar, o móvel com nichos botânicos no living, um painel de divisória vazado que tira atenção do lavabo e uma iluminação com pontos especiais, a exemplo do pendente moderno na sala de jantar.
A sala de estar recebeu a mobília em tons e materiais aconchegantes, como a madeira, o linho e uma iluminação que promove conforto. Explorando a fluidez entre os diferentes ambientes, o espaço conta também com peças de design assinado que traduzem a identidade do projeto, assim como o visual externo, que traz a luz natural durante o dia para o interior, conferindo frescor ao décor.
PONTOS-CHAVE
• A cozinha possui uma identidade projetual distinta da área gourmet, mas com alguns elementos em diálogo, como o revestimento fazendo alusão a tijolinhos branco, junto à iluminação que ressalta o protagonismo da textura no décor,
• A marcenaria em laca branca segue uma estética clean, com acabamentos minimalistas e poucos detalhes, se encaixando às necessidades cotidianas dos moradores.
• Uma pequena bancada para refeições rápidas confere funcionalidade ao espaço, seja para as dinâmicas do dia a dia ou ocasiões mais íntimas.
A suíte master recebeu móveis assinados pelas arquitetas com um design exclusivo das mesas de cabeceira e o painel da TV – em sintonia com a proposta do projeto. Um pedido especial foi o closet integrado, que se destaca a partir do rasgo que ilumina e acompanha a marcenaria. Leves contraste promove a delimitação dos ambientes, uma contraposição entre o caramelo e o cinza, o estofado e o espelho.
DETALHANDO
1. Um dos pedidos dos pais para o quarto da filha foi um espaço funcional, sem perder a doçura. A marcenaria charmosa e minimalista permeia na decoração, com texturas delicadas e aconchegantes.
2. A bancada de estudos é unida à cama por meio da estrutura em madeira que faz alusão a uma casinha.
3. O espaço gourmet recebeu o revestimento em tijolos, além de uma mesa em madeira com estrutura em metal. Em destaque está a obra do artista Flávio Scholles, que adentra criando um monobloco cromático.
4. Os materiais são protagonistas no projeto, refletindo a proposta que une o estilo industrial a uma atmosfera de aconchego.
5. A cozinha contrasta com a área gourmet a partir do design da marcenaria e da escolha pelo branco, que amplia e confere uma estética clean ao décor.
Publicações Relacionadas
Entre flores e música
Casa viva por Tufi Mousse
Cheia de bossa
Alma harmônica por BFE Interiores
Fique Conectado

Arquitetura
Casas de campo: o ar do interior faz bem
Aproximar-se do campo é como mergulhar em um silencioso universo de sensações. A temperatura amena toca a pele com gentileza…
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Garimpo: mestres em criar
Design de interiores é como um quebra-cabeças. Todas as peças importam, mas o resultado depende de encontrar o lugar certo…
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…